Primeiro Aqua - Plantado 110x50x45 - 247litros sump lateral

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Primeiro Aqua - Plantado 110x50x45 - 247litros sump lateral

Postby Eddy » 27 Nov 2012, 13:56

Olá,
pessoal, estou iniciando de fato neste mundo, pela primeira vez estou montando um aquário acima dos 20lts que eu tenho...(está sem peixes agora)

aqua: 110x50x45
sump lateral:15x50x45

substrato amazônia MBreda extra fino
areia de filtro de piscina
4 lâmpadas 6500k a 54w total de 216w (brancas)
cilindro de CO2 com difusor ista
6lts a 12lts de cerâmica ista

2 - Apistogramas cacatuoides (1M + 1F) - Ciclideo Anão
10 - Corydoras schwartzi
10 - Hyphessobrycon pulchripinnis - Tetra Limão
25 a 30- Paracheirodon axelrodi - Neon
5 - Pterophyllum scalare - Acará Bandeira (por fim, talvez nem os coloque)
=======

*deixarei para colocar depois dos peixes pequenos

Flora Possibilidade - para aquário de duas frentes
-Vallisneria nana - meio do aquário
-Glossostigma elatinoides - carpete frente do aquário a primeira do carpete por ela ter o tamanho menor que a cuba.
-Hemianthus callitrichoides "Cuba" Griseb - carpete frente posterior a glossostigma elatinoides
-Taxyphyllum barbieri / musgo de java - para o hardscape
-Rotala rotundifolia - para meio do aquário, por ser avermelhada, mesclando com a vallisneria , talvez não pegue esta, mas colocarei uma avermelhada.
-Ammania Gracilis - para o meio do aquário, avermelhada pelo mesmo motivo acima, mas ficará no lado oposto ou
-Rotala macrandra - para o meio do aquário, avermelhada pelo mesmo motivo acima, mas ficará no lado oposto
-Riccia fluitans - para hardscape
-Riccia cf. stenophylla - para hardscape
-Anubias Barteri "nana" - intermediária, para amarrar em pedra entre as pedras para gerar um efeito legal, uma planta de agua q gera flor




site para o projeto: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 12&t=19262

talvez folhas secas de goiabeira.

Substrato suave, preferencialmente arenoso e macio.
algumas mudas de anúbias

Bomba submersa de no máximo 1200 l/h
Um sistema de filtragem biológica de fundo, para dar conta dos dejestos que ficam no fundo.
==========================

cilindro ainda não sei, mas acho que vou de ISTA 500ml. este aqui

as imagens do espaço em que o aqua ficará por cima, são estas, e será posteriormente construido uma "caixa" algo para revestir o aquário, pois ele ficará como embutido nesta área.

Image

Image



Não optei por canister pois apesar de saber q o co2 é mais consumido com sump do que com canister, porém o preço do canister é muito superior até mesmo o preço do aquário que estou montando, e fora que terei que gastar para colocar um armário onde tb não tenho atualmente bala na agulha para fazer isto....então ele ficaria visível... pois na lateral não teria espaço.

1-quero opnião de vcs quanto ao cilindo do co2, eu terei espaço para deixar o cilindro na parte acima do aqua (certa de 26 cm) tem algum problema em deixar acima, é menos suficiente? Ou não, se for tudo bem eu deixo em baixo, caso contrário eu ponho em cima. que tenho espaço

2-Para esta fauna como terei q ter pouco movimento na agua, optei por uma bomba mais "fraca" (1200) ou 1000, e ai precisarei de colocar aquelas plaquetas furadinhas, antes do substrato fértil, e todos demais que vem acima é isto? E então estas plaquetas em uma delas tem um cano q eu ligarei outra bombinha para "tirar" a sujeira do fundo?


3-Eu necessariamente ja preciso montar o plantado desde a montagem do aqua ou posso fazer isto em quanto vai cilcando?

Atualizando,
segue as fotos do projeto:

Dimensões
Image

Vista, da sala para a cozinha

Image

Vista Cozinha para a Sala

Image

Acima coloquei 2 furos redondos na tampa q onde colocarei 3 coolers de 12 diametro se tiver rs...

as partes de traz e de frente que estão abertas, na verdade será fechado, porém com possibilidades de abrir.

na lateral sempre será aberta em ambas, para ajudar na saida de calor.


