- O volume das trocas
- Quantidade de peixes
- Espécies criadas
- Presença ou não de plantas naturais
- Frequência das trocas
- Potência e qualidade da filtragem
Sem falar nos custo de água em casa/preço do serviço na cidade, e quanto cada um dispõe para gastar com os aquários e sua manutenção.
Uma adequação de todos esses fatores vai proporcionar a TPA perfeita, quando se atinge um “ótimo” biológico no sistema do aquário.
Há quem faça trocas mensais, quinzenais, semanais e até diárias. Também há quem disfarce e nem realize TPAs normalmente, apenas fazendo reposições da água que evapora. O ruim aqui é que se não forem feitas as sifonagens, a qualidade da água vai desandar. Soube que alguns criadores de Discos em baterias conjugadas de aquários fazem TPAs diárias e constantes, ou seja, mais de 100% de troca da água em 24 hrs. Um luxo só. Se esse criador tem disponibilidade infinita de água, como poço, riacho ou fontes próximas, de fato, é um sonho de qualidade da água. Ou então é amigo-sócio do Diretor da Companhia de água local. Brincadeiras à parte, é bem possível fazer uma reciclagem de água da TPA: bastava ter um sistema que ligasse o aquário a um depósito muito maior (coisa de mais de 10 mil litros) para onde fosse a água do aquário, e aí recebesse uma recuperação biológica, para ser reutilizada sem problemas. Essa ligação pode ser de 24 horas, dependendo do ambiente desse depósito (nele se manteriam pedras no fundo, aguapés na superfície e plantas imersas, e praticamente sem peixes, apenas alguns para controlar as larvas de mosquito). Mas quem hoje, vivendo em apartamentos e micro-casas teria condições de manter essa estrutura?
Quanto mais sujões os peixes, maiores exigências no volume/frequência das TPAs
[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/221/aqua001.jpg/]

(Foto K.Koike, 2011)
Por experiência própria, parei de usar água direto da torneira e controladores químicos em minhas TPAs. A água recente da torneira pode ser usada, mas em pequenas quantidades por vez (até 15% do vol. Total do tanque). Quanto melhor a água da TPA, menos preocupação teremos, e maiores poderão ser as trocas: a água para TPA deve ser biologicamente equilibrada, de preferência, com parâmetros semelhantes aos do aquário. Já tentei fazer trocas de 30%, 20% ou 10% (principais números indicados nas fontes de aquarismo), em intervalos mensais e quinzenais (o que não deu certo, pois os peixes adoeciam); então tentei fazê-las em tempo semanal de duas vezes (de 15% cada, tipo aos sábados e 4as feiras) e deu certo. Ultimamente, potencializei as TPAs, fazendo 20% a cada 05 dias (em 10 dias, 40%). Fácil para meu tanque atual de 120L brutos. Quem tem tanques maiores, de 400 ou 800L, o negócio começa a pesar, de trabalho e gastos. Dessa forma, parei há muito tempo de perder peixes, e eles não adoecem mais.
Também já usei água verde nas TPAs, quando meu depósito ficou assim, e isso me serviu para tratar algas (já tratei do tema aqui no AqOL: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 1gua+verde ). Agora meus depósitos estão com água cristalina para as trocas. Em resumo, acredito que as TPAs seguramente sejam o mais importante procedimento para a saúde do tanque. Meu lema: “água saudável, 90% dos problemas do tanque resolvidos”. Gostaria de partilhar essas ideias e saber o que os amigos andam fazendo com suas trocas, para uma TPA perfeita. Abçs a todos