[Reformulação] Nano 24 litros - Camarões

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Renato Suassuna
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

[Reformulação] Nano 24 litros - Camarões

Postby Renato Suassuna » 01 Sep 2013, 23:14

Olá, pessoal!

Antes de mais nada, gostaria de elogiá-los pela quantidade de informações de qualidade que aqui existem! Já li muito, eliminei falsas crenças, sanei algumas dúvidas, criei muitas mais...

Então, a questão é que, quando criança, meu pai montou um aquário pra mim, e na manutenção dele, era feito tudo o que descobri aqui que não se deve fazer. Agora, por minha iniciativa, quero criar um Betta em boas condições, lógico que dentro das minhas possibilidades financeiras de estudante.

Fiquei ENCANTADO com esse aquário aqui: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=31926. O problema é que moro em Natal-RN, e não existem (se existem, desconheço) lojas de qualidade por aqui. As poucas que existem tem pouquíssimas opções e a preços ABSURDOS. Outro dia, quase me sinto obrigado a salvar um lindo Betta azul que estava encarcerado num vidro com cerca de 500ml de água, quase gasto todas as minhas economias e trago logo tudo pra casa, porque até um aquário recém-montado seria melhor que aquilo pra ele... Mas, resisti.

Pretendo então ir numa vidraçaria e pedir pra montar um aquário, comprar pedra/cascalho e alguma planta, algo bem simples, pra começar. A princípio, não pretendo usar filtro, li que o beta é capaz de subir à superfície para respirar.

Preciso de sugestões de medidas, de que tipo de planta usar, se existe algum tipo de cascalho específico, e, minha dúvida principal é quanto ao processo de ciclagem. Eu realmente preciso de uma colônia de bacérias tão desenvolvida pra "manter" um Betta só? Outra coisa, sempre quando li sobre ciclagem estava associado a filtros biológicos, químicos, "mídias" (o que é isso?) e não vou (não pretendo, pelo menos) ter filtro no meu aquário... Enfim, tô meio perdido nessa parte!

Perdão pela enxurrada de dúvidas, mas cheguei a um ponto que, quanto mais lia, mais confundia! :?
Last edited by Renato Suassuna on 26 Aug 2014, 22:35, edited 3 times in total.

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1

Re: Iniciante - Aquário para Betta

Postby Xica » 02 Sep 2013, 09:16

Bem-vindo ao AqOL, Renato.
O aquário do Fabio é muito bonito mesmo. Suas dúvidas.
Tenho um aquário aqui com medidas boas para um betta macho. 35 cm de comprimento, 25 cm de altura, 18 cm de largura, um volume de quase 16 litros e feito com vidro 3 mm. Detalhe: o vidro deve ser colado com silicone próprio para aquários; aqui uso Siltrade. Lembre que bettas saltam, então uma tampa é recomendável.
Substrato tem alguns bem em conta como areia de rio, de filtro de piscina e até de construção (esta precisa ser tratada, coisa chata e fácil de fazer). Não deve usar mais que dois quilos.
Plantas sugiro cabomba e musgo de java. Baratas e fáceis de encontrar. Bettas gostam de plantas que cheguem próximo a superfície.
Coisas que precisa ter: testes de pH, amônia e nitrito. São essenciais. E um condicionador de água (Prime, Aquasafe, eu uso Dechlor Ease). Ração específica para betta e, podendo, algum alimento vivo (larva de besouro do amendoim, enquitreia, bloodworms, entre outros).
Mídias são os materiais que ficam dentro de um filtro e têm funções específicas. Há mídias filtrantes mecânicas ou físicas (perlon é a mais usada) que retêm detritos; mídias biológicas (habitualmente chamadas de cerâmicas) onde se desenvolvem a maioria das colônias de bactérias responsáveis pela decomposição de amônia a nitrito e nitrito a nitrato); mídias químicas (carvão ativado ou purigen), responsáveis por retirar elementos que causam odor e cor na água.
Dúvidas, sempre pergunte.
Bom dia!

Renato Suassuna
Montador
Montador

Postby Renato Suassuna » 02 Sep 2013, 10:07

Esse silicone específico que você falou é qual desses? http://www.siltrade.com.br/index.php?op ... 3&Itemid=2

Será que os vidraceiros não tem? Vou ter que comprar fora?

Xica
Equipe AqOL

Postby Xica » 02 Sep 2013, 11:50

O que uso aqui é o de bisnaga azul (silicone manutenção rtv - aquário, freezer, etc, etc). Como não colo aquários, não sei dizer a quantidade necessária.
A não ser que o vidraceiro habitualmente faça aquários, acho difícil que tenha silicone específico para isto.

Renato Suassuna
Montador
Montador

Postby Renato Suassuna » 13 Sep 2013, 22:38

Pra dar uma idéia da qualidade das lojas daqui, fui a uma e a vendedora me mostrou um aquário de mais ou menos 40x30x20 (AxLxP) já com um filtro de fundo e umas pedras VERDES, além de uma planta artificial horrível, tipo um monte de girassóis coloridos. Me ofereceu por 120 reais com a grande vantagem de já poder colocar peixes. Ela ainda olhou pra mim com um olhar maléfico dizendo "MUITOS!" :D

Andei pesquisando e encontrei uma comunidade no falecido Orkut e um pessoal falava de uma única loja de qualidade aqui em Natal. Próxima semana vou ver se ainda existe...

Renato Suassuna
Montador
Montador

Postby Renato Suassuna » 17 Sep 2013, 20:28

Então, por enquanto, mesclando as dicas daqui com as informações do tópico do Fabio...

Aquário
- Dimensões aproximadas ao recomendado pela Xica;
- 35 cm de comprimento, 25 cm de altura, 18 cm de largura, um volume de quase 16 litros e feito com vidro 3 mm.

Filtro
- Decidi usar, por questões de estabilidade, já que é meu primeiro aquário;
- Bettas não gostam muito de correnteza e meu aquário será pequeno. Que filtro usar?;
- Perlon + Mini Siporax + Cerâmica;

Aquecedor com termostato
- 25w (apesar de morar em Natal-RN, pra evitar variações dia/noite.

Substrato
- Apesar de uma idéia inicial de um aquário simples, li em algum lugar que é comum querer incrementar depois e lá vai a bagunça pra trocar o substrato inerte por fértil. Então estou tentado a usar um substrato fértil (qual?).
Existe algum problema em usar substrato fértil com, inicialmente, poucas plantas pra "consumi-lo"?

Tronco ou Rocha
- Vou ver na loja.

Iluminação
- Tenho uma dessas, dá pra aproveitar, por enquanto?

Image

Plantas
- Cabomba
- Musgo de Java
(caso opte realmente pelo subst. fértil, aceito sugestões do que acrescentar)

Fauna
- Betta
- Red Ramshorn, se encontrar por aqui.

Tô com o pé quebrado, então vou aproveitar o tempo "de molho" pra pesquisar e definir bem o que pretendo fazer, pra que a execução ocorra sem problemas! :D

Abraços!

Xica
Equipe AqOL

Postby Xica » 17 Sep 2013, 22:23

Noite.
Filtro gosto bastante do Atman: silencioso e tem regulagem de vazão. Poderia recomendar um HF 100, serviria para seu aquário, mas o espaço disponível para alocação de mídias é tão pequeno que nem vale a pena. Então sugiro o HF 300 que possui mais espaço e terá uso em um aquário maior (creia, você não vai parar neste).
Siporax mini é uma boa mídia biológica, não precisa colocar cerâmicas também.
Para plantas como cabomba e musgo de java esta luminária serve sim.
Fique de sobreaviso: bettas as vezes atacam caramujos.
Sobre substrato fértil, eu passo.
Cuide deste pé e boa recuperação!

Renato Suassuna
Montador
Montador

Postby Renato Suassuna » 17 Sep 2013, 22:57

E a velocidade do HF 300 não vai incomodar o Betta?

Xica
Equipe AqOL

Postby Xica » 18 Sep 2013, 08:20

O filtro tem regulagem de vazão, o que evita este problema.
Bom dia!

Renato Suassuna
Montador
Montador

Postby Renato Suassuna » 18 Sep 2013, 09:40

kkkkk, como não pensei nisso?

Nunca vi um filtro desses de perto. :lol:

Alguém pra falar do substrato?