Fala pessoal.
Sendo direto, qual aquario vcs acham mais saudável p/ um betta?
Esse: ( com todo respeito a quem tem aqua assim, quero ajudar e não criticar)
Ou esse:
Eu tenho um nano de 10 litros (aqui), que muita gente pergunta como ficou assim, o que uso e tudo mais.
Bom...eu vou montar um outro desse, e vou mostrar o passo a passo p/ vocês.
Eu não iria monta-lo, mas não aguentei ver um betta sofrendo em uma loja e acabei comprando, até que o aquario dele fique pronto ele ficará no meu aquario grande.
Segue fotos do novo pequeno.
OBS: NÃO COMPREM O PEIXE ANTES DA MONTAGEM, FIZ ISSO PORQUE JA TINHA OUTRO LUGAR CICLADO P/ DEIXAR ELE ATÉ QUE SEU AQUA FIQUE PRONTO.
Como alguns sabem (outros não) , o betta é muito injustiçado. Isso por falta de informação dos clientes e por falta de instrução dos lojistas.
Muitos acreditam cegamente no que o logista fala ( muito logistas, mas muitos mesmo, não tem idéia da bobagem que estão falando) e faz tudo o que ele manda.
E tomam como verdade que é comum o peixe morrer, é normal ele ficar em um aquario de 250 ml , é normal ele pegar doenças entre outras coisas absurdas.
NÃO, NÃO É NORMAL NEM DE LONGE.
O normal é o betta ficar ativo sempre que te ver chegando perto, é ele viver 3 ou mais anos saudável sem pegar uma unica doença, isso é o normal.
Porem não julgo quem não trata corretamente seu betta pois eu ja fiz isso. Por falta de conhecimento ja "torturei" um betta até a morte. E quando falei com o logista ele me disse que era normal e eu acreditei nele.
O betta que viveu comigo por mais de 3 anos (JAKE) passou maus bocados tb, pois só aprendi a cuidar dele depois de um ano e meio, até lá ele chegou perto da morte umas duas vezes, uma delas ficando sem nadadeiras.
Estou escrevendo esse tópico p/ ajudar a quem possivelmente passaria por isso ou a quem passa, aprender com os meus erros.
Quem ja errou e aprendeu, esta convidado a contar suas experiencias tambem.
Não sou nenhum expert sobre o assunto , mas vou tentar direcioná-los p/ o caminho certo, e não p/ essa cilada que muitos vendedores nos colocam.
Há vendedores conscientes e muito bons por ai, que foram com eles que eu aprendi. Dou credito ao Fabiano da Sugoi Fish do shopping ABC, a toda equipe AquaBase e claro a equipe do AQOL.
Bom vamos ao que interessa.
O necessário plantado p/ um betta é: ( há alguns itens que podem ser dispensáveis, mas para isso alguns requisitos precisam ser preenchidos.)
- Aquario de 10 a 30 litros. (acho uma medida ideal)
- Um Betta. ( Ou não será um aquário de betta )
- Caracois Red Ramshorns, acho interessante ter desses caracóis pois eles vão te ajudar a limpar o aquário, comendo toda comidas excedente e comendo algas. Alem do mais o beta comerá alguns as vezes, isso nada-nada é alimento vivo p/ ele. Eles também serve como medidor p/ saber se esta superalimentando o aquário, caso a população esteja aumentando demais é porque você esta dando muita comida.
- Plantas ( De verdade).
- Substrato fértil, acho esse o item mais caro porem o mais importante, com esse substrato as plantas ficaram muito bonitas e fortes, se colocar areia as plantas dificilmente irão p/ frente. Eu uso particularmente de um a dois dedos de um substrato chamado Mbreda.
Você poderá usar areia, mas não terá plantas tão bonitas, e não será todo tipo de planta que poderá ter.
- Substrato Inerte. Caso opte por um substrato inerte apenas, compre areia de rio de 3mm.
- Troncos e rochas. Procure achar um tronco ou uma rocha bonita p/ colocar como peça destaque do seu aqua.
- Iluminação. Iluminação é tão importante quanto o substrato, mas vc pode optar por comprar uma lâmpada de 5 reais que ja vai alimentar as plantas. Claro que pode comprar uma de 150 reais , mas não acho necessário.
Quando comprar a lampada eu indico uma de 15 watts compacta de 6400 k aproximadamente.
- Filtro externo. Com midias filtrantes. Pode comprar o menor filtro externo que encontrar,
Aconselho tirar todas as mídias que vem de fábrica e colocar um saquinho com mini siporax e perlon.
Pode optar por não comprar o filtro, mas terá que dosar muito bem a comida no aquário, pois ele se torna muito instável sem um filtro.
Aconselho p/ quem é iniciante a começar com filtro.
- Termostato. Um termostato de 25Watts ja resolve. Esse é um item que tambem pode ser deixado de fora, mas isso vai depender de onde vc mora. se for em um lugar frio obrigatoriamente vai precisar de um, em locais quentes procure deixar o aquario em um local fresco.
