Boa tarde pessoal, sou iniciante em aquarismo e so tenho experiência com molinésias, platis, gupys e companhia, resumindo experiência nenhuma, rsrsrsrsrs e ja a algum tempo venho lendo tutoriais e mais tutoriais sobre a montagem de aquários e foi quando vi o do ALEXANDRE ALTIERI:
http://www.aquaonline.com.br/index.php? ... &Itemid=45
Como tenho prática com trabalhos manuais e ja queria trocar de aquário mesmo, depois que a minha sobrinha de 2 anos derrubou um pote inteiro de ração dentro dele perdi o encanto, resolvi seguir o tutorial do Alexandre fazendo só uma alteração: No projeto original existe só uma trava de 10cm de lardura na região central superior, como é minha primeira montagem e como estou com medo de estragar meus móveis com tanta água solta dentro de casa, rsrsrsrs, resolvi colocar mais duas travas nas laterais com 5cm de largura conforme figura abaixo:
O silicone que vou usar é um com cura Neutra, pois todos os que achei aqui com cura acética tem todos os "idas" possíveis, então desisti de procurar e fazer com o neutro mesmo, perguntei em muitos lugares aqui em Recife e me indicaram o com cura neutra.
Hoje a tarde fiz o pedido dos vidros conforme as medidas abaixo: (desculpa por estar a mão pois foi o que levei para comprar)
Agora imaginem só, comprei os vidros em uma grande distribuidora de vidros aqui em Recife e tive três problemas:
1º - Eles não dispõem o serviço de entrega
2º - Os vidros são vendidos já com acabamento ou só no corte, se quiser lixado tem que vc mesmo lixar
3º - por ultimo e não menos importante, eles só cortam acima de 5cm, o que significa que as bases para o travamento foram para o espaço.
EDIT 11/11/2011----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fui a um vidraceiro de bairro mesmo e consegui os pedaços para fazer as bases do travamento, ja estou com todos as peças para iniciar só que primeiro tenho uma ardua tarefa que é lixar as bordas dos vidros antes da montagem, vou ver se faço isto hoje ainda depois que chegar da facul
Amanhã iniciarei a montagem do aquário e seja o que Deus quiser!!!
144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Alex@Lopes
- Montador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado
144 litros reforçado
-
- Planejador
Re: 144 Litros - 80cx40lx45a - tutos Altieri e MRV
E aí, no que deu ? Poste foto para podermos ver.
- Alex@Lopes
- Montador
Ok amigo, ja começo pedindo desculpas pela demora e pelas fotos, pois contei com a ajuda da minha esposa e pedi pra ela tirar fotos só do aquário, ela tirou do aquário e do resto, rsrs então vamos as fotos:
Tive 3 problemas iniciais:
1º Ja tinha um tubo de silicone que havia usado muito pouco dele e resolvi acabar logo no começo, porém além de tampado e vedado o silicone endureceu mais ou menos uns 2 dedos da ponta para o cento como mostra a primeira foto, o jeito foi cortar o tubo.
2º Com toda a ansiedade para começar a montagem esqueci de comprar as seringas para aplicação do silicone, , a solução foi aplicar com o dedo mesmo, rsrsr
3º Ainda muito empolgado esqueci de mais uma coisa: Colocar a fita crepe nos vidros para evitar os borrões excessivos e facilitar a aplicação, só vim lembrar disto depois que ja havia colado a base e duas partes do aquário então ja era né, rsrsr por isto continuei.
As fotos ficaram ótimas, porém muito grande por isto as coloquei assim para o post não ficar todo bugado, basta clicar na foto e ela vai abrir maior em outra guia:
Tubo de silicone cortado:
Base colada:
Colagem da primeira peça:
Colagem da segunda peça, com a ajuda da minha esposa, e retirando o excesso de silicone com o dedo:
Colagem da terceira peça e reparem que mais um pouquinho ele ficava do tamanho do meu birô:
Quarta e ultima peça sendo colada:
Depois de colado após 24hs apliquei as bases para os travamentos e apliquei o silicone para vedação:
48hs depois de colado colo os travamentos e coloco bastante silicone para que ele fique bem firme, sem falar que adicionei mais silicone em alguns locais para reforçar a vedação e corto o isopor da base:
Ainda falta a aplicação do contact preto e ficou cheio de borrões que só vou limpar quando passar o tempo necessário para o silicone secar e é ai que vem as primeiras perguntas galera:
1º - estava pensando em fazer o travamento francês na base interna para maximizar a estabilidade e resistência do aquário, será que é preciso ou estou exagerando?
2º - Domingo fazem 7 dias de colado e travado, por quanto tempo mais espero para fazer o primeiro teste de pressão?
Tive 3 problemas iniciais:
1º Ja tinha um tubo de silicone que havia usado muito pouco dele e resolvi acabar logo no começo, porém além de tampado e vedado o silicone endureceu mais ou menos uns 2 dedos da ponta para o cento como mostra a primeira foto, o jeito foi cortar o tubo.
2º Com toda a ansiedade para começar a montagem esqueci de comprar as seringas para aplicação do silicone, , a solução foi aplicar com o dedo mesmo, rsrsr
3º Ainda muito empolgado esqueci de mais uma coisa: Colocar a fita crepe nos vidros para evitar os borrões excessivos e facilitar a aplicação, só vim lembrar disto depois que ja havia colado a base e duas partes do aquário então ja era né, rsrsr por isto continuei.
