Após começar o meu aquario com uma ou duas plantinhas, comecei a tomar gosto pela coisa, parti para variedades diferentes de plantas. Aumentei a iluminação, fiz um CO2 de garrafada, comprei fertilizantes... A coisa foi evoluindo, assim como a minha vontade de proporcionar para as plantas um ambiente mais estável e "agradável". Não tenho um plantado, tenho um aquario com plantas, onde a prioridade são os meus Kinguios (que não comem, nem desenterram as plantas). Ainda assim resolvi investir em um sistema de CO2 mais confiável e estável.
As opções no mercado são muito caras para quem não tem as plantas como foco, então a alternativa para quem ainda assim deseja um sistema pressurizado é o FVM. Optei pelo projeto com cilindro de extintor de incendio, disponível na sessão de artigos do portal AqOL.
Antes de começar com o Tutorial (bem simples esse), cabe lembrar/alertar que estes cilindros trabalham com pressões elevadas, todo cuidado é pouco sob pena de explodirmos o movel e o aquario, ou pior ainda, causar ferimentos graves em alguém. Então muita atenção para os itens abaixo, nem pense em começar o projeto sem respeita-los.
O Cilindro deve ser próprio de CO2.
O Cilindro deve vir de fornecedor confiável e reconhecido no mercado.
O Cilindro deve, como todo vazo de pressão, passar por teste hidrostático (teste que mede a qualidade e durabilidade do equipamento)
O teste tem validade, fique atento.
Respeite o limite de carga do cilindro.
Faça a recarga em empresas serias, pague uns R$ 20,00 a mais, mas não arrisque.
Só use conexões, manômetros e válvulas apropriadas para CO2 e para a pressão de trabalho do cilindro.
Se não é familiarizado com a NR 13, leia pelo menos o básico dela.
Material:
01 Extintor de incêndio de 6Kg, CO2 (usado e vazio).
01 Valvula de liberação lenta, ou de topo.
01 Valvula reguladora de pressão, com manometro.
01 Valvula Solenoide (a minha ainda não chegou).
01 Conta bolhas (o meu não chegou, fiz gambiarra).
01 Rolo de fita veda rosca.
Ferramentas:
Chave combinada (do tamanho das roscas que vc tem)
Alicate de Pressão
Foto-tutotial.
Valvula de liberação lenta, ou de topo:
Reguladora de pressão com manômetro e ajuste fino.
Cilindro, não tenho foto (infelizmente) antes de ir para o teste. Aqui é logo apos receber de volta. Já com teste hidrostático, pintura, recarga e a substituição do gatilho do extintor pela válvula de topo by Mercado Livre.
Já em casa:

Vedação entre as valvulas

Válvula de topo aberta

Gambiarra ate o conta bolhas chegar

Pessoal, por hora era isso. Assim que a solenoide e o conta bolhas chegarem, eu edito aqui com as fotos.
Isso tudo termina em um Reator de CO2 FVM
Abs e obrigado a todos pelo incentivo, dicas e puxões de orelha.