Algas no aquário? Como você resolve? (Matéria corrigida)

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Roberto Andrade de Souza
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Algas no aquário? Como você resolve? (Matéria corrigida)

Postby Roberto Andrade de Souza » 29 Jul 2007, 17:37

Artigo belamente escrito por Steve Hampton, Aquarium Plants.com. Traduzido por Roberto Costa
Fotos: Dusko Bojic e Roberto Costa

Algas verdes - flor das algas (GW)
Image

A foto belamente feita da água verde(flor das algas). Este é o problema mais comum se a situação de luz estender além de 10-14h/dia. Perceba que “a água verde” não é sempre verde na aparência! Desde que a água verde é o problema o mais comum e o mais difícil em resolver, as necessidades de resposta levam a refletir diversas opções. A situação que causa GW (água verde) é geralmente uma combinação de nitratos elevados, fosfatos, e causado em alguns por excesso de amônia. O distúrbio gerado entre eles é geralmente o culpado. O que acontece é que as algas (GW) crescerão mesmo sem excesso de amônia ou fosfatos, recordando que as algas podem consumir o fosfato mais fácil do que planta por causa de suas paredes de células finas, as algas utilizam-se antes da amônia e do fosfato, mas não parte… porque as algas podem rapidamente comutar com nutriente que o transforma em nitratos. Assim você pode ver porque as mudanças de água não livrarão um tanque do excesso. Os nutrientes podem ser reduzidos muito rápido, facilmente com trocas parciais de água, mas podem limpar outros elementos como ferro e elementos traços, nutrientes…. Assim, é muito comum para que resolver a situação da água verde (GW), é começar com as causas ele a começar com, mas que não eliminarão completamente o GW, porque as razões são na maioria das vezes várias, eu tenho algumas sugestões. Cinco métodos existem para eliminar o GW. Escurecimento, filtro de Diatom, esterilização UV, Daphnia viva, e produto químico algicidas/floconetes. Os primeiros quatro não causam nenhum dano aos peixes, quinto sim.
O método No. 1 o escurecimento significa a coberta do tanque por 4 dias, nenhuma luz é permitida no tanque durante este tempo. Cobrir o tanque completamente com os cobertores ou os sacos plásticos pretos de lixo. Após p procedimento, matar as algas resultará nas algas inoperantes, que deterioradas em decomposição vai poluir a água. As mudanças da água são necessárias no começo, e durante o tratamento a amônia deverá ser monitorada também.
Os filtros do Diatom do método No. 2 podem geralmente ser alugados de seu fornecedor (aqui no Brasil, desconheço.). Este é meu método preferido. Pessoalmente, eu uso meu cartucho do Magnum 350 w/Micron revestido com o pó do diatom(redutor de fosfatos). O filtro de Diatom remove as algas e não permite que deteriorem no tanque. Você tem que verificar o filtro freqüentemente, se você tiver um exemplo realmente ruim do GW o filtro pode obstruir consideravelmente rápido. Deverá apenas limpá-lo e colocá-lo no tanque outra vez. A água ficará cristalina geralmente de alguns minutos a umas algumas horas.
Os esterilizadores UV do método No. 3 matarão algas livre flutuando. Matam também parasitas e as bactérias. Também pode ser problemática para uso prolongado em um tanque plantado, porque causarão a “avaria” de alguns nutrientes importantes. São caros e não removem o material deteriorando do tanque, se você puder usar recursos para manter acessível pode ser útil.
Adição de Daphnia viva do método No. 4 em seu tanque. Este pode ser um bocado complicado. Primeiramente você necessita assegurar que você não está adicionando outros “animais” junto com o daphnia. Em segundo, a menos que você possa separar o daphnia dos peixes, os peixes consumirão provavelmente a daphnia antes que a daphnia possa consumir toda a água verde.
Algas verdes tipo ponto
Image
Image

A 2a foto é feita com uma lente macro. Aqueles pontos verdes são menores de 1/2mm.
As algas verdes em ponto apreciam a abundância da luz. Dão forma a pontos verdes no vidro do aquário e retarda, as plantas crescentes que são expostas à luz forte. Estas as algas aparecerão se os níveis do CO2 e do fosfato (PO4) estiver baixos. Visto que são muito duras, os comedores das algas não podem fazer muito em eliminar estas algas. O caramujo da Neritina
Image

é o único comedor das algas conhecido que pode, literalmente, erradicar as algas verdes completamente . Pode ser raspado manualmente fora do vidro com uma lâmina de plástico. Em uma caixa de bastão plástico com feltro natural de um uso do aquário somente. Estas algas são consideradas normais em quantidades pequenas. Para impedir estas algas, fazer mudanças semanais da água. Nos tanques plantados mantém lento - o crescimento das plantas nos lugares onde recebem menos luz (as instalações da luz baixa não faz efeito em grandes extensões para estas algas) e manterão níveis do Fosfato entre 0.3-0.5ppm e níveis 30ppm do CO2.

