Amigos.
Fuçador natto que sou, assim que terminei o Canister FVM comecei este projeto de um painel elétrico. A ideia foi tirada de diversos painéis FVM que vi pelos fóruns afora. A ideia é eliminar as tais réguas de dentro do móvel e ter tudo em um único painel.
Este painel consiste em 8 tomadas com interruptor e luz piloto individual, alem de um disjuntor geral (termomagnetico). Assim posso manter ligado, ou ligar/desligar cada um dos equipamentos individualmente.
Material:
- 08 tomadas com interruptor (Pial Legrand)
- Cabo Eletrico vermelho e preto
- Parafusos
- Sindal
- Tinta Spray
- Tabua de compensado ou MDF
- Cinta "hellerman"
- Lampada piloto de neon.
Ferramentas:
- Alicate de Corte
- Chave Philips ou Fenda
- Estilete
- Régua
- Lápis
- Serra Arco
- Furadeira e brocas 3mm e 10mm
Manual fotografico:
Tomada utilizada.
Sem o "espelho".
Fazendo os Jumpers para o interruptor "ligar" a tomada.
Sindal Jumpeado para a futura ligação "positiva".
Marcando a tabua (já cortada no tamanho desejado) para a furação.
Luz Piloto.
Verificando a marcação, antes de cortar.
Furando. Uma Tico-Tico ajudaria bastante. Aqui comecei o corte com furos de broca 3mm, uns 4 bem proximos, apos isso "enfiei" a serrinha.
Já furado e pintado. Base pronta para receber a eletrica.
Tomadas a postos
Começando a instalação eletrica.
Fios saem individualmente de cada tomada e vão para o Sindal, que faz a distribuição eletrica do "positivo".
Positivo finalizado.
Piloto
Piloto a postos, e fiação do "negativo".
Piloto e negativo.
Aspecto Geral Traseiro.
Detalhe. Ainda falta algum tipo de acabamento no corte.
Aspecto Geral Dianteiro.
Disjuntor
Abs
Painel Elétrico para Aquário - MRV
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
Painel Elétrico para Aquário - MRV
Last edited by Marcio Vargas on 29 Aug 2011, 15:47, edited 1 time in total.
- Xica
- Equipe AqOL
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
- Aquarium of the Month: 1
Re: Painel Elétrico para Aquário
Sabe que fico impressionada quando vejo alguém montando um painel, canister, aquário, móvel...
Como é bom saber fazer as coisas, não?
Abraços!
Como é bom saber fazer as coisas, não?
Abraços!
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- Marcio Vargas
- Colaborador
Xica.
E estou fazendo mais um movel para o aquarinho de 15 litros
Realmente, alem de ter a manha, eu adoro "fazer coisas", estou sempre junto com meus meninos inventando alguma coisa pra fazer.
Abs
E estou fazendo mais um movel para o aquarinho de 15 litros
Realmente, alem de ter a manha, eu adoro "fazer coisas", estou sempre junto com meus meninos inventando alguma coisa pra fazer.
Abs
- miltondoug
- Plantador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
Show Marcio, qnd terminar meu movel, já tenho um como exemplo.
Valeu por compartilhar.
Valeu por compartilhar.
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!
- Marcio Vargas
- Colaborador
Obrigado Milton
Assim que eu fizer o fechamento das laterais, edito com as fotos.
Abs
Assim que eu fizer o fechamento das laterais, edito com as fotos.
Abs
- pauloleal
- Montador
Re: Painel Elétrico para Aquário - MRV
Marco, ficou muito legal, mas como uma sugestão, seria usar aquelas tomadas de sistema X (PIAL), mas hoje tem outros fabricantes mais em conta, o acabamento ficaria mais fácil e mais bonito.
Mas de resto sensacional, o meu esta na régua mesmo, mas estou pensando em fazer algo desta forma, pra que eu possa desligar somente 1 equipamento.
Abraços,
Mas de resto sensacional, o meu esta na régua mesmo, mas estou pensando em fazer algo desta forma, pra que eu possa desligar somente 1 equipamento.
