Venho aqui demonstrar a construção de mais um filtro externo tipo cannister em PVC baseado nos vários relatos que pesquisei neste e em diversos outros sites de aquarismo.
Primeiro segua abaixo a lista de material juntamente com as fotos....
1- 50cm de cano PVC 100mm para esgoto;

2- 2 caps de 100mm para fechar as pontas do cano;

3- 2 anéis de vedação para os caps;

4- Não lembro o nome desta peça, mas serve para "ligar" a saída da caixa d'agua nas tubuluções. Utilizarei esta peça para ligar os caps a tubulução do aquário;

5- Também não sei o nome, mas esta peça (inoxidável) serve para encaixe rápido entre a saída dos caps a tubulução do aqua;

6- 4 presílhas (abraçadeiras)

7- 2 mangueiras de PVC transparente e flexível para servir de tubulução (mesma espessura da saída da bomba).

8- 2 pedaços de mangueira de menor expessura (explicação na próxima etapa)

9- Bomba interna atman 1200 l/h e elementos filtrantes (2 pedaços de lã acrílica, 1kg de anéis de cerâmica e 600g de carvão ativado [usados apenas 500g])

10- Veda rosca.
Esta é a lista completa do material utilizado, totalizando R$53,00 (fora os materiais filtrantes) numa loja de material de construção perto de casa. (SP)
Não precisei utilizar nenhum material vedante salvo a veda rosca.
Vamos a montagem do filtro.
1- Furar os caps para encaixar a peça "4".

Como não tenho broca estilo copo, utilizei uma broca pequena e fui fazendo vários furos simulando um círculo.
2- Encaixar a peça "4" no cap;
3- Enroscar a peça "5" na peça "4" (não esquecer de passar a veda rosca antes);
4- Encaixar a mangueira "8" na peça "5" (visto que a mangueira "7" é muito maior que a saída da peça "5")

5- Encaixar o anél de vedação nos caps;

6- Encaixar os caps no tubo de PVC (lixar as bordas do PVC antes para não danificar os anéis);
Feito os devidos testes para detectar vazamentos, o meu funcionou de primeira sem vazamentos, influir os elementos filtrantes e colocar para funcionar.
Eu deixei funcionando por 40min antes de colocar no aquário. (tirar poeiras e impureza do filtro e elementos).

Custo benefício nota 10, visto que um cannister de mesma capacidade seria mais que R$300,00.
A única coisa que vou fazer é tentar melhorar a forma de tirar o caps, pois na primeira vez, depois dos testes para colocar os elementos filtrantes...
Demorei mais para tirar os caps do que para montar todo o filtro.
Tempo total gasto foi 2h desde o início até incluí-lo no aquário.
Este filtro será utilizado para um aquaterrário de 140 l (80 litros de água reais) para minha tartaruga tigre d'agua
Abraços,
Ricardo