Antes de mais nada, gostaria de elogiá-los pela quantidade de informações de qualidade que aqui existem! Já li muito, eliminei falsas crenças, sanei algumas dúvidas, criei muitas mais...
Então, a questão é que, quando criança, meu pai montou um aquário pra mim, e na manutenção dele, era feito tudo o que descobri aqui que não se deve fazer. Agora, por minha iniciativa, quero criar um Betta em boas condições, lógico que dentro das minhas possibilidades financeiras de estudante.
Fiquei ENCANTADO com esse aquário aqui: http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 11&t=31926. O problema é que moro em Natal-RN, e não existem (se existem, desconheço) lojas de qualidade por aqui. As poucas que existem tem pouquíssimas opções e a preços ABSURDOS. Outro dia, quase me sinto obrigado a salvar um lindo Betta azul que estava encarcerado num vidro com cerca de 500ml de água, quase gasto todas as minhas economias e trago logo tudo pra casa, porque até um aquário recém-montado seria melhor que aquilo pra ele... Mas, resisti.
Pretendo então ir numa vidraçaria e pedir pra montar um aquário, comprar pedra/cascalho e alguma planta, algo bem simples, pra começar. A princípio, não pretendo usar filtro, li que o beta é capaz de subir à superfície para respirar.
Preciso de sugestões de medidas, de que tipo de planta usar, se existe algum tipo de cascalho específico, e, minha dúvida principal é quanto ao processo de ciclagem. Eu realmente preciso de uma colônia de bacérias tão desenvolvida pra "manter" um Betta só? Outra coisa, sempre quando li sobre ciclagem estava associado a filtros biológicos, químicos, "mídias" (o que é isso?) e não vou (não pretendo, pelo menos) ter filtro no meu aquário... Enfim, tô meio perdido nessa parte!
Perdão pela enxurrada de dúvidas, mas cheguei a um ponto que, quanto mais lia, mais confundia!