144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Alex@Lopes
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV

Postby Alex@Lopes » 09 Nov 2011, 18:25

Boa tarde pessoal, sou iniciante em aquarismo e so tenho experiência com molinésias, platis, gupys e companhia, resumindo experiência nenhuma, rsrsrsrsrs e ja a algum tempo venho lendo tutoriais e mais tutoriais sobre a montagem de aquários e foi quando vi o do ALEXANDRE ALTIERI:

http://www.aquaonline.com.br/index.php? ... &Itemid=45

Como tenho prática com trabalhos manuais e ja queria trocar de aquário mesmo, depois que a minha sobrinha de 2 anos derrubou um pote inteiro de ração dentro dele perdi o encanto, resolvi seguir o tutorial do Alexandre fazendo só uma alteração: No projeto original existe só uma trava de 10cm de lardura na região central superior, como é minha primeira montagem e como estou com medo de estragar meus móveis com tanta água solta dentro de casa, rsrsrsrs, resolvi colocar mais duas travas nas laterais com 5cm de largura conforme figura abaixo:

Image

O silicone que vou usar é um com cura Neutra, pois todos os que achei aqui com cura acética tem todos os "idas" possíveis, então desisti de procurar e fazer com o neutro mesmo, perguntei em muitos lugares aqui em Recife e me indicaram o com cura neutra.

Hoje a tarde fiz o pedido dos vidros conforme as medidas abaixo: (desculpa por estar a mão pois foi o que levei para comprar)

Image

Agora imaginem só, comprei os vidros em uma grande distribuidora de vidros aqui em Recife e tive três problemas:

1º - Eles não dispõem o serviço de entrega
2º - Os vidros são vendidos já com acabamento ou só no corte, se quiser lixado tem que vc mesmo lixar :?
3º - por ultimo e não menos importante, eles só cortam acima de 5cm, o que significa que as bases para o travamento foram para o espaço.

EDIT 11/11/2011----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fui a um vidraceiro de bairro mesmo e consegui os pedaços para fazer as bases do travamento, ja estou com todos as peças para iniciar só que primeiro tenho uma ardua tarefa que é lixar as bordas dos vidros antes da montagem, vou ver se faço isto hoje ainda depois que chegar da facul :?

Amanhã iniciarei a montagem do aquário e seja o que Deus quiser!!!
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

JúniorMendes
Planejador
Planejador

Re: 144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV

Postby JúniorMendes » 15 Nov 2011, 22:14

E aí, no que deu ? Poste foto para podermos ver.

Alex@Lopes
Montador
Montador

Postby Alex@Lopes » 16 Nov 2011, 12:01

Ok amigo, ja começo pedindo desculpas pela demora e pelas fotos, pois contei com a ajuda da minha esposa e pedi pra ela tirar fotos só do aquário, ela tirou do aquário e do resto, rsrs então vamos as fotos:

Tive 3 problemas iniciais:

1º Ja tinha um tubo de silicone que havia usado muito pouco dele e resolvi acabar logo no começo, porém além de tampado e vedado o silicone endureceu mais ou menos uns 2 dedos da ponta para o cento como mostra a primeira foto, o jeito foi cortar o tubo.

2º Com toda a ansiedade para começar a montagem esqueci de comprar as seringas para aplicação do silicone, :oops: , a solução foi aplicar com o dedo mesmo, rsrsr

3º Ainda muito empolgado esqueci de mais uma coisa: Colocar a fita crepe nos vidros para evitar os borrões excessivos e facilitar a aplicação, só vim lembrar disto depois que ja havia colado a base e duas partes do aquário então ja era né, rsrsr por isto continuei.

