Aqui apresento a minha garrafada de CO2. Apesar de existirem varias receitas espalhadas pelo forum, espeto que a minha ajude e incentive algum amigo que esteja perdido diante de tantas opções.
A ideia era fazer a receita com gelatina. Como eu pretendia prender a mangueira no corpo da PET para não haver movimentação e consequentemente vazamentos, optei por não furar a tampa, e sim o corpo da garrafa, para passar a mangueira. Ai foi meu erro. Vemos lá.
Usei "meia receita":
2 pacotes de gelatina
250g de açucar
1 Litro de agua (meio litro morna e meio litro fria)
Preparei a gelatina dentro da garrafa PET de 2 litros e deixei de um dia para outro no refrigerador.
No dia seguinte coloquei a mangueira conforme abaixo:
Silicone para a vedação
Após a secagem, fui para a segunda parte.
1 Colher pequena de bicarbonato
1 Colher pequena de fermento biologico
250g de açucar
500ml de agua.
Como era minha primeira tentativa, resolvi não colocar no aquario, deixei em cima da pia para no dia seguinte colocar no aquario, se tudo estivesse dentro do esperado:
Bueno.
Pela manha não estava saindo nenhuma bolha. Estranhei muito, fui para o trabalho e joguei aqui no forum a duvida. O amigo Senfft me alertou para vazamentos, ao chegar em casa fiz os testes e constatei o dito cujo. Era na entrada da mangueira na garrafa. Após gastar dois bastões de cola quente e não resolver, perdi a paciencia e joguei tudo no lixo.
Comecei outra do Zero, porem devido a ansiedade de ver a coisa funcionando, não quis esperar pela gelatina e fiz a receita tradicional:
Coloquei a mangueira na tampa e vedei com cola quente (é bem mais simples)
Por dentro, silicone.
Em 10 minutos começou a borbulhar dentro do copo de teste. Deixei passar a noite na pia. Hoje pela manha estava borbulhando muito e já coloquei no aquario.
Dentro do movel, no nicho do futuro canister:
Liguei a mangueira naquela entradinha de ar da bomba submersa.
A cada 2 segundos sai uma rajada de micro bolhas que se espalham por todo o aquario (esses risquinhos brancos que parecem sujeirinha).
Lembrando que a segunda receita foi:
500g de açucar
1 colher pequena de bicarbonato de sodio
1 colher pequena de fermento biologico
1 litro de agua (meio litro fria para a primeira mistura, e meio litro morna para acordar as bacterias)
Coloquei tudo dentro da garrafa e misturei sacudindo.
Era isso amigos, aproveitem
Abs