Pessoal
Dando continuidade ao projeto tartaruga do meu novo aquário para os gordos, vou começar a fazer a tampa.
O Aquário o Mr. Oto vai me entregar no Aquachurras (desde 1993 quando entrei no mundo molhado, é o meu primeiro aquário comprado, que não foi feito por mim mesmo, para verem o nível de correria que estou), ainda não sei o tamanho exata, eu pedi um de 100 x 40 x 50 porem ele disse que ia fazer maior, que ficava mais legal, como eu confio no "home", vou ver o que vai sair.
Pois bem, para a tampa já comprei reatores, lampadas, fiação e todos os acessórios, a madeira vai ser a ultima a ser comprada. Como de costume, antes de por a mão na massa eu gostaria de apresentar o projeto e ouvir opiniões, criticas, sugestões.
Serão 4 T8 de 30w (ele vai ter plantas, porem não será um plantado) ligadas em dois Timers, um para as duas "luz do dia" e outro para as "coloridas". Também colocarei uma barrinha de led azul, assim como tenho hoje, para fazer a "luz do luar", ligado tb a um timer. Por ultimo vou colocar dois coolers pequenos para promover alguma circulação de ar dentro da tampa e evitar o mofo (aqui na serra gaucha tem muita condensação no inverno, com a água a 24° e o ambiente a 3, 5, 8° a condensação é uma praga na madeira), os coolers tb são ligados a um timer, e aciona umas 5 vezes ao dia por uns 15 min cada uma.
O projeto foi livremente copiado de um post do Vitoria Reff (http://www.vitoriareef.com.br/forum/vie ... view=print), então já fica aqui meu agradecimento e o credito ao autor.
Lateral, a peça abaixo na foto é a moldura inferior, notem ainda a abertura que vai ser feita:
Parte traseira, notem a abertura para a entrada de mangueiras e cabos:
Parte frontal com o recorte, adorei essa abertura, alem de um toque a mais no lay out, tb permite a livre circulação de ar.
Então amigos? O que me dizem?
Ainda falta o Mr. Oto me passar as medidas exatas para começar a cortar as madeiras, porem já quero ir adiantando para no Aquachurras montar ele com o pessoal que estiver por aqui, inclusive com um tour pelo meu pequeno deposito de pedras:
abs
Nova Tampa FVM - MRV
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
- Marcio Vargas
- Colaborador
Re: Nova Tampa FVM - MRV
Bueno, comprei as lampadas, reatores e acessórios.
Agora a duvida é se coloco os reatores na tampa ou dentro do móvel... A vantagem de colocar dentro do móvel é a proteção contra umidade, porem com 4 lampadas serão 16 fios subindo para a tampa, se colocar na tampa são apenas dois pares de fios (serão ligadas em dois timers, um para as color e outro para as luz do dia), porem tem a questão da umidade.
O que recomendam?
Abs
Agora a duvida é se coloco os reatores na tampa ou dentro do móvel... A vantagem de colocar dentro do móvel é a proteção contra umidade, porem com 4 lampadas serão 16 fios subindo para a tampa, se colocar na tampa são apenas dois pares de fios (serão ligadas em dois timers, um para as color e outro para as luz do dia), porem tem a questão da umidade.
O que recomendam?
Abs
- Rafael Compassi
- Colaborador
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 1
Buenas, cara!
Vai ficar show esse aqua!
Coloca os reatores encima da tampa!
Depois passa aquele espiral de PVC para encapar os fios e juntar todos, pra ficar bem jeitoso.
E toma uma copo com tabs, pra dar uma vitaminada na vida, hahaha.
Abraço
Vai ficar show esse aqua!
Coloca os reatores encima da tampa!
Depois passa aquele espiral de PVC para encapar os fios e juntar todos, pra ficar bem jeitoso.
E toma uma copo com tabs, pra dar uma vitaminada na vida, hahaha.
Abraço
Meu plantado de 250l
Vídeo do meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Experiência com algas, luz forte e falta de CO2 - ACOMPANHE!
"Não entre em pânico" - Guia do mochileiro da galáxia
Projeto Compassi Reef II
- Marcio Vargas
- Colaborador
Ahahahaha
Não pude perder a oportunidade né Dr. RC!!!!! Ahahaha
Cara, achei muito legal essa tampa, quando bati o olho me decidi.
O Espiral Tub eu já tenho, uso hoje no meu comunitário, quanto ao reator em cima da tampa, como assim? Em cima por fora?
Abs
Não pude perder a oportunidade né Dr. RC!!!!! Ahahaha
Cara, achei muito legal essa tampa, quando bati o olho me decidi.
O Espiral Tub eu já tenho, uso hoje no meu comunitário, quanto ao reator em cima da tampa, como assim? Em cima por fora?
Abs
- Rafael Compassi
- Colaborador
Sim, encima por fora!
Uso 2 reatores das lâmpadas T8 e 2 drivers dos leds de 50w encima da tampa do aqua, do lado de fora.
(os reatores estão desativados, pois estou usando só leds).
Abraço
Uso 2 reatores das lâmpadas T8 e 2 drivers dos leds de 50w encima da tampa do aqua, do lado de fora.
(os reatores estão desativados, pois estou usando só leds).
Abraço
Meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Projeto Compassi Reef II
- Marcio Vargas
- Colaborador
Cara,
E os reatores por fora não fica "feio"? Já to com o madeirame em casa, assim que colarmos o tanque eu tiro a medida exata e começo a fazer.
E os reatores por fora não fica "feio"? Já to com o madeirame em casa, assim que colarmos o tanque eu tiro a medida exata e começo a fazer.
- Rafael Compassi
- Colaborador
Você pode criar um compartimento encima da tampa para esconder os reatores se não quiser que eles apareçam. Eu nem me dou o trabalho, fica aquela fiozaiada lá, hehehe.
Abraço
Abraço
Meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Projeto Compassi Reef II
- Marcio Vargas
- Colaborador
Já tenho uma ideia...
Dia 14 te mostro.
Dia 14 te mostro.
- Rafael Compassi
- Colaborador
boa, magrão!
Abraço!
Abraço!
Meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Projeto Compassi Reef II
Return to “Faça Você Mesmo - FVM”