Abraços,
Paulo H
- gilson™
- Plantador
Grande amigo Marcio !!!!
tu e tuas energias, sai da Usina e vai rpa casa, heheheh tu é fera cara, eu gosto desses FVM mas as vezes me falta PACIÊNCIA ai quebro tudo e começo do zero, muito bom teu quadro vou copiar um pra mim, to nas tomadinhas ainda e os famosos "T"s, ainda.... meu ultimo FVM foi um canister(tenho paixão por filtros) heheheh montei um com bomba de 500 SB, ate que ficou bom de estética, curvar pelo meio e tal, ai fui dar uma de joão sem braço e fazer entrada e saida por cima, tipo canister comprado e ai o bicho pego, como colocar o cano de entrada atraves de manta, ceramica e afims, to tentando dar uma reviravolta pra não desmontar..... acho que no fim tudo da certo, ou quebro tudo de vez e vamos do ZERO de novo..... Marcião segunda ta indo os red e o resto das coisas... forte abraço e posta ai as outras coisas que anda aprontando, vai inspirar muita gente, inclusive eu.... hahahahah
Gilson
tu e tuas energias, sai da Usina e vai rpa casa, heheheh tu é fera cara, eu gosto desses FVM mas as vezes me falta PACIÊNCIA ai quebro tudo e começo do zero, muito bom teu quadro vou copiar um pra mim, to nas tomadinhas ainda e os famosos "T"s, ainda.... meu ultimo FVM foi um canister(tenho paixão por filtros) heheheh montei um com bomba de 500 SB, ate que ficou bom de estética, curvar pelo meio e tal, ai fui dar uma de joão sem braço e fazer entrada e saida por cima, tipo canister comprado e ai o bicho pego, como colocar o cano de entrada atraves de manta, ceramica e afims, to tentando dar uma reviravolta pra não desmontar..... acho que no fim tudo da certo, ou quebro tudo de vez e vamos do ZERO de novo..... Marcião segunda ta indo os red e o resto das coisas... forte abraço e posta ai as outras coisas que anda aprontando, vai inspirar muita gente, inclusive eu.... hahahahah
Gilson
Gilson Moreira
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br
"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"
Site:http://www.mrotoaquarios.com.br
"Peleando em favor da pampa a pilcha sovada em tiras
Marcando fronteira, provou lealdade
Livrando os trastes da campa na ventania rusguenta
Pranchando adaga a gritos de liberdade!!!"
- Marcio Vargas
- Colaborador
Gilson, meu amigo!!!
Obrigado pelo incentivo cara. Acontece que eu adoro essas invenções de professor pardal, sempre fiz isso e agora que voltei para o aquarismo, eu direcionei as invenções para coisas do hobby
Tem uns 4 topicos meus aqui no FVM, da uma procurada por ai. Por enquanto te indico esse aqui para ver se te ajuda com teu projeto.
Meu proximo é o CO2 com cilindro de extintor, já estou com o extintor de 6Kg aqui e a valvula de topo, semana que vem chega a valvula reguladora. Na proxima semana também vou encaminhar o cilindro para o teste hidrostatico, pintura e recarga, estou fotografando tudo e oportunamente abro um topico pra eles.
Quanto aos Reds, a casa deles já está pronta esperando. Um aquario de 15 lts com muitas plantas e cavernas.
Abs
Obrigado pelo incentivo cara. Acontece que eu adoro essas invenções de professor pardal, sempre fiz isso e agora que voltei para o aquarismo, eu direcionei as invenções para coisas do hobby
Tem uns 4 topicos meus aqui no FVM, da uma procurada por ai. Por enquanto te indico esse aqui para ver se te ajuda com teu projeto.
Meu proximo é o CO2 com cilindro de extintor, já estou com o extintor de 6Kg aqui e a valvula de topo, semana que vem chega a valvula reguladora. Na proxima semana também vou encaminhar o cilindro para o teste hidrostatico, pintura e recarga, estou fotografando tudo e oportunamente abro um topico pra eles.
Quanto aos Reds, a casa deles já está pronta esperando. Um aquario de 15 lts com muitas plantas e cavernas.
Abs
- Aqua MP Brasil
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 2
Ainda faço algo parecido pro meu aquário
Mais uma vez você ta de parabéns Marcio . . .
Abraço
Mais uma vez você ta de parabéns Marcio . . .
Abraço
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI
- Marcio Vargas
- Colaborador
Opa, Grande Marcus,
E mais uma vez muito obrigado!!!!
Cara, aquele teu "nano" merece coisas de primeira, e não essas minhas gambiarras
Abs
E mais uma vez muito obrigado!!!!
Cara, aquele teu "nano" merece coisas de primeira, e não essas minhas gambiarras
Abs
Return to “Faça Você Mesmo - FVM”