Algas tipo pelo

Image
Image
Image

As algas tipo pelo crescem em tufos individuais, cinzento-verdes longos, que dão forma a alguns fios. Crescerá perto da fonte clara no equipamento e nas plantas. Uma coisa boa sobre o esta algas é que tende a permanecer em um “ponto favorito” no aquário e não propaga rapidamente. Os tufos podem ser retirados da superfície ou quando na folha inteira esta deve ser rejeitada. Uns níveis mais elevados da amônia e níveis baixos do CO2 favorecerão a estas algas. É sabido que o comedor Siames manterá este algas no limite. O controle de nutrientes e a planta que consumam estes nutrientes limitarão algas de "pelo".
Observações;
Meu aquário começou infestado de repente com o estas algas. Está crescendo somente nas folhas de Microsorum e na tomada do filtro. Os camarões não mostram nenhum apetite para este tipo de algas. Após dois dias de observações eu encontrei o culpado. As algas infectaram somente as folhas velhas de Microsorum. Assim, eu jogarei fora das folhas infestadas, e o sistema normal não retornou. As folhas mais velhas podadas soltavam nutrientes para a água que acabava favorecendo o crescimento deste tipo de algas.

Algas tipo linha
Image
As algas tipo linha crescem nas bordas como um único fio longo, até 30cm. É removida facilmente com uma lâmina em torno dela. O ferro adicional é uma razão possível. É bom usar os fertilizantes à base de ferro desde o este seja suficiente só para o crescimento das plantas. As plantas saudáveis competirão com estas algas. Sabe-se que os comedores das algas como o japonica SAE ,Caridinas e Potimirins, consumirão muito bem as barbas(fios). As algas costumam aparecer junto com as algas em cabelo.
Observações;
Meu SAEs, Peixe-bandeira americano, Neritinas, Camarões Red Crystal e Cereja
Image
Image
Image
Image

Algas verdes tipo barba
Image
As algas verdes tipo barba podem ser uma adição atrativa variar a um aquário com partes grandes de pedra e/ou de troncos-madeira. Dá forma a um tapete do verde sobre a superfície mais perto da fonte clara. É muito macia mas é impossível ser removida mecanicamente. Pode-se também ver as folhas crescentes da planta. Cresce aproximadamente 3 cm e o crescimento é rápido. A melhor maneira controlar o este algas é com a Neritina que erradica ela. Comedor Siamese, Plecostomus spp. são hábeis para comer estas algas, barbo Rosa e um peixe muito agressivo chamado o tubarão tailandês vermelho. Manter iluminado por mais de 12 horas/dia provocarão este tipo de algas, se os nutrientes estiverem desequilibrados. Aparecerá nos tanques plantados com CO2 e níveis NO3 baixos. Estas as algas podem ser encontradas em todo tipo de pH. As algas verdes tipo barba são muito comuns em uns aquários não-plantados.

Algas tipo cabelo
Image
Image
As algas tipo cabelo dão forma em torno da base de plantas de um crescimento mais lento, no cascalho e em tronco-madeira. Tem a cor verde-cinzentada. Cresce até 4 cm às vezes mais. É fácil remover estas algas raspando em torno delas. A maioria dos aquaristas dão boas vindas a este tipo de alga, como um suplemento bom de alimento para seus peixes. A maioria de peixes onivoros como anjos ou Barbos suplementarão sua dieta com as algas. Em correntes não muito fortes de água estas algas dão forma a tapetes, uma corrente mais forte da água perturbará seu crescimento. Todos os comedores das algas ficarão mais do que felizes ver estas algas.
Algas marrons
Image
Image

