Montando uma luminária - luz diurna e noturna

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Moises Gama
Plantador
Plantador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 2
Aquarium of the Month: 0

Re: Montando uma luminária - luz diurna e noturna

Postby Moises Gama » 11 Jul 2012, 22:12

Obrigado, quando achar o texto que citou por favor publique aqui.
Deixa eu entender, seu sistema de iluminaçao, simula o amanhecer e o anoitecer e isso? Nao e exatamente uma luz noturna certo?
Fico no aguardo entao do texto que vc citou, quero descobrir se luz azul e igual a luz noturna, e se a tal luz noturna existe mesmo.
abraços!!

Ramster
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby Ramster » 11 Jul 2012, 22:48

Moisés Gama, isso mesmo, a escolha da luz azul é por conta do seu maior poder de penetração.
Assim que encontrar o texto o publicarei, além disto estou fazendo um texto que quem sabe não vira um artigo. :lol:
Atenciosamente,
Márcio Ramster

"DINHEIRO NÃO COMPRA FELICIDADE... MAS COMPRA UM AQUÁRIO QUE É QUASE A MESMA COISA!"

leonegm
Populador
Populador
Aquarium of the Month: 0

Postby leonegm » 12 Jul 2012, 20:04

Caras, eu montei uma iluminação azul com LEDs azuis comuns apenas para ficar um tom azulado com as luzes principais apagadas. A minha luz azul só se consegue ver com tudo apagado (tudo mesmo, até as luzes da casa).
Sei que existe relação da cor da luz com a penetração na água, mas nunca pensei por esse lado.

O projeto ficou realmente bacana.

Abraço

febonetti
Planejador
Planejador

Postby febonetti » 11 Aug 2012, 00:32

Pode ultilizar para aquario marinho ???
Obrigado !!!
Boa Noite galera !!! To entrando aqui para aprender um pouco com vcs, sou apaixonado por aquarios marinhos e espero que possão me ajudar .
Obrigado e Boa Noite .

Eddy
Ciclador
Ciclador

Postby Eddy » 03 Dec 2012, 14:07

Ramster,

parabéns pelo trabalho, ficou muito bonito e me possibilita algumas idéias.

sabe me dizer se estas suas lâmpadas são T5? (para aquario plantado), digo isto pelo tamanho das mesmas que eu não sei qual é, mas pela calha eu tenho uma destas calhas em casa, e onde comprar tb...

é uma solução realmente parece mais barata.

abraços
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

ribeiro
Planejador
Planejador

Postby ribeiro » 17 Dec 2012, 11:47

Ramster,

parabéns pela sua iniciativa de preparar, e postar aqui no fórum o seu trabalho. Sua iluminaria ficou top de linha. Acho que você deveria desenhar relógios para a TAG Heuer, ou algo do tipo.
Achei interessante a tentativa de imitar o amanhecer e entardecer. Vou tentar adaptar seu projeto com lampadas de led. Alguns modelos permitem a diminuição da intensidade da luz, assim não necessita das luzes azuis, e como a intensidade aos poucos aumenta, ou diminui, imitaria melhor o nascer o por do sol.
Por ultimo, talvez, colocaria uma única lampada noturna para imitar o lua.

Valeu.

Victor Pax
Colaborador
Articles in the Portal AqOL: 1

Postby Victor Pax » 04 Mar 2013, 13:15

Gostei muito da sua luminária.

Simples, barata e funcional.

Parabéns.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

Return to “Faça Você Mesmo - FVM”