As fotos ficaram ótimas, porém muito grande por isto as coloquei assim para o post não ficar todo bugado, basta clicar na foto e ela vai abrir maior em outra guia:

Tubo de silicone cortado:
Image

Base colada:
Image

Colagem da primeira peça:
Image

Colagem da segunda peça, com a ajuda da minha esposa, e retirando o excesso de silicone com o dedo:
ImageImageImage

Colagem da terceira peça e reparem que mais um pouquinho ele ficava do tamanho do meu birô:
ImageImage

Quarta e ultima peça sendo colada:
ImageImageImageImage

Depois de colado após 24hs apliquei as bases para os travamentos e apliquei o silicone para vedação:
ImageImage

48hs depois de colado colo os travamentos e coloco bastante silicone para que ele fique bem firme, sem falar que adicionei mais silicone em alguns locais para reforçar a vedação e corto o isopor da base:
ImageImage

Ainda falta a aplicação do contact preto e ficou cheio de borrões que só vou limpar quando passar o tempo necessário para o silicone secar e é ai que vem as primeiras perguntas galera:

1º - estava pensando em fazer o travamento francês na base interna para maximizar a estabilidade e resistência do aquário, será que é preciso ou estou exagerando?

2º - Domingo fazem 7 dias de colado e travado, por quanto tempo mais espero para fazer o primeiro teste de pressão?
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado

leonegm
Populador
Populador
Aquarium of the Month: 0

Postby leonegm » 16 Nov 2011, 17:22

Legal. Está ficando muito bom.
Eu acho que segurança nunca é demais. Se puder colocar as travas francesas internas, vá em frente.
Após sete dias, o silicone já está seco. Pode testar.

Alex@Lopes
Montador
Montador

Postby Alex@Lopes » 16 Nov 2011, 17:59

Hummmm, ok então, mais faria com o vidro com espessura de 6mm tb?

Vou fazer o seguinte, tiro as medidas para o travamento, peço o orçamento e de preferência compro logo, so preciso comprar mais um tubo de silicone para fazer isto pois não estou confiando muito no que tem em casa ( só usei ele para complementar uma pequena parte da vedação em um dos lados, deixo ele secar até domingo e se puder faço o travamento e acocho mais silicone nele!!

Gostaria de pedir uma sugestão sobre o substrato, estou pensando em usar areia lavada de construção e um pouco de humus de minhoca pois pretendo ter so algumas valisnérias, elódias e se possível umas plantinhas de fundo tipo um tapete pequeno:

Alguma restrição a areia lavada?
Sobre as plantas de fundo vc me indica alguma? pretendo colocar um sistema de CO2 caseiro.
144 litros reforçado

marcelojc
Plantador
Plantador

Postby marcelojc » 16 Nov 2011, 18:05

Vai de areia de filtro de piscina, é muito mais pratica pois se tem que lavar poucas vezes eé mais segura quanto à higiene!

PS: o meu aquário é xatamente igual ao seu em relação às medidas !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

Alex@Lopes
Montador
Montador

Postby Alex@Lopes » 16 Nov 2011, 18:10

Hummmm e o seu travamento Marcelo, como foi que vc fez?
144 litros reforçado

leonegm
Populador
Populador

Postby leonegm » 16 Nov 2011, 18:37

Hummmm, ok então, mais faria com o vidro com espessura de 6mm tb?

Alguma restrição a areia lavada?
Pode ser com a espessura de 6mm mesmo.

Em relação a areia de construção, a mesma tem que ser muito bem lavada, fervida e lavada para evitar problemas.
Também acho melhor e mais prático usar areia de filtro de piscina. Irá evitar o trabalho do tratamento da areia de construção.
Lembrando que a areia de filtro de piscina também tem que ser bem lavada.

marcelojc
Plantador
Plantador

Postby marcelojc » 17 Nov 2011, 22:27

Hummmm e o seu travamento Marcelo, como foi que vc fez?
Tem três travas transversais na parte de cima, a do meio com vidro 12mm e as laterais com 10mm !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)

Alex@Lopes
Montador
Montador

Postby Alex@Lopes » 18 Nov 2011, 09:56

Caraca e eu achei que estava exagerando fazendo duas travas de 5mm e uma de 10mm, vc fez de 12 e 10, rsrsrs

Estou vendo aqui para aplicar no meu umas cantoneiras de alumínio pintadas de preto fosco, acho que ficará ótimo, mais só para o próximo mês pois com a chegada iminente do fim do mês estou em retenção de custos, rsrsrsr
144 litros reforçado

Return to “Faça Você Mesmo - FVM”