Postby Senfft » 26 Oct 2011, 12:39
Opa Fabio, tudo beleza?
Então, realmente é possível manter os killies sem equipamentos, mas para isso o aquário tem que estar bem equilibrado. Tenho uma pequena criação de australe em aquários que variam de 3 a 7 litros, apenas com plantas low-tech e mais nada, e tem dado muito certo.
Mas como você quer manter plantas como calitrichoides, o negócio vai complicar um pouco, porque é como a Xica falou, os killies pulam se não tiver uma boa cobertura ou plantas flutuantes. E se você fizer isso não terá luz o suficiente para o carpete. Penso que no meu caso, parte do sucesso pode ser por conta das plantas flutuantes, que cobrem a superfície quase toda dos aquários... Mas você pode tentar. Como eu disse, meus aquários de killies não tem layout, apenas muito musgo e plantas lowtech, e troncos pequenos. Como os aquários recebem sol direto na parte da manhã, ali nasce muita microvida, que servem de alimento para os killies e ajuda na estabilidade do sistema. Hoje tenho inclusive um aquário de 9 litros que funciona da mesma forma, só que crio um guppy macho nele. Está dando certo também.
OBS: Se você mantiver um layout mais limpo, você conseguirá criar também os killies, mas dificilmente você tera sucesso na procriação deles, já que os pais irão comer os ovos facilmente.
Abraços,
Rafael Senfft