1- Desistir do aquário;
2- O aqua ficava sem plantas (ou com plantas feias);
3-Ficar sempre comprando plantas (que iam morrendo);
4-Desmontar o aquário para começar de novo, com substrato fértil, outra ciclagem, tal;
5- Pensar em uma 3a via.
As quatro primeiras opções eu não queria. Pensei um caminho que já tinha na cabeça, como plano B. Ter plantas em húmus, mas não no substrato todo. Pensei primeiro em badejas daquelas brancas, de 15cm de altura por uns 40 de comp. e uns 30 de largo, usadas em cozinha para tratar carne. Só que não achei isso por aqui, e vi serem grandes demais para meu aqua. Resolvi fazer em "jarros", mas de plástico. Consegui duas garrafas de água mineral de 5L, grandes, cortei na base, com uns 15cm de altura, depois furei tudo, bastante, com uma faca quente (não pode ser um jarro todo fechado, pois as plantas e bactérias não terão oxigenação). Coloquei uma mistura de húmus tratado (já pronto, próprio para aquário) e juntei a barro vermelho, que peguei em uma construção aqui perto. Misturei 60% húmus e 40% barro. Coloquei tudo nos vasos furados, e coloquei as plantas que havia comprado: um maço de Anubia Hastifolia (acho que não tem aqui nos arquivos do AqOnLine), e um maço de um tipo de Ludwigia, bem verde da folha larga, além de um resto de valisnéria que estava morrendo. Depois de plantadas, coloquei cascalho por cima, para não ter contato com a água direto. Como enterrei esses jarros na cascalho que tinha, ficou escondido. No primeiro momento, a água do aqua todo ficou muito suja, tipo água de poça de lama, mais clara. Coitado dos peixes, hehe. Depois, o filtro foi limpando, e a poeira baixando. Faz uma semana isso, e a água agora está cristalina, os peixes ótimos, e as plantas parecem bem (uma folha da anúbia está acima da superfície desde o começo, e a planta está bem). É cedo para dizer se seu certo, mas é bom dividir essas experiências com outras pessoas, pois um dia podem passar pela mesma coisa, ou inventar algo melhor. Lições:
1- Quem faz mal feito faz duas vezes.
2- Aquário com plantas sem solo fértil, cedo ou tarde, desanda. (mais plantas precisarão ser compradas, quase todo mês).
3- Aquarismo é um lugar de ideias, boas e ruins, hehe.
P.S: Há quem faça esses jarros apenas com cascalho e com bolinhas de nutrientes. Mas resolvi fazer com húmus, que é mais natural.
Como prometido, uma foto, dez dias após montado o jarro:
http://imageshack.us/photo/my-images/827/fotojarro.jpg/" onclick="window.open(this.href);return false;]

Uploaded with ImageShack.us
P.S: Quase que descarto essa planta que está com algas, na frente; ela é mais antiga no aqua, mas deixei, para ver no que dá, se desenvolve melhor.
Abraço a todos, e aguardo trocas de experiência
Koike