Olá pessoal, fiz este filtro para meu aquário de 300 litros que estou montando, é uma variação do Canister com T. de inspeção.
Usei um Bomba Better de 2000 l/h.
Em vez de nípel, utilizei flange de caixas dágua, a vedação fica mais fácil.
Como podem notar a Bomba está dentro do filtro, tive que colocar um conexão de 150mm x 100mm e um cap de 150 para caber a bomba.
Para passar o fio de energia, fiz um pequeno furo e colei com silicone.
A bomba (saída dágua) encaixa certinho no flange de 20 mm.
O filtro ficou um pouco barulhento, como o aquário ficará na sala, no meu caso, não haverá problemas.
A vazão ficou em torno de 1400 l/h.
Custo em torno de R$ 92,00 sem a bomba e materiais filtrantes.
Peças utilizadas diferente do projeto do filtro canister com T. de inspeção:
1 Cap de 150 mm
1 Redução 150 mm para 100 mm
1 borracha de vedação de 150
2 Flange
Conduites
Atenção este filtro está funcionando apenas a dois dias, ou seja, ainda em teste, sendo que o aquário está pelado.
Abraços.
Novo Canister c/ T. de inspeção c/ bomba de 2000 l/h (fotos)
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
-
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
- Articles in the Portal AqOL: 2
-
- Colaborador
Olá pessoal,
Infelizmente o filtro ficou Barulhento (barulho na Bomba). Então fica o alerta quanto ao barulho.
Fiz um teste coloquei ele em pé (usando manqueiras), debaixo do móvel, sendo que o lado onde está a Bomba ficou para baixo com um distância de um metro e vinte do nível da água, o barulho diminiu consideravelmente , porém a vazão caiu para 650 l/h .
Coulaud, esta peça é um curva de eletroduto de 90 grau:
Estou usando ela juntamente com um eletroduto (fiz vários furos) para diminuir a turbulência.
Abraços.
Infelizmente o filtro ficou Barulhento (barulho na Bomba). Então fica o alerta quanto ao barulho.
Fiz um teste coloquei ele em pé (usando manqueiras), debaixo do móvel, sendo que o lado onde está a Bomba ficou para baixo com um distância de um metro e vinte do nível da água, o barulho diminiu consideravelmente , porém a vazão caiu para 650 l/h .
Coulaud, esta peça é um curva de eletroduto de 90 grau:
Estou usando ela juntamente com um eletroduto (fiz vários furos) para diminuir a turbulência.
Abraços.
- Matheusc20xe
- Ciclador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
Muito legal o projetinho Gaspar. A vantagem da bomba dentro é que ocupa menos volume dentro do aquário e perde menos vazão eu creio, porém, dificulta a manutenção na mesma.
Eu já pensei em fazer um canister que ficasse embaixo do aqua, no móvel, com uma bomba externa a ele(aquelas que podem trabalhar emersas), assim não terá a incoveniência da dificuldade de abrir o cap para manutenção. Mas, depois que vc relatou a perda de vazão violenta, já vou desistir dessa idéia.
A rosca desses eletrodutos batem perfeitamente com a rosca dos pvc? Ou tem que fazer gambiarra para boa vedação?
Abraços,
Matheus S. Almeida
Eu já pensei em fazer um canister que ficasse embaixo do aqua, no móvel, com uma bomba externa a ele(aquelas que podem trabalhar emersas), assim não terá a incoveniência da dificuldade de abrir o cap para manutenção. Mas, depois que vc relatou a perda de vazão violenta, já vou desistir dessa idéia.
A rosca desses eletrodutos batem perfeitamente com a rosca dos pvc? Ou tem que fazer gambiarra para boa vedação?
Abraços,
Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!
-
- Colaborador
Olá Matheus,
Quanto a verificação da Bomba você tem razão, porém, este Cap de 150mm eu consigo tirá-lo com a mão, parece que ele é mais fácil que o de 100mm.
Abraços,
Com a Bomba dentro a perda da vazão é maior, neste caso, ficou em torno de 35%.A vantagem da bomba dentro é que ocupa menos volume dentro do aquário e perde menos vazão eu creio, porém, dificulta a manutenção na mesma.
Quanto a verificação da Bomba você tem razão, porém, este Cap de 150mm eu consigo tirá-lo com a mão, parece que ele é mais fácil que o de 100mm.
Acho que existe Bomba específicas para este fim, no caso da Better já tinha ouvido relatos que ela realmente é fraca para usar como retorno (não tenho certeza).Eu já pensei em fazer um canister que ficasse embaixo do aqua, no móvel, com uma bomba externa a ele(aquelas que podem trabalhar emersas), assim não terá a incoveniência da dificuldade de abrir o cap para manutenção. Mas, depois que vc relatou a perda de vazão violenta, já vou desistir dessa idéia.
Eles encaixam certinho, é só usar veda rosca e esta ok.A rosca desses eletrodutos batem perfeitamente com a rosca dos pvc? Ou tem que fazer gambiarra para boa vedação?
Abraços,
- Matheusc20xe
- Ciclador
-
- Colaborador
Bem, a príncipio tentei usar a Better 2000 como no projeto original, ou seja ela fora da filtro e puxando água, entretanto, a pressão dentro do filtro ficou forte, ocasionando a saida de pequenas bolhas de O2, mesmo bem vedado, creio que era pela tampa do T. de inspeção, além do que a vazão ficou muito forte, provocando um verdadeira correnteza.Será que vale a pena colocar a bomba dentro?
Como não conseguir eliminar as bolhas de O2 e este aquário vai ser plantado, resolvir fazer o filtro dessa maneira.
A Bomba ficando dentro do filtro a pressão interna diminui bastante, eliminando o problema das bolhas de O2 e a queda da vazão que foi significativa, ficou ideal para meu aquário.
O filtro feito dessa maneira ficou mais fácil quebrar a turbulência (veja o esquema dos conduites), agora como você já disse a desvantagens é quando tiver que fazer a limpeza da Bomba, com certeza a dificuldade será maior, em todo caso, pelo que notei neste tempo que uso filtro com T. de inspeção a Bomba suja muito pouco, devido ao fato dela ficar depois do perlon, o que diminui em muito o acúmulo de sujeita na referida Bomba, sendo assim, está manutenção poderá ser adiada por um bom período.
Abraços.
- Matheusc20xe
- Ciclador
Legal Gaspar. Realmente tem os pontos positivos. Se no meu plantado, a bomba de 650l/h já faz uma correnteza razoável(tive que conectar uma mangueira na saída da bomba, com furos e tampada na ponta para espalhar a água de forma uniforme). O problema que é difícil achar uma bomba com vazão de uns 1000l/h, a Better já pula logo para 2000l/h.
O barulho que vc disse, é da bomba vibrando dentro do tubo? Não teria como calça-la com algum material inerte?
Abraços,
Matheus S. Almeida
O barulho que vc disse, é da bomba vibrando dentro do tubo? Não teria como calça-la com algum material inerte?
Abraços,
Matheus S. Almeida
Tetras e plantados, perfect set!
Return to “Faça Você Mesmo - FVM”