----Alguns tópicos interessante para quando iniciar o FVM
FVM - Colonizando bactérias, encurtando a ciclagem
FVM - Luminária em pvc - Marcio Vargas
FVM - Filtro UV , barato simples e funcional [video]
FVM - Montando uma luminária - luz diurna e noturna
FVM - Resfriamento com Cooler
FVM - Nova Tampa FVM - MRV da pagina de outro lugar
FVM - Movel mdf+metal TERMINADO+AQUA --- minha tampa

obrigado e no aguardo,
Last edited by Eddy on 17 Dec 2012, 13:54, edited 13 times in total.
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Diego Shimizu » 27 Nov 2012, 15:32

Vamos lá:

Essa montagem me lembrou muito meus aquários. Na casa onde morava, montei meu aquário em um ambiente igual a esse. tive muita dificuldade em planejar tudo, pois o espaço para os equipamentos era muito reduzido.
Quando encomendei o aquário, optei por um 'sump' lateral. É um sistema de filtragem de sexto vidro, onde o filtro é montado na lateral do aquário e fica tudo muito discreto. Mas, é apenas uma ideia. Agora, respondendo suas dúvidas:

1 - O cilindro deverá funcionar na posição vertical. Se puder coloca-lo na parte superior, ótimo, desde que ele permaneça na vertical. Vi o cilindro que pretende comprar. Nas respostas do vendedor, existe a informação de que ele funciona por até dois meses, com 2 bps. Acho essa informação um pouco exagerada. No meu aquário, onde eu tinha um cilindro de 1kg, com 1 bps, a duração era de 1 mês e meio a 2 meses. Nunca mais que isso. Recomendo que pesquise direito, pra não tomar prejuízo.

2 - O sump ficará na parte de baixo do móvel, certo? Assim, as bombas escolhidas são insuficientes para uma filtragem de qualidade. Isso porque, recomenda-se que a filtragem seja de 4-5 vezes o volume do aquário por hora. Como num sump as bombas funcionam num sistema de recalque, você perderá muita vazão e o filtro não funcionará devidamente. Isso significa que terá problemas com algas e compostos nitrogenados.
Quanto ao FBF, o filtro de plaquinhas, não aconselho utilizá-lo. Principalmente se seu aquário for plantado e tiver substrato fértil. Isso significa que todo o substrato fértil será lançado na coluna d'água pelo FBF. Não se preocupe: se bem dimensionado, o SUMP dará conta de toda a filtragem do aquário, sem precisar de um filtro extra.

3 - Poderá incluir as plantas posteriormente. Porém, é importante que saiba que durante o inicio da montagem poderá ter problemas com algas. Isso significa excesso de nutrientes na coluna d'água. As plantas poderão ajudá-lo neste aspecto
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Eddy » 27 Nov 2012, 15:39

Obrigado,

por favor...
1 - O cilindro deverá funcionar na posição vertical. Se puder coloca-lo na parte superior, ótimo, desde que ele permaneça na vertical. Vi o cilindro que pretende comprar. Nas respostas do vendedor, existe a informação de que ele funciona por até dois meses, com 2 bps. Acho essa informação um pouco exagerada. No meu aquário, onde eu tinha um cilindro de 1kg, com 1 bps, a duração era de 1 mês e meio a 2 meses. Nunca mais que isso. Recomendo que pesquise direito, pra não tomar prejuízo.
obrigado, que bom q posso deixar na parte de cima, e sim, ele ficará na posição vertical


2 - O sump ficará na parte de baixo do móvel, certo? Assim, as bombas escolhidas são insuficientes para uma filtragem de qualidade. Isso porque, recomenda-se que a filtragem seja de 4-5 vezes o volume do aquário por hora. Como num sump as bombas funcionam num sistema de recalque, você perderá muita vazão e o filtro não funcionará devidamente. Isso significa que terá problemas com algas e compostos nitrogenados.
Quanto ao FBF, o filtro de plaquinhas, não aconselho utilizá-lo. Principalmente se seu aquário for plantado e tiver substrato fértil. Isso significa que todo o substrato fértil será lançado na coluna d'água pelo FBF. Não se preocupe: se bem dimensionado, o SUMP dará conta de toda a filtragem do aquário, sem precisar de um filtro extra.
desculpe, não informei, mas o sump ficará na lateral...
mesmo assim o filtro de 1200 é insuficiente? (estando o sump na lateral) mesmo porque 1200 é quase 5x o volume do aquário que é de 250 litros ou um de 1700 da atman

como posso fazer este correto dimenssionamento para o sump e bomba derem conta de toda a filtragem?


3 - Poderá incluir as plantas posteriormente. Porém, é importante que saiba que durante o inicio da montagem poderá ter problemas com algas. Isso significa excesso de nutrientes na coluna d'água. As plantas poderão ajudá-lo neste aspecto
ok, então o ideal é montar o maior numero de plantas q eu ja conseguir,para não ter excesso de nutriente sobrando.




muito obrigado,
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

Diego Shimizu
Plantador
Plantador
Posts: 537
Joined: 28 Sep 2007, 02:00
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba-PR

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Diego Shimizu » 27 Nov 2012, 16:48

Ah, agora ficou mais fácil...

Sobre a filtragem, estando o sump na lateral do aquário, acredito que a bomba de 1200 l/h seja suficiente. Haverá algumas perdas de carga devido aos elementos filtrantes, mas nada muito significativo.
Quanto as plantas, não são garantia de que não haverá problemas com algas. Apenas contribuirão para o consumo dos nutrientes na coluna d'água, desde que tenham condições favoráveis para seu desenvolvimento.
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Bruno Caron » 27 Nov 2012, 18:42

Olá Eddy, tópico bem a calhar...