- CO2. Não vejo de forma alguma necessidade de uso de cilindro de CO2, investimento caríssimo p/ um aquário pequeno, mas caso queira colocar pode optar por Excel (CO2 liquido) duas gotas por dia ja vai deixar o aquário bonito.
Resumindo.
O que acho essencial:
-Aquario de 10 litros.
-Betta.
-Caracois Red Ramshorns.
-Substrato fertil.
-Lampada de 15 watts de 6400k
-Plantas, troncos e pedras.
O que depende de fatores, financeiros, regiões ou conhecimento.
-Substrato inerte - Areia 3mm
-Filtro externo com midias
-Cerâmicas
-Termostato.
- Excel / CO2
Bom... acho que no final de semana que vem chega um aquario que comprei p/ esse betta. Vou postar o passo-a-passo da montagem e sua evolução.
Lembrando, isso que estou falando é somente sugestões que dou baseadas no que vivenciei até hoje, só estou tentando evitar que alguns cometam os mesmos erros que eu, erros que podem ser facilmente evitados.
Abrs
Aquario de Betta - Como fazer conscientemente
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- FabioFreitas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 14
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 1
-
- Montador
- Photography Portal AqOL: 0
Re: Aquario de Betta - Como fazer conscientemente
Opa! Tópico em hora ótima!
Seguem algumas dúvidas minhas:
A lâmpada de 15W se o aquário tiver menos que 20L não te dará problema com algas, visto que as plantas não terão nutrientes suficiente para crescer como a iluminação demandará? Talvez não? O CO2 cuidaria de limitar elas, sem causar gatilhos para algas?
Não entendi a relação Comida X Red Ramshorn. Se não tiver comida de sobra no aquário, eles morrem? Não procriam? Ou eles nascem da comida que sobra? hehe.
Os meus estão procriando que nem coelho, haha...contei uns 35. (contando os filhotes minúsculos) Se alguém precisar, haha.
E esse aquário no trabalho, tranquilo manter? Não embaçaram por ter água pertos dos equipamentos e talz? hahah...também, manutenção mínima né.
Vou parar por aqui, rs...me empolgo. Valeu mano, até logo!
Seguem algumas dúvidas minhas:
A lâmpada de 15W se o aquário tiver menos que 20L não te dará problema com algas, visto que as plantas não terão nutrientes suficiente para crescer como a iluminação demandará? Talvez não? O CO2 cuidaria de limitar elas, sem causar gatilhos para algas?
Não entendi a relação Comida X Red Ramshorn. Se não tiver comida de sobra no aquário, eles morrem? Não procriam? Ou eles nascem da comida que sobra? hehe.
Os meus estão procriando que nem coelho, haha...contei uns 35. (contando os filhotes minúsculos) Se alguém precisar, haha.
E esse aquário no trabalho, tranquilo manter? Não embaçaram por ter água pertos dos equipamentos e talz? hahah...também, manutenção mínima né.
Vou parar por aqui, rs...me empolgo. Valeu mano, até logo!
Last edited by Felipe Medeiros on 17 Sep 2012, 17:00, edited 1 time in total.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
Topico espetacular Fabio, vai o link para o facebook para divulgar...
Parabéns
Parabéns
- Xica
- Equipe AqOL
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
Muito bom um tópico assim!
Agora vou te dizer uma coisa, Fabio: você e o Bruno estão me fazendo pensar seriamente em um betta, ainda mais que tenho local para ele e até ração. E segure a onda deste jeito...
Aliás, fala de alimentação. Indique algumas marcas de ração, frequência (uma ou duas vezes/dia), quantas "bolinhas"por vez. Será que bettas gostam de enquitreias?
O branquinho já tem nome?
Abraços!
Agora vou te dizer uma coisa, Fabio: você e o Bruno estão me fazendo pensar seriamente em um betta, ainda mais que tenho local para ele e até ração. E segure a onda deste jeito...
Aliás, fala de alimentação. Indique algumas marcas de ração, frequência (uma ou duas vezes/dia), quantas "bolinhas"por vez. Será que bettas gostam de enquitreias?
Abraços!
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- Bruno Caron
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
Excelente tópico!
Participação Obrigatória
NÃO, eles não nascem da comida que sobra, a reprodução não é tão espontânea assim, brincadeira! É que não resisti.
Veja essa publicação: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 20&t=28433
Quanto ao CO2 eu nunca utilizei portanto não tenho muito propriedade pra lhe responder... jaja chega a resposta.
Participação Obrigatória
Felipe, a questão é que eles básicamente tem duas funções, comer e reproduzir (não necessáriamente nessa ordem, ) e a medida que há alimente em abundância eles vão reproduzir mais. Quando o alimento é racionado ou esta em falta, eles não reproduzem-se mais justamente por não haver alimento pra todo mundo.Não entendi a relação Comida X Red Ramshorn. Se não tiver comida de sobra no aquário, eles morrem? Não procriam? Ou eles nascem da comida que sobra? hehe.
NÃO, eles não nascem da comida que sobra, a reprodução não é tão espontânea assim, brincadeira! É que não resisti.
