Olá, venho apresentar um projeto de canister FVM para aquários grandes.
Peço desculpas por alguma foto que ficou confusa, foi o melhor que eu consegui fazer!
Dados técnicos
Vazão nominal: 9000lh (Bomba Cubos Orca 9000, 105w)
Encanamento: PVC roscável de 1 e meia polegadas
Volume para elementos filtrantes: 50l bruto (36l de ceramica ista quartzglass)
UV: 36w (cubos)
Aquecimento: 1500w (220v)
Geral
Isso é assunto pra outro tópico mas este é o gabinete sendo reforçado por minha conta e custo depois de eu ter pago caro por um móvel totalmente imcompatível com o peso que deveria suportar.
O responsável por isso foi o desonesto sr. Marcelo da loja Paraíso dos aquários em Guarulhos, fujam dessa loja que lá o barato sai muito caro!
Móvel sendo reforçado

_K7_8764 por Thi Aqua, no Flickr
Como ficou depois do investimento não programado

_K7_2379 por Thi Aqua, no Flickr
Mas vamos ao que interessa...
Vista geral do sistema:

Untitled-1 por Thi Aqua, no Flickr
Vista geral detalhada:

filtragema por Thi Aqua, no Flickr
Aquecimento
O sitema de aquecimento foi elaborado desde o quadro de luz com disjuntor e fiação exclusiva (4mm), a escolha pelo 220v foi com o intuito de diminuir a amperagem proporcionalmente ao mesmo sistema ligado em 110v.
Eu não entendo muito de elétrica mas sei que amperagem alta que dá choque forte e esquenta fios, coisas boas de evitar.
Termostato eletronico:
O termostato eletronico é um aparelho que funciona baseado nos dados enviados por um sensor de temperatura externo que vai lhe informar a temperatura da água, ele liga ou desliga a resistencia mantendo a água na temperatura desejada.

_K7_2371 por Thi Aqua, no Flickr
Contator:
O Contator serve para proteger o Termostato da amperagem relativamente alta do sistema de aquecimento, com esse aparelho a corrente que vem do quadro de luz passa apenas pelo contator e pela resistencia, poupando o Termostato que apenas dá o comando pra corrente chegar (ligar) ou não (desligar) a resistencia.

FILTO INTERNA 2 por Thi Aqua, no Flickr
Detalhe do sistema de aquecimento:
Note que o sensor do termostato fica logo acima da resistencia, porque?
Deste modo, em caso de interrupção do fluxo de água por qualquer motivo, a resistencia não corre o risco de ficar ligada indevidamente ocasionando super aquecimento da água em apenas um ponto do sistema.
A água quente sobe até o sensor sem necessidade da bomba estar mantendo o fluxo, assim, o termostato percebe que a água já está na temperatura adequada (ou acima) e não dá comando pra ligar a resistencia.

_K7_2364 por Thi Aqua, no Flickr
Detalhe da Resistencia:
A "casa" da resistencia foi feita juntando diversas peças de hidráulica predial, note que na foto da esquerda a vedação entre o adaptador em ppr (peça verde) e o T de borracha felxível era feita por um O'ring que eu nem cheguei a testar pois dava indícios que a vedação ia falhar, então substituí por uma conexão cilíndrica de borracha que vedou bem e ainda serviu para proteger parcialmente os contatos elétricos da resistencia.
Cheguei a ver em empresas de aquecimento industrial quanto ficaria fazer uma "casa" de inox pra essa resistencia mas eu achei que ia ficar caro, no final acabei gastando só um pouco menos pois descobri depois que peças de PVC roscável grandes são CARÍSSIMAS! E as de borracha tb não foram lá muito baratinhas, mas enfim, tudo está funcionando muito bem do modo que foi feito e isso que importa.
Note que esse aquecedor tipo aquecedor de passagem funciona muito melhor do que o velho termostato com aquecedor colocado dentro do aquário pois possibilita um fluxo constante e grande volume de água passando pela superfície de aquecimento, além de eliminar um objeto que difícilmente é bonito de dentro do seu aquário. Eu postei aqui recentemente um projeto de aquecedor de passagem para aquários de todos os tamanhos que faz uso de termostato comum de vidro desses que todo mundo tem, neste tópico: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=32497

resistencia detalhe por Thi Aqua, no Flickr
Canister
Eu sei que soa incomum, mas neste projeto eu estou usando como elemento filtrante apenas ceramica (muita ceramica 36l), na verdade eu já testei com perlon + ceramica e ficou melhor, mas devido a eu ainda não ter achado um modo de acomodar o perlon de modo realmente eficiente dentro do filtro,estou testando apenas com ceramica. Na próxima limpeza eu devo voltar a usar perlon pois achei uma loja de tecidos (olha a dica!) que vende 100x120cm por menos de 6 reais e desse tamanho dá pra acomodar ele em folhas entre os sacos de ceramica ou de algum outro modo.
Entrada de água do aquário pro filtro

_K7_9570 por Thi Aqua, no Flickr
Vista geral do canister aberto:

bombonas por Thi Aqua, no Flickr
Detalhe do encaixe

FILTRO INTERNA por Thi Aqua, no Flickr
Peças internas do canister

FILTRO por Thi Aqua, no Flickr
Bom, depois de horas redigindo esse post eu já estou zureta, depois eu edito pra corrigir alguma coisa que faltou ou ficou errada...
abraços!