Estou iniciando um projeto bem similar ao seu, 1,25C x 0,60A x 0,45L, que também será um divisor de ambientes, e estou justamente pesquisando bastante como elaborar a filtragem. Quando você considera o sump na lateral, quer dizer ele aparte (do lado do aquário) ou utilizando o 6º Vidro? Estou nesse dilema justamente por conta da melhor forma pra dispor os equipamentos, pra não ficar nada amostra.

Diego Shimizu, que tamanho de sump (6º vidro)você acha ideal para essas medidas? No meu caso tenho a possibilidade de faze-lo em baixo, pois irei utilizar um móvel, seria mais recomendado, considerando todos os fatores (praticidade, tamanho, custo, vazão e etc)?

Abraços!

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Eddy » 27 Nov 2012, 18:49

Ah, agora ficou mais fácil...

Sobre a filtragem, estando o sump na lateral do aquário, acredito que a bomba de 1200 l/h seja suficiente. Haverá algumas perdas de carga devido aos elementos filtrantes, mas nada muito significativo.
Quanto as plantas, não são garantia de que não haverá problemas com algas. Apenas contribuirão para o consumo dos nutrientes na coluna d'água, desde que tenham condições favoráveis para seu desenvolvimento.
pois é rs, que bom fico feliz q seja suficiente.

Olá Eddy, tópico bem a calhar...

Estou iniciando um projeto bem similar ao seu, 1,25C x 0,60A x 0,45L, que também será um divisor de ambientes, e estou justamente pesquisando bastante como elaborar a filtragem. Quando você considera o sump na lateral, quer dizer ele aparte (do lado do aquário) ou utilizando o 6º Vidro? Estou nesse dilema justamente por conta da melhor forma pra dispor os equipamentos, pra não ficar nada amostra.

Diego Shimizu, que tamanho de sump (6º vidro)você acha ideal para essas medidas? No meu caso tenho a possibilidade de faze-lo em baixo, pois irei utilizar um móvel, seria mais recomendado, considerando todos os fatores (praticidade, tamanho, custo, vazão e etc)?

que bom, vamos trabalhar juntos q eu to tomando uma surra mas ao menos estão formulados algumas coisas

respondendo sua dúvida, meu sump é do sexto vidro com toda parte de queda daqua e etc por cima.

O tamanho pelo que me disseram do sump deve ser entre 20 a 30% do volume do seu aquario

no meu caso como eu tenho 250litros eu pedi 25% de sump, ( o vendedor da loja disse que não precisa ser tanto) mas eu pedi assim caso queira colocar para marinho futuramente...
e até mesmo para colocar muitas midias biológicas
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Bruno Caron » 27 Nov 2012, 19:01

Há, bacana!
Você é de onde? Por enquanto achei só um lugar por aqui pra fazer ele com o 6º vidro, e o preço não foi dos melhores não...
Uma outra ideia que eu havia pensado foi utilizar um canister, mas de fazer o 6º vidro com uns 10cm (na lateral que encosta na parede) e deixar essa área seca, não usar como sump, mas sim para passar os dutos do canister, fiação e afins, apenas pra poder "maquiar" essas coisas.

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Eddy » 27 Nov 2012, 19:15

Há, bacana!
Você é de onde? Por enquanto achei só um lugar por aqui pra fazer ele com o 6º vidro, e o preço não foi dos melhores não...
Uma outra ideia que eu havia pensado foi utilizar um canister, mas de fazer o 6º vidro com uns 10cm (na lateral que encosta na parede) e deixar essa área seca, não usar como sump, mas sim para passar os dutos do canister, fiação e afins, apenas pra poder "maquiar" essas coisas.

Eu sou de são paulo, mas meu aqua está sendo feito em são bernardo...

Pense bem, canister em bem mais caro,.ainda mais para o.seu aqua, se queimar a bomba do sump, vc vai gastar 100 pila, no canister no mínimo 500 ra
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Bruno Caron
Colaborador
Posts: 3860
Joined: 25 Jul 2012, 08:55
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Campinas - SP
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Bruno Caron » 27 Nov 2012, 20:26

Sim, sim estou levando isso em consideração... Por essas e outras é que quero chegar na melhor opção...
Um tópico que acompanho faz um tempo é o do Fuziyama com a montagem do Saiko, um senhor aquário. O dele é Plantado e com um belo sump inferior, que é outra opção que posso considerar, apenas ainda não me familiarizei com as formas de captação, controle e etc para esse tipo de montagem.

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Primeiro Aqua - 250lts - Sum 62,5 Plantado - Projeto

Postby Eddy » 27 Nov 2012, 22:09

Sim, sim estou levando isso em consideração... Por essas e outras é que quero chegar na melhor opção...
Um tópico que acompanho faz um tempo é o do Fuziyama com a montagem do Saiko, um senhor aquário. O dele é Plantado e com um belo sump inferior, que é outra opção que posso considerar, apenas ainda não me familiarizei com as formas de captação, controle e etc para esse tipo de montagem.

É uma saída tb heim, vou acompanhar, qual o tópico? este da sua assinatura?
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest