Já devem ter percebido que não consigo parar quieto... Se penso em fazer algo, vou lá e faço.
Agora é essa ideia.
Sempre tive uma paixão por Betas, adoro as cores, o "formato", o comportamento, porem sempre achei um crime aquelas beteiras quadradas minusculas. Minhas 3 tentativas de manter Betas no comunitário não deram certo, perdi as fêmeas e o macho.
Como manter um Beta em um espaço digno sem desperdiçar um espaço enorme? Pensei nessa Beteira, que é o primeiro esboço, assim que acabei o desenho já pensei em mudanças.

Não sou bom em desenho, mas acho que ficou claro o sentido de circulação da água né? Em cada nicho a tomada de água é mais baixa para promover uma melhor circulação.
Cada nicho vai ter 20 de frente por 15 de fundo e 20 de altura. No final vai haver um pequeno nicho que no desenho tem apenas a bomba de recalque (Filtro Interno), porem já pensei em encher de cerâmica também, para auxiliar na biológica (já que quando limpamos a esponja do filtro interno, acabamos lavando tb a biologia).
Cada nicho vai ter aproximadamente 6 litros brutos, o que da 30 litros brutos na soma dos nichos e mais uns 5 litros brutos no "sump". O Fundo vai ter contact preto assim como o "sump" (este nos 3 lados externos).
Penso em colocar um substrato inerte (similar aos meus outros aquários) e algumas plantas pouco exigentes (as mesmas do Habitat Peixe Paraíso) para proporcionar algum abrigo para eles. Farei tb uma calha FVM no estilo daquela que já fiz, porem com uma fluorescente.
Sei que a mistura de água entre os nichos não é o mais adequado, já que pode ocorrer de uma eventual doença de um individuo passar para os outros, porem é o mais pratico e em conta para esse primeiro projeto.
Bueno, o que os amigos acham do arranjo geral? E do volume de cada nicho? Sem alterar muito a ideia básica, há algo a acrescentar?
abs