Boa tarde!
Já tive um aquário há alguns anos atrás, mas estou a cerca de três ou quatro anos sem mexer com aquarismo.
Estou planejando a montagem de um aquário plantado de 200l (100x40x50). Como estou parado faz tempo, estou com algumas dúvidas:
1) Na época em que eu tinha o aquário, não me lembro de existir iluminação led. Iluminação em led é aconselhável ou mais eficiente para aquários plantados? Se sim, como calcular a potência necessária para um aquário de 200l?
2) Que tipo de filtro é mais eficiente ou indicado? Filtro interno ou filtro externo mecânico? Pesquisei dois em específico: Boyu SP-603E - filtro interno ( que acredito ser insuficiente para essa litragem, pois tem vazão de 400l/h) e um Aquaclear 70 (indicado para aquários de até 240 litros. Qual deles é mais recomendado?
3) Alguém já utilizou substrato da marca JBL Manado?
4) Não entendo nada de poda, como deve ser feita? Se alguém puder me indicar algum tópico, eu agradeço.
Quanto à fauna, estou pensando em colocar 4 acarás bandeira, alguns neons, e ainda tenho de pensar...
Obrigado!
Montagem de Aquário plantado - 200l
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Marcos C Alonso
- Montador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
Montagem de Aquário plantado - 200l
Aquário plantado 200 litros:
http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=34396
- Josué
- Ciclador
Re: Montagem de Aquário plantado - 200l
seja bem vindo Marcos
sou suspeito a falar sobre iluminação de LED, mas o pessoal só tem elogios com crescimento de plantas.
eu te indico filtros canisters, melhor espaço de mídias filtrantes e fácil manutenção. tem os hang-ons, mas pra litragem desse aquário cai melhor os canisters.
dos dois filtros que você falo nunca usei nenhum deles, então não vou opinar.
nunca use esse substrato, mas também nunca vi reclamações.
em relação as podas, depende das plantas que você pretende ter. procurei algum tópico pra ajudar, mas não achei...
abraço
sou suspeito a falar sobre iluminação de LED, mas o pessoal só tem elogios com crescimento de plantas.
eu te indico filtros canisters, melhor espaço de mídias filtrantes e fácil manutenção. tem os hang-ons, mas pra litragem desse aquário cai melhor os canisters.
dos dois filtros que você falo nunca usei nenhum deles, então não vou opinar.
nunca use esse substrato, mas também nunca vi reclamações.
em relação as podas, depende das plantas que você pretende ter. procurei algum tópico pra ajudar, mas não achei...
abraço
- henardj
- Plantador
- Aquarium of the Month: 1
Alguns amigos aquaristas estão tendo sucesso com os leds, mas ainda são muito caros.
Eu também indicaria CANISTERS pela litragem. Na impossibilidade o Aquaclear é BOM!
Sobre podas, montagens e afins seguem alguns links interessantes:
www.hjaquapaisagismo.blogspot.com
Procure no youtube: ADA VIEW, thegreenmachine, oliver knott...
Terá grande liçoes aí...de onde você é?
Eu também indicaria CANISTERS pela litragem. Na impossibilidade o Aquaclear é BOM!
Sobre podas, montagens e afins seguem alguns links interessantes:
www.hjaquapaisagismo.blogspot.com
Procure no youtube: ADA VIEW, thegreenmachine, oliver knott...
Terá grande liçoes aí...de onde você é?
- Marcos C Alonso
- Montador
Obrigado pelas dicas!
Infelizmente ainda tenho que resolver o quesito espaço, tendo em vista que moro em um apartamento pequeno. Vou montar o aquário na sala. Pra isso, terei de colocar a TV na parede, mas ainda preciso resolver o móvel em que colocarei o aquário. Quero ver se encontro algum rak resistente, uma vez que alguns eletrônicos ficarão no rak, será mais fácil do que fazer ou comprar um móvel para o aquário e comprar um móvel pequeno para os eletrônicos....
Henardj, sou de Votorantim, interior de São Paulo.
Infelizmente ainda tenho que resolver o quesito espaço, tendo em vista que moro em um apartamento pequeno. Vou montar o aquário na sala. Pra isso, terei de colocar a TV na parede, mas ainda preciso resolver o móvel em que colocarei o aquário. Quero ver se encontro algum rak resistente, uma vez que alguns eletrônicos ficarão no rak, será mais fácil do que fazer ou comprar um móvel para o aquário e comprar um móvel pequeno para os eletrônicos....
Henardj, sou de Votorantim, interior de São Paulo.
- Marcos C Alonso
- Montador
Boa noite!
Estava lendo esse tópico: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=33359.
Fiquei curioso. Quando tinha o aquário antigo, de 45l, não tinha plantas e tinha apenas um kinguio. Eu fazia TPA´s de cerca de 20% do volume a cada 10/15 dias. Nunca tive problemas. Usava água da torneira, tratada com alcalinizante/acidificante dependendo do ph test, que onde eu morava oscilava muito. Deixava a água dormir por uns dois dias e fazia a TPA.
Depois de ler esse tópico, fiquei até preocupado. Como os amigos sabem, estou na fase inicial do planejamento do plantado de 200l, mas moro em um apartamento pequeno e não tenho a mínima condição de usar água acondicionada em reservatórios para fazer as TPA´s, como um dos colegas do tópico em questão, que inclusive tinha dois reservatórios (um deles com pedra e lodo).
O fato de eu fazer as TPA´s num aquário plantado com água da torneira, tratada e dormida por uns dois dias prejudicaria em alguma coisa? Por fazer as TPA´s assim, terei de fazer em intervalos menores as TPA´s?
Abraço!
Estava lendo esse tópico: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=33359.
Fiquei curioso. Quando tinha o aquário antigo, de 45l, não tinha plantas e tinha apenas um kinguio. Eu fazia TPA´s de cerca de 20% do volume a cada 10/15 dias. Nunca tive problemas. Usava água da torneira, tratada com alcalinizante/acidificante dependendo do ph test, que onde eu morava oscilava muito. Deixava a água dormir por uns dois dias e fazia a TPA.
Depois de ler esse tópico, fiquei até preocupado. Como os amigos sabem, estou na fase inicial do planejamento do plantado de 200l, mas moro em um apartamento pequeno e não tenho a mínima condição de usar água acondicionada em reservatórios para fazer as TPA´s, como um dos colegas do tópico em questão, que inclusive tinha dois reservatórios (um deles com pedra e lodo).
O fato de eu fazer as TPA´s num aquário plantado com água da torneira, tratada e dormida por uns dois dias prejudicaria em alguma coisa? Por fazer as TPA´s assim, terei de fazer em intervalos menores as TPA´s?
Abraço!
- Josué
- Ciclador
eae Marcos
eu não entendi ao certo seu problema.
não vejo problema nenhum em deixar a água descansar por uns dias antes de ir ao aquário, é até indicado fazer isso.
abraço
eu não entendi ao certo seu problema.
não vejo problema nenhum em deixar a água descansar por uns dias antes de ir ao aquário, é até indicado fazer isso.
abraço
- Alexpf
- Plantador
Não vejo nenhum problema em não descansar a água, desde que se use um bom condicionador. Quando for fazer a TPA já prepare a água nova com o condicionador,
quando terminar de retirar a água da TPA o condicionador já teve tempo de agir. Gosto muito do Mydor Dechlor-ease, rende bastante.
Procure montar um aquário com a largura igual ou maior que a altura, assim você poderá trabalhar melhor o layout, e terá um aproveitamento melhor da
iluminação. Fica muito bom a medida de 100x45x45.
quando terminar de retirar a água da TPA o condicionador já teve tempo de agir. Gosto muito do Mydor Dechlor-ease, rende bastante.
Procure montar um aquário com a largura igual ou maior que a altura, assim você poderá trabalhar melhor o layout, e terá um aproveitamento melhor da
iluminação. Fica muito bom a medida de 100x45x45.
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva
Alex G. dos Santos Silva
- Marcos C Alonso
- Montador
Na verdade, eu sei que é recomendado que a água descanse antes da TPA. Acontece que no tópico que eu citei, alguns aquaristas comentaram que possuem reservatórios consideravelmente grandes, onde a água descansa por muitos dias. Um dos aquaristas possui um recipiente inclusive com pedras e lodo, do qual ele tira parte da água que usa para fazer a TPA, misturando com a água do outro reservatório. Essa é minha dúvida: não tenho espaço para ter um reservatório grande onde possa deixar a água descansar por muitos dias, ou usar água de algum recipiente onde tenha até mesmo lodo. Não há problemas então em usar água descansada por poucos dias, quando se trata de um plantado em vez de procedimentos mais complexos como os citados pelos colegas?
Além disso, ao fazer a TPA, além da preocupação com a acidez ou alcalinidade da água que resultar da mistura da água nova com a água do aquário, que outras preocupações preciso ter?
Alex, o aquário que estou namorando tem as seguintes medidas: 110x40x50. Esse condicionador que você mencionou é para remover resíduos de cloro da água? Ou tem outras funções?
Valeu!
Além disso, ao fazer a TPA, além da preocupação com a acidez ou alcalinidade da água que resultar da mistura da água nova com a água do aquário, que outras preocupações preciso ter?
Alex, o aquário que estou namorando tem as seguintes medidas: 110x40x50. Esse condicionador que você mencionou é para remover resíduos de cloro da água? Ou tem outras funções?
Valeu!
- Josué
- Ciclador
não vejo problema algum em deixar a água descansar por poucos dias, importante é que a água descanse e esteja adequada para ir pro aquário e com os mesmos parâmetros do aquário ou o mais próximo possível.
outras preocupações é deixar a temperatura igual a água que se encontra no aquário.
outras preocupações é deixar a temperatura igual a água que se encontra no aquário.
- Marcos C Alonso
- Montador
Já ouvi alguma coisa a respeito da reposição de nutrientes na água... como isso é feito? É sempre necessário?
Já estou praticamente definindo como será o móvel para o aquário. Aí preciso esperar até que a estrutura dele esteja pronta e seja entregue para que eu possa providenciar o acabamento. Meu rack antigo vai embora, entra o móvel novo, que terei de finalizar e acabar antes de providenciar a montagem do aquário mesmo....
A idéia para o móvel veio do fórum mesmo, do FVM. Assim que a coisa tomar forma, vou atualizando as informações aqui.
Já estou praticamente definindo como será o móvel para o aquário. Aí preciso esperar até que a estrutura dele esteja pronta e seja entregue para que eu possa providenciar o acabamento. Meu rack antigo vai embora, entra o móvel novo, que terei de finalizar e acabar antes de providenciar a montagem do aquário mesmo....
A idéia para o móvel veio do fórum mesmo, do FVM. Assim que a coisa tomar forma, vou atualizando as informações aqui.