Cianos - fiquei impressionada. Parte 2: Fertilização.

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1

Cianos - fiquei impressionada. Parte 2: Fertilização.

Postby Xica » 14 Aug 2011, 18:25

Tenho um aquarinho que foi para o desmonte. Transferi os dageti, filtro e aquecedor para a caixa plástica que uso para mudário. Depois retirei tudo, pedras, galhos, plantas, água, restando apenas o substrato (fértil + inerte) e cianofícias.
Remontei com um lay out mais limpo, as cianos voltaram como se nada tivesse acontecido, pensei em eritromicina e descobri isto aqui:
http://translate.google.com.br/translat ... cyallarus/" onclick="window.open(this.href);return false;
Tratamento de cianos com água oxigenada. Comecei hoje, usei a de 10 volumes. Fiquei impressionada com o resultado. Até áreas extensas no vidro sumiram, foram para o além. Não que todos os focos desapareceram, mas reduziram muito mesmo.
Farei este tratamento diariamente até quinta, acho que dará certo.
Uma coisa: o aquário não está habitado.
E vou postando o resultado.
Abraços.

Marne Campos
Administrador
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3

Re: Cianos - fiquei impressionada.

Postby Marne Campos » 17 Aug 2011, 11:43

Xica,

Não consegui ler o artigo ainda, mas qual seria o resultado em um aquário populado?
Marne Campos

Xica
Equipe AqOL

Postby Xica » 17 Aug 2011, 13:52

Marne, se você for para a página que indiquei cairá na ficha de um peixe. Não sei o que fiz...
Enfim, segundo o artigo, um aquário habitado com peixes e camarões, uma aplicação de 0,2 a 1 ml por galão é seguro para a fauna. Após 30 minutos, tpa de 25%.
Tentando novamente.
http://www.aquariumslife.com/algae-cont ... een-algae/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.aquariumslife.com/featured/a ... -peroxide/" onclick="window.open(this.href);return false;
O resultado é muito bom, com o porém de ser demorado até combater todos os focos.
Eritromicina deve agir bem mais rápido. Mas peróxido é realmente eficaz contra cianos.
Abraços.

Senfft
Colaborador
Photography Portal AqOL: 19
Articles in the Portal AqOL: 3
Aquarium of the Month: 3

Postby Senfft » 17 Aug 2011, 15:53

Opa Xica, o problema é conseguir a Eritromicina...

Abração !!
Rafael Senfft

Lord_Wolf
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 12

Postby Lord_Wolf » 18 Aug 2011, 10:28

Olá
Xica, estou muito interessado em como as cianos vão reagir com a aplicação da H2O2... Nos próximos meses dá rpa ter uma idéia quanto a se vão sumir definitivamente de seu aquário. Torço que sim. Até porque seria uma nova forma de combater essa "alga". O problema da eritrocmicina agora, como o Senfft já destacou, é conseguir comrpar. Com a mudança na lei para a compra de antibióticos fica dificil conseguir. Só com receita ou agindo ilegalmente. Aí, convenhamos né! Melhor as algas...

Portanto, suplico xica rsrs que documente tudo aí, faça observações no aquário e relate para nós. Quem sabe conseguimos complementar o artigo de combate as cianos que eu escrevi há algum tempo com essa nova propriedade do peróxido. Aliás, esse tem se mostrado um produto interessante. Combate as pragas das petecas e agora pode combater ciano.
Image

Image

Xica
Equipe AqOL

Postby Xica » 18 Aug 2011, 12:47

Lord, fiquei positivamente impressionada com o resultado até o momento. Estou achando água oxigenada 10 volumes uma das maiores invenções da humanidade.
Este aquarinho tem cianos faz uns quatro meses. Em maior ou menor quantidade, mas sempre presentes. Foi quando topei com as informações sobre uso de peróxido e decidi experimentar. Pensei que ele só fosse interessante para o combate de petecas.
Quinto e último dia de tratamento, que foi feito da seguinte forma: aplicação de 1 ml de H2O2 para cada 5 litros, com seringa, diretamente nos focos. Pausa de 30 minutos, nova aplicação, pausa de 30 minutos, tpa de 25%.
Já no primeiro dia os focos existentes no vidro desapareceram. No segundo dia, focos existentes em plantas desapareceram. As plantas em que apliquei diretamente H2O2 não apresentaram nenhuma mudança (amarelamento, perda de folhas, definhamento). São elas musgo de java, cyperus, rotala e eleocharis.
O que me incomoda são os focos que há entre o vidro e o substrato. Os últimos foram eliminados apenas hoje. Aproveito a tpa e retiro a areia próxima ao vidro substituindo por outra limpa. Acho que neste local as cianos podem retornar.
Por enquanto o resultado é muito bom. Agora é esperar o tempo passar e ver o que acontece.
Se realmente funcionar, estas bactérias não vão mais atrapalhar a vida de nenhum aquarista.
Abraços.

FabioFreitas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 14
Articles in the Portal AqOL: 0

Postby FabioFreitas » 18 Aug 2011, 14:07

Galera, estou meio perdido ou minha esperiencias com cianos foi bem leve, mas eu resolvi sugando elas com uma manguerinha e mantendo o nitrato baixo, ela da tanto trabalho assim as outras pessoas?
Abrs.

Lord_Wolf
Colaborador
Articles in the Portal AqOL: 12

Postby Lord_Wolf » 18 Aug 2011, 15:14

Olá
Em um dos primeiros nanos que montei no aquario de 14Litros - o aqarinho que motivou a primeira publicação em meu blog - tive um pequeno foco de cianos que resolvi sugando também, Fábio, em uma TPA. Nesses casos, algum foco de alga pode já ter vindo com as plantas e, por não ter encontrado boas condições no aquário para seu desenvolvimento ou por terem logo sido encontrados e removidos, não avançam. Em outros casos, as algas se alastrame fortalecem rápido e só intervenções mais pesadas as erradicam.

Lembrando que por se tratar de uma simbiose - bactéria + alga - pode haver mutação da bactéria tornando-a mais resistente em caso de aplicação de antibiótico, sem total erradicação. O foco que permanece fica resistente. Creio que esse pode ser outro motivo. Uma cepa um pouco mais resistente da cianoficea pode se instalar no aquário sendo de remoção mais dificil, enquanto em outros aquários pode ser uma cepa mais benigna.
Image

Image

FabioFreitas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 14

Postby FabioFreitas » 18 Aug 2011, 15:21

Valew Lord_wolf era justamente essa minha duvida, pois ja tive delas em dois aquas, e foi tranquilo tratar, nem dava muita bola, em um dos aquas apenas fiz TPA e ela sumiu, achava até bonitas, o problema é o cheio.
Abrs.

Rafael Compassi
Colaborador

Postby Rafael Compassi » 20 Aug 2011, 08:46

Ciano se trata com apagão e aumento de nitratos, pois elas aparecem devido a um desequilíbrio na relação Redfield (10 NO3: 1 PO4). Como elas são bactérias fotossintetizantes, elas morrem com um apagão de 3 dias e aumento de nitratos.

Dêem uma olhada aqui:

http://www.rcflora.xpg.com.br/algas.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
Last edited by Rafael Compassi on 20 Aug 2011, 19:01, edited 1 time in total.

Return to “Plantados”