As fotos ficaram ótimas, porém muito grande por isto as coloquei assim para o post não ficar todo bugado, basta clicar na foto e ela vai abrir maior em outra guia:
Tubo de silicone cortado:
Base colada:
Colagem da primeira peça:
Colagem da segunda peça, com a ajuda da minha esposa, e retirando o excesso de silicone com o dedo:
Colagem da terceira peça e reparem que mais um pouquinho ele ficava do tamanho do meu birô:
Quarta e ultima peça sendo colada:
Depois de colado após 24hs apliquei as bases para os travamentos e apliquei o silicone para vedação:
48hs depois de colado colo os travamentos e coloco bastante silicone para que ele fique bem firme, sem falar que adicionei mais silicone em alguns locais para reforçar a vedação e corto o isopor da base:
Ainda falta a aplicação do contact preto e ficou cheio de borrões que só vou limpar quando passar o tempo necessário para o silicone secar e é ai que vem as primeiras perguntas galera:
1º - estava pensando em fazer o travamento francês na base interna para maximizar a estabilidade e resistência do aquário, será que é preciso ou estou exagerando?
2º - Domingo fazem 7 dias de colado e travado, por quanto tempo mais espero para fazer o primeiro teste de pressão?
___________________________________________________________________________________
144 litros reforçado
144 litros reforçado
-
- Populador
- Aquarium of the Month: 0
Legal. Está ficando muito bom.
Eu acho que segurança nunca é demais. Se puder colocar as travas francesas internas, vá em frente.
Após sete dias, o silicone já está seco. Pode testar.
Eu acho que segurança nunca é demais. Se puder colocar as travas francesas internas, vá em frente.
Após sete dias, o silicone já está seco. Pode testar.
GIUSEPPE MAJULIS LEONELO
Meu aquário
http://www.youtube.com/watch?v=OCAMfCg_E7o
http://www.youtube.com/watch?v=_26DxLDuJ-s
Meu aquário
- Alex@Lopes
- Montador
Hummmm, ok então, mais faria com o vidro com espessura de 6mm tb?
Vou fazer o seguinte, tiro as medidas para o travamento, peço o orçamento e de preferência compro logo, so preciso comprar mais um tubo de silicone para fazer isto pois não estou confiando muito no que tem em casa ( só usei ele para complementar uma pequena parte da vedação em um dos lados, deixo ele secar até domingo e se puder faço o travamento e acocho mais silicone nele!!
Gostaria de pedir uma sugestão sobre o substrato, estou pensando em usar areia lavada de construção e um pouco de humus de minhoca pois pretendo ter so algumas valisnérias, elódias e se possível umas plantinhas de fundo tipo um tapete pequeno:
Alguma restrição a areia lavada?
Sobre as plantas de fundo vc me indica alguma? pretendo colocar um sistema de CO2 caseiro.
Vou fazer o seguinte, tiro as medidas para o travamento, peço o orçamento e de preferência compro logo, so preciso comprar mais um tubo de silicone para fazer isto pois não estou confiando muito no que tem em casa ( só usei ele para complementar uma pequena parte da vedação em um dos lados, deixo ele secar até domingo e se puder faço o travamento e acocho mais silicone nele!!
Gostaria de pedir uma sugestão sobre o substrato, estou pensando em usar areia lavada de construção e um pouco de humus de minhoca pois pretendo ter so algumas valisnérias, elódias e se possível umas plantinhas de fundo tipo um tapete pequeno:
Sobre as plantas de fundo vc me indica alguma? pretendo colocar um sistema de CO2 caseiro.
144 litros reforçado
144 litros reforçado
- marcelojc
- Plantador
Vai de areia de filtro de piscina, é muito mais pratica pois se tem que lavar poucas vezes eé mais segura quanto à higiene!
PS: o meu aquário é xatamente igual ao seu em relação às medidas !
PS: o meu aquário é xatamente igual ao seu em relação às medidas !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)
- Alex@Lopes
- Montador
Hummmm e o seu travamento Marcelo, como foi que vc fez?
144 litros reforçado
144 litros reforçado
-
- Populador
Pode ser com a espessura de 6mm mesmo.Hummmm, ok então, mais faria com o vidro com espessura de 6mm tb?
Em relação a areia de construção, a mesma tem que ser muito bem lavada, fervida e lavada para evitar problemas.
Também acho melhor e mais prático usar areia de filtro de piscina. Irá evitar o trabalho do tratamento da areia de construção.
Lembrando que a areia de filtro de piscina também tem que ser bem lavada.
GIUSEPPE MAJULIS LEONELO
Meu aquário
Meu aquário
- marcelojc
- Plantador
Tem três travas transversais na parte de cima, a do meio com vidro 12mm e as laterais com 10mm !Hummmm e o seu travamento Marcelo, como foi que vc fez?
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)
- Alex@Lopes
- Montador
Caraca e eu achei que estava exagerando fazendo duas travas de 5mm e uma de 10mm, vc fez de 12 e 10, rsrsrs
Estou vendo aqui para aplicar no meu umas cantoneiras de alumínio pintadas de preto fosco, acho que ficará ótimo, mais só para o próximo mês pois com a chegada iminente do fim do mês estou em retenção de custos, rsrsrsr
Estou vendo aqui para aplicar no meu umas cantoneiras de alumínio pintadas de preto fosco, acho que ficará ótimo, mais só para o próximo mês pois com a chegada iminente do fim do mês estou em retenção de custos, rsrsrsr
144 litros reforçado
144 litros reforçado
Return to “Faça Você Mesmo - FVM”