A 2a foto é feita com uma lente macro. Os diatonos das algas marrons têm a forma retangular. Esta foto representa um formulário marrom pequeno do remendo a 1a foto.
As algas marrons (diatonos) são mais prováveis de aparecer aquário com luz baixa e nas instalações novas, onde o nitrogênio (N) é nível baixo e dd fosfato (P) é elevado, com ácidos adicionais do silicato (SiO2). É sabido que as luzes fortes fazem estas algas partir, mas pôde ainda ser visto em menor quantidade, no sombreado, nas folhas das plantas (Bacopa australis, Cardemine Lyrata). Pode-se também encontrar no vidro, no cascalho e na decoração do aquário. Pode fàcilmente ser removido manualmente, visto que tem estrutura macia. Os comedores Siamese das algas, Otos (relishes deste peixe-gato gostam deste tipo de algas) e as Neritinas podem facilmente manter estas algas em números baixos. As plantas saudáveis podem impedir estas algas em excesso com o equilíbrio do tanque.

Algas "Fuzz"
Image

As algas “Fuzz” crescem nas folhas e nas hastes da planta expostas não necessariamente a luzes fortes. As plantas afetadas provavelmente estão sofrendo problemas da deficiência e estão deixando escapar nutrientes para a água. Estas as algas são consideradas normais em pequena quantidade. Os aquários com animais tais como camarões algueiros, Siamese comedor de algas, Otos, pleco de Bristlenose ou Mollinésia não terão problemas com estas algas. Os nutrientes de planta equilibrados são o primeiro paço para o controle destas algas.

Algas Azul-esverdeadas, do Slime ou da mancha
Image

Algas Azul-esverdeadas mesmo sendo chamadas de algas, não são classificadas mais como uma. Estas “algas” são realmente cyanobacterias. Dá forma ao pelo, azul-esverdeado, as folhas serão cobertas em uma estadia curta. Se deixar passar o tempo no tanque, cyanobacteria(BGA) matará plantas e peixes. Pode ser removida mecanicamente mas retornará rapidamente se a qualidade de água não for fixa. Pode ser tratado com o fosfato de Erythromycina, mas esta pôde efetar as bactérias nitrófagas no cascalho e no filtro. Quando a BGA começa morta pelo algicida que começará apodrecendo e com esse processo reduzirá níveis do oxigênio no tanque. Visto que as bactérias nitrófagas necessitam o O2 transformar a amônia em nitratos/nitritos, o processo nitrificação cairá. Se o algicida for usado, certifique-se de testar os níveis da amônia/nitritos.
Remover todas as algas visíveis para impedir que retornem no tanque. Alguns aquaristas usam o método do escurecimento, onde os sacos pretos são envolvidos em torno do tanque por 4 dias e dixados na escuridão completa. É aconselhável elevantar os níveis NO3 para 10-20ppm antes de começar no período do escurecimento. Todas as algas visíveis devem mudar ante o escurecimento para preto. O densa de Egeria (Elodea) e o demersum de Ceratophyllum são plantas boas a ter em um tanque. Estas plantas secretam as substâncias antibióticas que podem ajudar impedir (BGA). Estabelecer, lotes de plantas saudáveis, em crescimento rápido durante o dia, você começa dosando os níveis do nitrato para manter 10-20ppm (em uns aquários plantados) e safonar o cascalho (nos não-plantados), é a mais melhor maneira impedir estas “algas”. O BGA pode ser encontrado em uns aquários com os nitratos muito baixos porque pode retirar o nitrogênio atmosférico. BGA parecem não gostar muito do pH baixo e níveis elevados do CO2. BGA não gosta de correntes fortes na água. O carregamento orgânico adicional é a causa real em muitos casos. Tentar remover o material das planta deteriorando e podar as folhas velhas que estão escapando nutrientes orgânicos para a água e evitar excesso de alimeto, é uma forma eficaz de prevenção.
Image
Last edited by Roberto Andrade de Souza on 08 Aug 2007, 23:22, edited 3 times in total.

livionakano
Colaborador
Photography Portal AqOL: 4

Postby livionakano » 30 Jul 2007, 17:10

Legal, mas seria muito melhor se acertasse o português do tradutor online.
De onde foi a fonte original do texto? É importante sempre citar, para não parecer aquela coisa feia de plágio.
Abraço
Livio

DrluKas
Ciclador
Ciclador

Postby DrluKas » 01 Aug 2007, 19:43

plágio ou não...está muito bom e dá para todas as dúvidas que muita gente tem sobre o problema que é as algas, parabens pelo esforço e trabalho conseguido

Roberto Andrade de Souza
Montador
Montador

Postby Roberto Andrade de Souza » 01 Aug 2007, 19:56

Obrigado, e a matéria já está com o nome de quem escreveu(originalmente) e de quem são as fotos. Já ouviu falar em uma pessoa "polida"socialmente? É isso que falta para uma sociedade mais saudável e pacífica.

