Resfriamento com Cooler

Discussões sobre equipamentos que podem ser feitos em casa pelo próprio aquarista. Idéias, desenvolvimentos, resultados, comentários etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0

Resfriamento com Cooler

Postby Alexandre Luna » 02 Apr 2012, 14:42

Boa, Como aqui na minha região tá muito quente, a áqua do aquario chegava a 32 graus, No dia mais quente bateu os 34graus. Pensando nisso resolvi fazer um sistema de resfriamento, então peguei alguns coolers de pc e mãos a obra. Não reparem na bagunça, ainda está em fase de teste e falta acabamento, portanto se alguém quiser dar sua opinião fique a vontade :D :D . Sem falar que é o meu primeiro post FVM!! :oops: :oops:

Desde que foi instalado a áqua está em 28 graus, coisa que não acontecia antes.
Segue vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=M0JxxBPC ... lf=mh_lolz
Image

São de pequenas coisas que se formam as grandes.

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Re: Resfriamento com Cooler

Postby Marcio Vargas » 04 Apr 2012, 19:37

Alexandre...
.
Realmente resfria, mas e a evaporação? Não está baixando muito?

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Marcosldesouza
Ciclador
Ciclador

Postby Marcosldesouza » 08 Apr 2012, 17:46

pois é...concerteza vai evaporar muita agua...vai ter q repor um litro por dia mais ou menos...
mas é uma opção barata e fácil de se fazer...
parabéns pelo projeto

Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador

Postby Alexandre Luna » 08 Apr 2012, 21:07

Marcio,
Desculpe pela demora em lhe responder. Sobre sua pergunta, realmente resfria sim, com certeza, em pouco tempo baixou uns 5 graus. No primeiro dia houve uma evaporação considerável, tanto que pensei que havia um vazamento no canister, mas aos poucos a evaporação vai diminuindo, e a temperatura agora permanece entre 25 a 28 graus, só desligo quando vou dormir.
Obrigado pela atenção.

Marcos,
Vc está correto, mas como disse diminui com os dias, talvez seja por que a água esteja mais fria e evapore menos, não sei explicar. talvez o Rafael Compassi possa tirar essa dúvida, ele é químico né? E praticamente não gastei nada!! Os coolers consegui com um amigo que tinha muitos Pc's velhos, a fonte já tinha em casa, de um telefone quebrado, e o resto fui arranjado por ae. Custo zero! Só gastei com minha própria mão de obra KKKK.
Obrigado, esse projeto fiz com a ajuda e dicas aqui do Forum.

Wleu turma.

aqui uma fotos com o acabamento mais bonito!
Image

Image
Image

rogeriogui
Montador
Montador

Postby rogeriogui » 07 Feb 2013, 21:46

Desculpem ressurgir com o tópico...

Parece algo bem bobo para os mais experientes, mas para os mais novatos como eu, é desesperador ver a temepratura da água superar os 30º com a iluminação desligada!

O que eu aconselho para os menos habilidosos (assim como eu) é adaptar no aquário um apoio de notebook, aqueles com ventoinha! É possível encontrar com facilidade em lojas de informática e eletrônicos (o meu comprei na Kalunga mesmo), e em vários tamanhos, é só medir e com sorte você acha um no tamanho ideal ou que necessite pouca coisa para adaptar...

Eu achei interessante um que as ventoinhas são 'móveis' no suporte, dessa forma como meu aquário é pequeno, retirei a parte da ventoinha e prendi na tampa do aquário com fita dupla face...

Image

A maioria desses suportes são alimentados por USB... Eu fiz o seguinte: peguei um carregador de um celular que não tenho mais, cortei o plug do carregador e emendei no fio da ventoinha...

Vai ficar mais caro que fazer o que o amigo Alexandre fez... mas pela praticidade acho que vale... gastei R$35,00 no suporte, e em 20min estava pronto...

Sim, baixa bem a temperatura... e SIM evapora bem a água, mas repor um litro por dia creio que não vá matar ninguém (nem você nem os peixes..rs...)

:idea:

Alexandre Luna
Ciclador
Ciclador

Postby Alexandre Luna » 20 Mar 2013, 17:44

Realmente é uma boa ideia!! um pouco mais caro, mas bem mais fácil de fazer. Vou até procurar um pro meu de 280 litros. Valeu. :D
Image

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Postby Marcio Vargas » 20 Mar 2013, 18:03

A evaporação da para contornar com um repositor por gravidade, facil e barato.

Essas peças de note tem com ate 3 coolers, não sei o valor.

Essa aqui http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=32915 deu 35,00 sem contar a fonte.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Return to “Faça Você Mesmo - FVM”