Pessoal, gostaria de trocar experiências acerca das TPAs, mesmo já sendo este um tema bem recorrente aqui no AqOL. Pesquisando em livros e revistas de aquarismo, além de sites e Fóruns sobre o tema, vemos o quanto os procedimentos das trocas são variados, dificultando uma definição de “TPA perfeita”. O processo de trocas de água em aquários caseiros depende dessas principais variáveis:
- O volume das trocas
- Quantidade de peixes
- Espécies criadas
- Presença ou não de plantas naturais
- Frequência das trocas
- Potência e qualidade da filtragem
Sem falar nos custo de água em casa/preço do serviço na cidade, e quanto cada um dispõe para gastar com os aquários e sua manutenção.
Uma adequação de todos esses fatores vai proporcionar a TPA perfeita, quando se atinge um “ótimo” biológico no sistema do aquário.
Há quem faça trocas mensais, quinzenais, semanais e até diárias. Também há quem disfarce e nem realize TPAs normalmente, apenas fazendo reposições da água que evapora. O ruim aqui é que se não forem feitas as sifonagens, a qualidade da água vai desandar. Soube que alguns criadores de Discos em baterias conjugadas de aquários fazem TPAs diárias e constantes, ou seja, mais de 100% de troca da água em 24 hrs. Um luxo só. Se esse criador tem disponibilidade infinita de água, como poço, riacho ou fontes próximas, de fato, é um sonho de qualidade da água. Ou então é amigo-sócio do Diretor da Companhia de água local. Brincadeiras à parte, é bem possível fazer uma reciclagem de água da TPA: bastava ter um sistema que ligasse o aquário a um depósito muito maior (coisa de mais de 10 mil litros) para onde fosse a água do aquário, e aí recebesse uma recuperação biológica, para ser reutilizada sem problemas. Essa ligação pode ser de 24 horas, dependendo do ambiente desse depósito (nele se manteriam pedras no fundo, aguapés na superfície e plantas imersas, e praticamente sem peixes, apenas alguns para controlar as larvas de mosquito). Mas quem hoje, vivendo em apartamentos e micro-casas teria condições de manter essa estrutura?
Quanto mais sujões os peixes, maiores exigências no volume/frequência das TPAs
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/221/aqua001.jpg/][/URL
(Foto K.Koike, 2011)
Por experiência própria, parei de usar água direto da torneira e controladores químicos em minhas TPAs. A água recente da torneira pode ser usada, mas em pequenas quantidades por vez (até 15% do vol. Total do tanque). Quanto melhor a água da TPA, menos preocupação teremos, e maiores poderão ser as trocas: a água para TPA deve ser biologicamente equilibrada, de preferência, com parâmetros semelhantes aos do aquário. Já tentei fazer trocas de 30%, 20% ou 10% (principais números indicados nas fontes de aquarismo), em intervalos mensais e quinzenais (o que não deu certo, pois os peixes adoeciam); então tentei fazê-las em tempo semanal de duas vezes (de 15% cada, tipo aos sábados e 4as feiras) e deu certo. Ultimamente, potencializei as TPAs, fazendo 20% a cada 05 dias (em 10 dias, 40%). Fácil para meu tanque atual de 120L brutos. Quem tem tanques maiores, de 400 ou 800L, o negócio começa a pesar, de trabalho e gastos. Dessa forma, parei há muito tempo de perder peixes, e eles não adoecem mais.
Também já usei água verde nas TPAs, quando meu depósito ficou assim, e isso me serviu para tratar algas (já tratei do tema aqui no AqOL: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 1gua+verde ). Agora meus depósitos estão com água cristalina para as trocas. Em resumo, acredito que as TPAs seguramente sejam o mais importante procedimento para a saúde do tanque. Meu lema: “água saudável, 90% dos problemas do tanque resolvidos”. Gostaria de partilhar essas ideias e saber o que os amigos andam fazendo com suas trocas, para uma TPA perfeita. Abçs a todos
A TPA perfeita
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Katsuzo Koike
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 2
- Articles in the Portal AqOL: 12
- Aquarium of the Month: 0
- Bruno Caron
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
- Articles in the Portal AqOL: 0
Re: A TPA perfeita
Seguindo seu próprio conselho tenho um galão de 10 litros que reservo a água do NANO e nele cria-se água verde ou então o famoso lodo.
Faço as TPA's semanais, de 30% pelo menos e com isso uso apenas 1/2 galão e reponho. Pingo o condicionador de água apenas na água que reponho no galão, mais por precaução do que por necessidade. Embora seja apenas um betta e três platis nunca tive nada relacionado a doenças nesse aquarinho.
Na minha humilde maneira de pensar, acho que existe a TPA perfeita para cada aquário em particular e não um padrão universal, digo isso justamente pelas próprias variantes apresentadas no seu texto. Mas sem dúvida acho indispensável QUE SE FAÇA A TPA.
Vamos ver de verdade como será isso agora o o novo aquário, penso em 30% semanais também, porém para esse não tenho como reservar essa quantidade de água, talvez no máximo uns 50 litros e ainda assim teria de sempre deixar um pouco no reservatório.
Faço as TPA's semanais, de 30% pelo menos e com isso uso apenas 1/2 galão e reponho. Pingo o condicionador de água apenas na água que reponho no galão, mais por precaução do que por necessidade. Embora seja apenas um betta e três platis nunca tive nada relacionado a doenças nesse aquarinho.
Na minha humilde maneira de pensar, acho que existe a TPA perfeita para cada aquário em particular e não um padrão universal, digo isso justamente pelas próprias variantes apresentadas no seu texto. Mas sem dúvida acho indispensável QUE SE FAÇA A TPA.
Vamos ver de verdade como será isso agora o o novo aquário, penso em 30% semanais também, porém para esse não tenho como reservar essa quantidade de água, talvez no máximo uns 50 litros e ainda assim teria de sempre deixar um pouco no reservatório.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
Code: Select all
Mas sem dúvida acho indispensável QUE SE FAÇA A TPA.
No meu aquario Ex-paraísos e camarões e agora Platis e camarões eu não faço TPA e sifonagem a mais de um ano. Só reponho a agua evaporada.
Os camarões estão constantemente criando, inclusive os Red Cherys. A mesma coisa para ampulárias e red hanson, os Paraisos não criavam pq eram machos, mas os platis já estão criando. As plantas são as mais saudaveis que tenho.
No aquario dos Gordos, sifono uma vez por semana e sai muita sujeira (mesmo com um filtro de 15x o volume do aquario), tiro uns 30 litros dos 240 totais neste processo, e essa é minha TPA.
No meu novo marinho as TPAs serão de 20 litros a cada 15 dias, porem neste caso é para reposição de sais.
Abs
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Aê, Bruno e Márcio, valeu pela participação. Acho que uma TPA perfeita seria, como eu disse, o cara ter uma ligação constante com uma fonte ou riacho com água de super qualidade. Mas isso é sonho, tratemos logo de acordar, né.
O que melhorou em 150% a qualidade de minhas trocas, foi toda semana ir buscar um galão de 10L de água de uma fonte antiga que encontrei aqui perto de casa (Portugal). Parece que a água é 10, pois misturo a mesma em meus depósitos de 40 e 60L, que são completados com água de torneira (o menor dos 2 depósitos tem água bem velha, reponho com a fonte, e leva a maior parte da água que trago de lá, tem tb algas verdes que peguei no tanque gigante onde cai a água da fonte. O maior depósito tem água mais nova, dormida, de uns 3-4 dias). Vou mostrar aqui em fotos, os meus depósitos.
Na hora da TPA, misturo as duas águas e coloco no aqua, e também, todos os dias, reponho uns 0,5L que evaporou; os peixes têm adorado essa água da fonte...e pode crer, nunca mais mesmo adoeceram ou morreram...apenas um Aphiocharax suicidou-se, saltando do aqua, hehe, na hora de comer, por excitação, coitado. Não vi quando saltou, achei já seco, meia hora depois. Bem, quando retornar ao Brasil, a mamata da fonte vai acabar....
Sobre água verde, cuidado para não repor 100% da TPA com ela, e depois seu aqua turvar e dar trabalho para voltar ao cristalino. É preciso cautela no uso da água verde, para mim, a melhor para muitos peixes. grande abraço
O que melhorou em 150% a qualidade de minhas trocas, foi toda semana ir buscar um galão de 10L de água de uma fonte antiga que encontrei aqui perto de casa (Portugal). Parece que a água é 10, pois misturo a mesma em meus depósitos de 40 e 60L, que são completados com água de torneira (o menor dos 2 depósitos tem água bem velha, reponho com a fonte, e leva a maior parte da água que trago de lá, tem tb algas verdes que peguei no tanque gigante onde cai a água da fonte. O maior depósito tem água mais nova, dormida, de uns 3-4 dias). Vou mostrar aqui em fotos, os meus depósitos.
Na hora da TPA, misturo as duas águas e coloco no aqua, e também, todos os dias, reponho uns 0,5L que evaporou; os peixes têm adorado essa água da fonte...e pode crer, nunca mais mesmo adoeceram ou morreram...apenas um Aphiocharax suicidou-se, saltando do aqua, hehe, na hora de comer, por excitação, coitado. Não vi quando saltou, achei já seco, meia hora depois. Bem, quando retornar ao Brasil, a mamata da fonte vai acabar....
Sobre água verde, cuidado para não repor 100% da TPA com ela, e depois seu aqua turvar e dar trabalho para voltar ao cristalino. É preciso cautela no uso da água verde, para mim, a melhor para muitos peixes. grande abraço
- Bruno Caron
- Colaborador
Pois é Marcio, havia esquecido desse seu aquário dos paraísos... de qualquer forma, por mínima que seja acho que a reposição da evaporação é uma renovação.
Katsuzo, quando estava com a água verde (agora não esta mais pois mudei a posição do galão na minha área) misturava com água da torneira também pra não turvar o aquário...
Katsuzo, quando estava com a água verde (agora não esta mais pois mudei a posição do galão na minha área) misturava com água da torneira também pra não turvar o aquário...
- Thiago Chagas
- Montador
- Photography Portal AqOL: 0
Tem de se checar também a água da torneira que varia muito de cidade pra cidade, bairro pra bairro ou até de um dia pro outro se ocorrer alguma eventualidade na estação de tratamento
A TPA perfeita eu penso que seja a constante com água de uma fonte estável
Estava pensando em algo como uma caixa abastecida com água da torneira através de valvula solenóide com um dosador automático de condicionador de água
A água entraria pela solenóide na caixa, se misturaria com o condicionador dosado automaticamente e depois iria pro aqua por gravidade ou por meio de bomba acionada com timer
Mas isso é complexo demais e gastaria uma quantidade absurda de condicionador, além de estar a mercê da qualidade da água da torneira, que é praticamente sempre bem confiável mas basta uma falha grave pra acabar com anos de dedicação, então creio que é melhor não confiar.
Tem também alguns outros projetos de TPA automática por aí...
A TPA perfeita eu penso que seja a constante com água de uma fonte estável
Estava pensando em algo como uma caixa abastecida com água da torneira através de valvula solenóide com um dosador automático de condicionador de água
A água entraria pela solenóide na caixa, se misturaria com o condicionador dosado automaticamente e depois iria pro aqua por gravidade ou por meio de bomba acionada com timer
Mas isso é complexo demais e gastaria uma quantidade absurda de condicionador, além de estar a mercê da qualidade da água da torneira, que é praticamente sempre bem confiável mas basta uma falha grave pra acabar com anos de dedicação, então creio que é melhor não confiar.
Tem também alguns outros projetos de TPA automática por aí...
O Aquário como Objeto de decoração pode ser Enorme!
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum
ou Minúsculo, se visto como um Ecossistema...
Peixe não é bibelô! pense nisso...
Plantado 200l
FVM Canister-bombona 9000lh, Aquecimento 1500w e UV36w (UVnão FVM)
FVM Aquecedor de passagem com termostato comum
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
Bueno,
Para a questão da agua sempre tem a opção do DI... Sai H²O puríssima, sem nem uma molécula de qualquer outra coisa. Depois é só dosar na caixa repositora os nutrientes que se quer no aquario.
No caso do marinho, uso a DI + Sal apropriado (que tem mais de 85 componentes na formula).
Abs
Para a questão da agua sempre tem a opção do DI... Sai H²O puríssima, sem nem uma molécula de qualquer outra coisa. Depois é só dosar na caixa repositora os nutrientes que se quer no aquario.
No caso do marinho, uso a DI + Sal apropriado (que tem mais de 85 componentes na formula).
Abs
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Bruno, vc faz certo em ter esse depósito. O negócio vai complicando quanto maior é o aquário. Já vi gente aqui mesmo do AqOl que mantém em casa caixas d´água de 1000L para as TPAs dos aquários. Como prometido, fotografei hoje meus depósitos de 48L + 30L, sendo a água do maior mais recente, tipo 3-4 dias (completo a água sempre, a cada TPA). A água da caixa menor é mais velha, e misturada com água de fonte, além de ter lodo e pedras. Como troco 40L a cada 10 dias, para meu aqua de 120L brutos, desse depósito menor saem apenas uns 13L, e 27L do maior, nesse período. Detalhes: são caixas plásticas de roupas, mas deixo com as tampas, para não cair sujeira - retirei-as só para a foto. Dica: evite colocar os depósitos perto da lavanderia ou máquina de lavar, sobretudo sem tampa, pois se cair sabão, detergente ou lixívia, já eram os peixes.
Abraço a todos, e espero que mais gente veja as vantagens desse método.
OBS.: Nesse depósito menor daria para criar peixes sem qualquer problema, no verão. No maior, não: os peixes iam sofrer com água nova.
(Foto: K.Koike, 2013)
Abraço a todos, e espero que mais gente veja as vantagens desse método.
OBS.: Nesse depósito menor daria para criar peixes sem qualquer problema, no verão. No maior, não: os peixes iam sofrer com água nova.
(Foto: K.Koike, 2013)
- Bruno Caron
- Colaborador
Interessante essas caixas...
Ontem consegui um reservatório de 100 litros, ocupa praticamente o mesmo espaço que o de 50 que estava planejando, porém não é transparente, não entra luz. Ainda assim seria um bom reservatório para as TPA's? Imagino que só pelo fato de deixar a água descansar já é benéfico...
Ontem consegui um reservatório de 100 litros, ocupa praticamente o mesmo espaço que o de 50 que estava planejando, porém não é transparente, não entra luz. Ainda assim seria um bom reservatório para as TPA's? Imagino que só pelo fato de deixar a água descansar já é benéfico...
- Katsuzo Koike
- Colaborador
Olá, acredito que não faça mal, mas deixe alguma luz entrar, por exemplo, por cima, com uma tampa transparente, uma abertura, ou algo assim. Vais usar para o aqua maior? Abçs