Veja essa publicação: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 20&t=28433
De onde você é, complete o seu perfil, assim fica mais fácil. Se viabilizar o envio, muito me interessa esses Red, to com dificuldade de achar aqui na minha região!Os meus estão procriando que nem coelho, haha...contei uns 35. (contando os filhotes minúsculos) Se alguém precisar, haha.
Quanto ao CO2 eu nunca utilizei portanto não tenho muito propriedade pra lhe responder... jaja chega a resposta.
- Bruno Caron
- Colaborador
XICA, eu duvido que você adote um Betta! Você não teria essa coragem!Agora vou te dizer uma coisa, Fabio: você e o Bruno estão me fazendo pensar seriamente em um betta, ainda mais que tenho local para ele e até ração. E segure a onda deste jeito...
Você mesmo já se deu a resposta, tem o aqua, tem a ração e o principal, TEM PAIXÃO PRA COM OS PEIXES!
Bora pros bettas...
Eu uso duas rações, em flocos e as famosas bolinhas, ambas da TETRA. Ministro duas vezes ao dia, as 6 e as 18 horas, sendo em cada refeição 3 bolinhas e uma pitada da ração em flocos. (adotei dessa forma pois quando ainda era com o JOE ele não gostava da Ração em flocos, agora estou vendo a melhor adaptação com o AKAI)
O importante além da marca da ração é a mesma possuir um bom balanceado de nutrientes e vitaminas NECESSÁRIA A CADA ESPÉCIE. especialmente para Bettas tem uma infinidade de rações, mas a maioria são básicas ou até mesmo tem uma enorme defasagem em relação a necessidade diária dos peixes.
Enquitérias eu não sei, mas artêmias posso dizer que adoram, ainda hoje estou levando mais uma porção pra ver a "caçada" novamente.
Last edited by Bruno Caron on 18 Sep 2012, 13:10, edited 1 time in total.
- Xica
- Equipe AqOL
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
Pois é, já faz um tempo que entro em loja e fico olhando os bonitinhos... levo, não levo, levo, não levo...
O aquário está estabilizado, fauna sossegada (corys e otos), o filtro é superdimensionado mas nada que um recorte de garrafa pet e um pedaço de perlon já não resolvessem. O que pega mesmo é o pH que cravou em 7,5 não consigo descobrir porque. Estou achando alto para o betta.
A ração que tenho aqui é da Tetra, Rich Mix, enquitreias também tenho criação. Os killis e corys gostam bastante.
Não esquece de filmar a caçado do Akai.
Bom dia para você!
O aquário está estabilizado, fauna sossegada (corys e otos), o filtro é superdimensionado mas nada que um recorte de garrafa pet e um pedaço de perlon já não resolvessem. O que pega mesmo é o pH que cravou em 7,5 não consigo descobrir porque. Estou achando alto para o betta.
A ração que tenho aqui é da Tetra, Rich Mix, enquitreias também tenho criação. Os killis e corys gostam bastante.
Não esquece de filmar a caçado do Akai.
Bom dia para você!
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- Alexpf
- Plantador
- Photography Portal AqOL: 0
Off- Fabio esses bichos em cima do aquário, não seriam os murlocks do wow? onde você comprou?
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva
Alex G. dos Santos Silva
- Bruno Caron
- Colaborador
Tanto o JOE quanto o Akai estão em pH alcalino, creio que beirando os 7,5 e aparentemente ficam tranquilo com relação a isso. Embora estou tentanto descobrir o que esta potencializando isso no aqua pra amenizar a situação, mas não impedem que vivam bem.
Pode deixar, filmo sim, arrumei até um mini pedestal pra apoiar a câmera.
Pode deixar, filmo sim, arrumei até um mini pedestal pra apoiar a câmera.
- FabioFreitas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 14
Esse aqua não trabalho nenhum quase, podas quando necessário e uma TPA por semana de 2 litros ( uma garrafa Pet)Opa! Tópico em hora ótima!
Eu sempre indico rações da JBL e da SERA, mas na falta de comida especifica ( acho que a JBL até tem) eu dou comida da Tetra especifica p/ betta que é muito boa.Aliás, fala de alimentação. Indique algumas marcas de ração, frequência (uma ou duas vezes/dia), quantas "bolinhas"por vez. Será que bettas gostam de enquitreias?
Abraços!
Ele come os caracóis e adora quando coloco artêmias. Há várias outras comidas , mas não tenho experiência com elas.
No caso do jake eu dava comida sempre que ele pedia, maaas eu ficava o dia inteiro com ele, então é mais fácil , dava de uma em uma bolinha.
Em outro caso eu faria como o Brunno falou
Xica dá até vergonha de falar o nome dele, primeiro de tudo, que fique bem claro que o peixe é da thais kkkkkk. O nome dele é Peixuco
MURLOOOAHAOHAOHAOHAAOH ------ forr thee hooorrddeeeeeeeee respondi a pergunta? kkkkkk Cara ganhei de aniversário da namorada , acho que pegou na FnacOff- Fabio esses bichos em cima do aquário, não seriam os murlocks do wow? onde você comprou?
Valew as respostas pessoal =)
Pensando em até fazer um video p/ mostrar as etapas, mas e a vergonha? kkkkk
Faloww