Aquário plantado 450 litros - Divisão de ambientes embutido

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
fabillrp
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Aquário plantado 450 litros - Divisão de ambientes embutido

Postby fabillrp » 04 Sep 2013, 11:50

Amigos do AqOL, primeiramente parabéns pelo forum, sou novo por aqui e ja aprendi muito com tanta coisa que pesquisei, e principalmente me apaixonei mais ainda pelo aquarismo.

Mas vamos ao que interessa. Vou montar um aquário embutido na parede, entre a sala de TV e jantar, com vista em ambos os cômodos da casa, e gostaria de dicas e sugestões para não passar dores de cabeça e maltratar os animais e plantas.

Quero frizar que ja tive um aquário quando muito novo e não conhecia nada de aquarismo, portanto prefiro considerar minha experiência como "0". Neste caso, todo tipo de ajuda será muito bem-vinda, por mais simples e obvia que parecer, por isso procurei o forum onde com certeza vou conhecer pessoas que tem o aquarismo como hobby e por isso sentem prazer em falar sobre este assunto, principalmente na hora de ajudar alguem menos informado a não maltratar os peixes e plantas.

O aquário será de 360 litros e terá as seguintes medidas:

Comprimento: 150 cm
Altura: 60 cm
Largura: 40 cm (espessura da parede + estante porta-livros)
Espessura do vidro: 12mm

Explicando como ficará o aquário nos cômodos, na sala de jantar ficará rente a parede, e na sala de TV ficará embutido em uma pequena estante que usarei para por livros, como uma pequena biblioteca. (assim que tiver fotos do local e desenhos do projeto vou postar para melhor entendimento).

A princípio pensei em plantas artificiais, mas depois de ler alguns artigos vi que plantas naturais são essenciais para equilibrio do aquário. Correto?
Neste caso vou preciar de muitas dicas, pois não tenho ideia do que necessito para manter e desenvolver plantas naturais.

Se eu utilizar plantas naturais, obrigatoriamente precisarei de substrato fértil, correto? Preciso de ajuda, não conheço nada de substrato fértil.

Filtro, novamente depois de ler bastante, vou optar por externo, com filtragem mecânica, biologica e química. Se tiverem sugestões de filtros para este volume de aquário eu agradeço, pois li que o ideal seria o filtro ter uma vazão de 5 vezes o volume do aquário por hora, no meu caso, o filtro deverá ter vazão de 1800 litros/hora. Correto?

Acredito que isso ja seja suficiente pra eu efetuar a montagem e iniciar a ciclagem, podendo pensar em peixes mais pra frente.

Gostaria do máximo de ajuda, com sugestões de melhorias no meu primeiro projeto de aquário e correções de erros que eu possa cometer por falta de experiência.

Grande abraço, e aguardo os comentários.

Fábio
Last edited by fabillrp on 18 Sep 2013, 15:07, edited 1 time in total.

Diego Shimizu
Plantador
Plantador

Re: Aquário plantado 360 litros, fauna e flora - Pra surpree

Postby Diego Shimizu » 04 Sep 2013, 12:03

Cara, ates de tudo, bem vindo.

Bom, acho que antes de uma explicação longa e demorada sobre plantas, iluminação, substrato fértil e tudo mais, acho que o mais correto seria orientá-lo quanto ao tamanho do aquário.
Não é possível fazer o aquário um pouco mais largo e mais baixo? Eu recomendaria algo como 150X50X50.

60 cm de altura é muito complicado pra manutenção e pra iluminação, dependendo do tipo de plantas que pretende. Além disso, um aquário muito estreito complica na hora de montar o layout. Experiência própria!

Assim, se possível, considere a possibilidade de rever as dimensões. Quando definir isso, dai podemos entrar nos outros detalhes da montagem.
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

fabillrp
Montador
Montador

Postby fabillrp » 04 Sep 2013, 12:26

Cara, ates de tudo, bem vindo.
Muito obrigado pela predisposição em ajudar Diego.
Não é possível fazer o aquário um pouco mais largo e mais baixo? Eu recomendaria algo como 150X50X50.
Na verdade é possível sim, pois o móvel (estante) que ficará na sala de TV vou mandar fazer, portanto posso aumentar em alguns centímetros, sem problema. E muito obrigado pela dica quanto a altura, vou sim considerar esta sugestão.

Neste caso então, novo tamanho: 150x50x50, total de 375 litros.

Próximo passo? rsrs

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Postby Marcio Vargas » 04 Sep 2013, 12:53

Opa

Bem viando ao AqOL

Faço coro quanto à altura, 60cm é possível, porem dificulta a manutenção, principalmente das plantas. É possível sim, mas já que esta começando, vai com algo que seja mais fácil manter.

Quanto a filtragem, tens que ver se tem espaço para um bom canister, ou pode optar pelo sump lateral. Iluminação o pessoal esta indo de LEDs, que é uma boa opção.

Já leu o tópico do Bruno?

Ele fez um divisor de ambientes mais ou menos do tamanho do teu, o tópico é longo mas lá são debatidos desde aspectos da filtragem ate fertilização e iluminação.

Da uma olhada aqui.

Certamente te trará muitas ideias e já vais voltar com um conceito formado do que quer para o seu.

