Saída de Água para Sump

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Fuziyama
Colaborador
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 0

Saída de Água para Sump

Postby Fuziyama » 22 Mar 2012, 22:20

Olá a todos!

Estou com uma leve dúvida sobre como captar a sujeira do fundo do aqua além da superfície..

Minha saída do aquário para o SUMP será por um Tubo no centro do aquário ligado a um Flange adaptado ao fundo do aquário. O tubo teria elevação até o nível da água para evitar transbordamentos, mas assim só retiraria sujeiras da superfície..

A dúvida é: Como consigo captar a sujeira do fundo pelo método de Ladrão igual ao da imagem (usando furo na base do aquário)?Sem que haja transbordamentos em caso de falta de luz etc..?

Image

A minha idéia é igual a da foto acima..

Alguém saberia me ajudar nisso?
Se possível com imagem para entender..
Estou pesquisando muito, mas só consegui resposta com overflow externo.. (sem furo na base)

Agradeço muito!

Senfft
Colaborador
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3

Re: Saída de Água para Sump

Postby Senfft » 10 Apr 2012, 10:53

Opa Fuziyama, realmente é um pouco complicado. O ideal seria fazer um esquema de circulação que faça com que toda sujeira suba. Fiz dessa forma no meu aquário amazônico, e deu algum resultado. Apenas adicionei um filtro mais potente direcionando o fluxo para o vidro frontal. A água bate no vidro frontal e empurra a sujeira para trás e para cima.

Abraços,
Rafael Senfft

Johnatan Palmer
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0

Postby Johnatan Palmer » 16 Nov 2012, 14:54

É... Eu sei... Será um ressucitada daquelas nesse tópico :mrgreen: ... E olha que só estava lendo sobre sumps para possíveis e longínquos projetos, mas vamos lá!

Usar ladrão para captação da água do aquário para o sump busca equilibrar a vazão de entrada e de saída, né?
Então se colocarmos a tubulação de entrada do sump no fundo, visando captação das partículas maiores de sujeira, há possibilidade de transbordamento durante o funcionamento normal e certeza de transbordamento com quedas de energia, beleza?

Será que não daria pra adaptar uma torneira bóia, ou algo parecido, no início do sump? Logo ao final da tubulação de captação?

Image

Creio que, salvo redimensionamentos e ajustes, poderia funcionar... Pois só quando a bomba "voltasse a funcionar/desse conta da água já captada" haveria nova captação.

Ou então, só escrevi besteira :roll: , :lol: !
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

Junior Gorski
Populador
Populador
Photography Portal AqOL: 16

Postby Junior Gorski » 16 Nov 2012, 21:55

Amigo boia e sump é armadilha uma hora ele vai dar problema!
Quanto a capitação alem da bomba de circulação pode ser usado uma bota móvel para capitação inferior!
Image
Espero ter ajudado!
Abraço.

Johnatan Palmer
Montador
Montador

Postby Johnatan Palmer » 19 Nov 2012, 13:31

Então torneira bóia e sump nem pensar, hein?

Tem como você descrever (e se possível com diagramas :mrgreen: ) o funcionamento da bota móvel para captação inferior?
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

Junior Gorski
Populador
Populador

Postby Junior Gorski » 19 Nov 2012, 16:55

Então amigo eu já vários aquários darem problemas pois entopem muito fácil na minha opinião não compeça usar boia nem mesmo torneira!
Vou postar algumas fotos acho que pode ajudar!
Image
Image
Image
Image
Image
Pode ser feito de cano de 100 mm com meia calça ou de vidro com insulfilme!
Abraço.

Junior Gorski
Populador
Populador

Postby Junior Gorski » 19 Nov 2012, 16:55

Poste duplo!
Last edited by Junior Gorski on 20 Nov 2012, 00:27, edited 1 time in total.

adeitos
Ciclador
Ciclador
Aquarium of the Month: 0

Postby adeitos » 19 Nov 2012, 23:07

O meu tem captação por overflow "U". Para captar a água do fundo, coloquei um cano com diâmetro um pouco maior (50mm) que o de baixo(25mm).

Claro que o prejudica e muito o layout, mas...

Image

Aqua MP Brasil
Colaborador

Postby Aqua MP Brasil » 01 Jan 2013, 15:12

Falai Fuziyama, eu uso overflow no meu aqua e também com boia d'agua no sump
e nunca tive problemas. Dessa forma não faço nem TPA, devido com a evaporação
automaticamente a água que evapora é reposta.

Sem querer descordar do nosso amigo Junior Gorski, claro. A quem eu devo muito Image

Image
No meu caso, eu deixo a BOIA que vem direto da caixa d'agua dentro do filtro (Sump) que é aonde se dá a
variação de nível da água do aquário. Eu deixei também uma bica / Ralo, que vai diretamente para o quintal,
assim eu posso estar re-utilizando essa água para aguar as plantas entre outros afins, já que o aquário possui
800 Litros e uma TPA de 20% seriam quase 200 Litros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto a "bota", eu uso um tubo mais "grosso" cobrindo o do overflow (como na foto a cima).
Dessa forma o captamento da água é feito simultaneamente tanto por cima quanto por baixo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

foto do meu aqua com o verflow
Image

Esse tubo da foto é de 100mm (era o que tinha) Mas no meu aquário não faz nem dferênça...
Pode ser utilizado ao invés desse um mais fino dependendo da necessidade.

Image
Image
Curtam Aqua MP no facebook >> AQUI

Fuziyama
Colaborador

Postby Fuziyama » 02 Mar 2013, 21:41

No projeto inicial eu fiz a TPA automatica, mas errei justamente nesse ponto da Bóia.
Eu coloquei a Bóia no aquario e não no sump.

Fica difícil de mover o móvel com o aqua agora então deixei a TPA automatica de lado e faço manualmente (abre o registro de saida e o de entrada). Futuramente irei consertar isso.

Return to “Faça Você Mesmo - FVM”