Aquaman85
Montador
Montador

Re: Algas no aquário? Como você resolve?

Postby Aquaman85 » 02 Aug 2007, 15:03

Legal este texto,só não entendi esta parte
Algas de Staghorn (ATUALIZADAS)

As algas infectadas somente as folhas velhas de Microsorum. Assim, eu jogarei fora das folhas infestadas, e o sistema normal não retornou. As folhas mais velhas escapavam para fora nutrientes para trás na coluna da água que favorece esta sorte das algas.

Roberto Andrade de Souza
Montador
Montador

Postby Roberto Andrade de Souza » 02 Aug 2007, 15:21

Utilizei um tradutor, por isso algumas palavras estão fora de ordem, ou não fazem muito sentido, "as folhas velhas escaparam para fora da coluna da água""favorecem o crescimento de algas. Significa que as folhas que escaparam da poda e apodreceram acabam colaborando com o aparecimento de mais algas.
Abraço

arripio
Planejador
Planejador

Aproveitando o tópico

Postby arripio » 05 Aug 2007, 17:49

Olá pessoal,

Estou aqui mais uma vez pertubando em busca de respostas para o meu aquário que anda no processo inicial.

vamos a configuração dele:

Inicio da montagem dia 30/07/07
80x40x40
substrato: humus, laterita e cascalho nº 01
Iluminação: 3 lâmpas sendo 1 branca arcadia 1 branca boyu 1 rosa boyu ( para o mês irei adquirir mais uma rosa para ficar equilibrado.) hoje 0,6w /L
filtro whisper 40
PH 6,8
TPA 50% toda semana.
CO2 caseiro garrafada de gelatina

Bem pessoal eu to muito preocupado com essas algas que apareceu uma vez pode comprometer meu aquário.

Li toda a matéria mas ainda fiquei um pouco confuso como proceder no tratamento das minhas algas

Gostaria de saber se tem algum peixe que possa me ajudar com a manutenção dessas algas?
Nem sei exatamente o nome delas.

As fotos mostra a alga tanto na planta quanto em váras partes do cascalho.

Image
Image
Essa foto mostra um outro tipo atacando minhas plantas
Image

Diante dessas informações tem mais alguma coisa que possa fazer para combater essas algas?

Obrigado a todos,

Roberto Andrade de Souza
Montador
Montador

Postby Roberto Andrade de Souza » 18 Aug 2007, 16:11

Aquaman,

Já foi corrigido o texto, agora ficou mais fácil entender, me desculpe, pois quando trouxe a matéria usei um tradutor de textos, e estava um pouco sem tempo para fazer as correções, mas agora está finalizado, se houver alguma dúvida entre em contato, faço questão de tentar ajudar.
Abraço

luis serafim segura
Montador
Montador

Postby luis serafim segura » 29 Sep 2007, 20:28

.Beleza Roberto Andrade de Souza.
.Muito legal este topico principalmente para os leigos como eu, o pessoal aqui do fórum deveria por ele como fixo e ir sempre mandando mais fotos e dicas de como combatelas e sempre atualizar.

fabianogw
Planejador
Planejador

Re: Algas no aquário? Como você resolve? (Matéria corrigida)

Postby fabianogw » 01 Jan 2011, 23:02

amigos, meu aqua plantado, tem uma nevoa verde no fundo (algas) e de 4 em 4 dias estou limpando o vidro tentando coibir o crescimento de algas.....tenho algumas pegas como tal (musgo) verde que achei bonito para por no aqua....acho q foi isso q fez proliferar as algas no aqua.
como tenho 11 espadas, sera q posso usar o metodo de cobrir o aquario e deixalo totalmente escuro por 3 ou 4 dias?
----------------------
Fabiano Weidmann
----------------------
Apucarana - PR
----------------------

Return to “Plantados”