Então amigos,
Agora foi a vez de automatizar a reposição de agua doce no meu marinho, o mesmo sistema pode ser usado em qualquer tipo de aquario, ate mesmo naqueles sem SUMP, estes com adaptações ao gosto do fregues.
Usei um sensor de nivel ICOS vertical
[youtube]MTJ-XpHneIU&feature=youtu.be[/youtube]
Alem disso alguns metros de fio, plugs macho e fêmea, cinta plastica, araldite e uma régua velha.
Cortei alguns pedaços da regua e fiz uma base para o sensor e um "gancho" em cima, tudo colado com araldite e apos curado passei uma boa lixa
Sensor no lugar
Conexão com sindal
O principio é simples, ali no chão a esquerda tem o plug que vai na tomada e a direita o que vai na bomba, uma das linhas eletricas passa pelo sensor que abre e fecha o circuito conforme o nivel de agua
Abs
Reposição Automatica - MRV
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
- Marcio Vargas
- Colaborador
Re: Reposição Automatica - MRV
Bueno, aqui vai o resultado do sistema...
Utilizei uma caixa plastica de 20 litros como reservatório, porem de inicio tenho pouca água, fiz uma quantia que não transborda o Sump em caso de problemas.
Entrada da agua no Sump, usei peças velhas de um canister hang on boyu que tinha por aqui
Depois de cheio, olhem o nível que ele fica. Ele só aciona quando essa quantia de agua evaporar. No meu caso, umas 3 vezes ao dia.
Aqui um video do teste:
http://www.youtube.com/watch?v=nX3R-TPvN80
Abs
Utilizei uma caixa plastica de 20 litros como reservatório, porem de inicio tenho pouca água, fiz uma quantia que não transborda o Sump em caso de problemas.
Entrada da agua no Sump, usei peças velhas de um canister hang on boyu que tinha por aqui
Depois de cheio, olhem o nível que ele fica. Ele só aciona quando essa quantia de agua evaporar. No meu caso, umas 3 vezes ao dia.
Aqui um video do teste:
http://www.youtube.com/watch?v=nX3R-TPvN80
Abs
-
- Montador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
Muito legal. O nível entre o liga e desliga é de mais ou menos quantos centímetros? Vou fazer um desses também!
Parabéns, abraço!
Parabéns, abraço!
- Marcio Vargas
- Colaborador
Felipe,
Da uns 2cm entre o liga e desliga.
Sistema ainda funcionando hoje pela manha ehehehehe
Da uns 2cm entre o liga e desliga.
Sistema ainda funcionando hoje pela manha ehehehehe
-
- Montador
Que bom, obrigado pelas informações! Abraço
- Marcio Vargas
- Colaborador
Bueno,
Sensor não abriu...
Sump cheio, caixa de reposição vazia e densidade baixa.
Dois "ainda bens":
1 - Não tenho animais.
2 - Coloquei pouca água na reposição, já prevendo algo assim.
A noite vou ver certo pq ele não desarmou quando o nivel subiu.
Abs
Sensor não abriu...
Sump cheio, caixa de reposição vazia e densidade baixa.
Dois "ainda bens":
1 - Não tenho animais.
2 - Coloquei pouca água na reposição, já prevendo algo assim.
A noite vou ver certo pq ele não desarmou quando o nivel subiu.
Abs
- Henrique Carvalho
- Plantador
- Aquarium of the Month: 1
É o que eu temia. Ainda bem que foi um teste cara.Sensor não abriu...
Teria o sensor emperrado? Será que não é mais confiável montar ele ao contrário (bóia p/ cima)? Outro detalhe: a caixa de reposição está abaixo do sump?
Desde 2003
- Marcio Vargas
- Colaborador
Henrique,
A boia dele subiu. A parte mecânica não apresentou problemas, só o contato elétrico que é por sensor e não por microruptor que não abriu.
A caixa é embaixo.
A boia dele subiu. A parte mecânica não apresentou problemas, só o contato elétrico que é por sensor e não por microruptor que não abriu.
A caixa é embaixo.
- Bruno Caron
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
""Pensando cá com meus botões"" Pelo vídeo que você postou do sistema, percebi que a vazão estava razoável, será que por acaso não encheu além do limite bem rápido e pelo "contato" da água com os conectores elétricos não fechou o sistema em definitivo?
E a bomba, foi nessa ou resistiu?
- Marcio Vargas
- Colaborador
Os conectores são internos, com aquela vedação epoxi, tanto que ele pode trabalhar no fundo do tanque, submerso.
Acho que por contato com a agua não é.
O fluxo de agua tá bem legal, levou os 35 segundos do video para subir os 2cm, porem quando acionou ontem, funcionou bem...
Acho que por contato com a agua não é.
O fluxo de agua tá bem legal, levou os 35 segundos do video para subir os 2cm, porem quando acionou ontem, funcionou bem...
Return to “Faça Você Mesmo - FVM”