Não fiz fotos quando montei ele, mas hoje pela manhã fiz a primeira manutenção e limpeza dele. Acabei colocando novo a manta de fibra(perlon) pois como é a primeira limpeza que fiz nele desde que montei e o preço da manta foi muito baixo(R$ 7,00) optei por colocar novo, acho que nem vou lavar o outro, não vale a pena pelo baixo custo.
Depois de aberto, removido a manta e as cerâ micas, iniciei a retrolavagem do filtro de areia, da mesma forma que se faz nas estações de tratamento de água, faz-se a passagem inversa da água, de baixo para cima , assim a água limpa passa 1º pelas camada mais grossa de seixos e sucessivamente vai passando pelas demais, até a camada bem fina e por fim pela camada de carvão ativado, transborda o tubo e arrasta toda sujeira que havia retida no meio filtrante. Isso levou uns 10 minutos até que a água que saía ficou totalmente cristalina.
A camada filtrante de areia é composta por 06 granulometrias diferentes de seixos, bem no fundo são +ou_ do tamanho de uma bola de pingue-pongue, vai diminuindo a espessura nas camadas superiores até a granulometria da areia fina dos filtros de piscina, depois uma camada de aprox. 10 cm de carvão ativado, um separador e uma gradinha (fiz com uma tampa de baldinho de praia, que é uma peneirinha para areia) em cima desta gradinha vai as cerâmicas e depois um "rocambole" com a manta de fibra, de 50 cm x 2,5 m, dobrada ao meio, dando uma bucha de 25 cm de altura, depois dessa mais um separador(fiz com a tampa de um baldinho de cloro da piscina todo furado) e por fim o cap com anel de vedação com a entrada bem no meio.
Vou ir postando as fotos que fiz durante a limpeza dele para terem uma idéia de como ele ficou.
Ficou um filtro muito eficiente. Meu aquário tem as seguintes dimensões: 150 x 60 x 30 cm, e está instalado numa bancada que construí separando a sala de estar com a cozinha.

Taí o bicho antes de eu tirar ele.

O estado que enconteri a manta ao abrir ele.

Botei para retrolavar

A sujeira indo embora.

Perfeito, fico limpinho novamente.

Reposta a cerÂmica depois de lavada com a própria água do aquário.

A nova manta, aberta, enrolada e depois dentro do tubo.

O último separador, antes de colocar a tampa.

Pronto para voltar ao lugar, a Duane no lado para ter uma noção do tamanho que é o filtro.

Reinstalado, mostrando os tubos de retorno e a posição dos tubos de entrada e saída da água do aquário.
Estou aberto a críticas e sugestões, ambas serão bem acieitas, pois a nossa idéia é cada vez melhorar mais para proporcionar melhor qualidade ao habitat das nossas preciosidades aquáticas, tanto da flora quanto da fauna.
Um grande abraço a todos.
Marcos Vinícios Conte.
Três de Maio - RS.