Da uma lida, e depois volta para nos contar.

abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Diego Shimizu
Plantador
Plantador

Postby Diego Shimizu » 04 Sep 2013, 13:11

Bom, já que agora definiu o tamanho do aquário, o próximo passo seria o filtro.
Como o Márcio disse, uma boa opção seria o Sump lateral. eu mesmo uso esse tipo de filtro. Além do espaço e da facilidade de manutenção, é sem dúvida um dos filtros mais práticos. Isso porque não é necessário investir em uma ou duas bombas de recalque como as utilizadas em Sumps convencionais.
Outra opção sera um canister. Existem diversos modelos no mercado. Existe também a opção de fazer um em casa, com materiais fáceis de serem encontrados. Terá mais informações nas salas de FVM aqui do fórum.
Resumindo: Sua filtragem dependerá do seu espaço e de quanto pretende investir.
Somos construtores de nós mesmos e o ser é construtor do próprio destino....A-OK
Amazônico raiz

ALLAN SOUZA
Montador
Montador

Postby ALLAN SOUZA » 04 Sep 2013, 16:04

Boa tarde amigo,

Também sou novato aqui mas acho que posso contribuir com algumas coisas.
Como já falaram, quanto maior a altura do aquario maior a dificuldade de manutenção, como seu aquario é grande, vai precisar de uma TPA consideravel de pelo menos a cada 2 semanas (imagina você trocar +ou- 100 litros de agua de 15/15 dias? faça de um jeito que vai facilitar pra você).
Outra coisa, já que vai ser um divisor de ambientes, não sei se terá alguma parede em cima do aquario (ou somente a tampa), mas tome cuidado ao optar pela sua flora (plantas), pois se optar por um aquario plantado, além de substrato fertil (há muitas plantas que não precisam, não necessariamente precisa de substrato para se ter flora, pesquise à respeito porque há muitas plantas bonitas para se ter sem substrato fértil) terá que poda-las com uma certa frequencia, é mais uma manutenção para você fazer, então, procure fazer algo prático.
Se você optar por um filtro, aconselho um sump em baixo do aquario já que terá um comodo, ou um filtro canister que teoricamente ocupa menos espaço e também é de facil manutenção. Há varias marcas boas no mercado, JEBO é uma delas, é o filtro mais pratico para o seu caso.
Acho que é isso, se tiver dúvidas pergunte, a galera aqui do forum é bastante prestativa.
abraço e sucesso.

fabillrp
Montador
Montador

Postby fabillrp » 04 Sep 2013, 20:43

Pessoal, muito obrigado pela ajuda até aqui, muito bom participar de um fórum onde tantas pessoas estão dispostas a nos ajudar.
Já leu o tópico do Bruno?
Ele fez um divisor de ambientes mais ou menos do tamanho do teu, o tópico é longo mas lá são debatidos desde aspectos da filtragem ate fertilização e iluminação.
Marcio, muito obrigado pelo link, realmente são muitas paginas e ainda não consegui ler todas, mas está sendo uma leitura muito produtiva pra mim, estou aprendendo e tendo muitas ideias.
Inclusive, vendo o sistema do filtro Sump do Bruno, to convencido de fazer da mesma forma pq vou ter mto espaço pros lados, assim posso fazer o Sump lateral sem necessidade de diminuir o comprimento do aquário.
Valeu mesmo pela dica do link do Bruno.
uma boa opção seria o Sump lateral. eu mesmo uso esse tipo de filtro. Além do espaço e da facilidade de manutenção, é sem dúvida um dos filtros mais práticos. Isso porque não é necessário investir em uma ou duas bombas de recalque como as utilizadas em Sumps convencionais.
Ola Diego, obrigado pelo comentário.

Como eu disse, após ver o projeto do Bruno gostei bastante deste sistema de Sump lateral. Por acaso vc pode me passar um esquema mais detalhado deste sistema na lateral, ou uma explicação da diferença dele para o Sump convencional?
Estou lendo todo o artigo do Bruno mas ainda não vi se ele explica em detalhes o funcionamento do Sump lateral (e já estou na pagina 21 do tópico do Bruno... rsrs).
já que vai ser um divisor de ambientes, não sei se terá alguma parede em cima do aquario (ou somente a tampa).
Ola Allan, muito obrigado pelas dicas.

Então, o aquário ficará embutido em uma parede de aprox. 20 cm de diâmetro, e como o aquário terá 50 cm de largura, de um lado ele ficará aprox. 30 com pra fora da parede, ou seja, sem parede na parte de cima, onde vou fazer uma tampa de madeira pra dar acabamento. Por este lado terei um bom espaço para as manutenções.
há muitas plantas que não precisam, não necessariamente precisa de substrato para se ter flora, pesquise à respeito porque há muitas plantas bonitas para se ter sem substrato fértil.
Essa informação é muito boa, como eu disse não conheço nada de plantas naturais, e realmente não sabia que existem plantas que não necessitam de substrato fértil. Com certeza vou pesquisar sim, porem, sabe como é neh, ninguém gosta de se sentir limitado, imagina um aquário de 400 litros embutido na parede sendo a decoração mais chamativa das suas salas, e vc não poder plantar aquela planta que te encheu os olhos na loja... imagino que não seja possível inserir substrato fértil depois que o aquário já está montado, ciclado e com animais e plantas bem equilibrados... só desmontando tudo e começando tudo de novo. certo ou estou errado?
Se você optar por um filtro, aconselho um sump em baixo do aquario já que terá um comodo.
Por que Sump embaixo e não na lateral? pergunto pois pra mim acredito ser mais fácil um Sump lateral.

Pessoal, agradeço de coração os comentários e aguardo mais, pois sem a ajuda de vocês dificilmente o projeto sairá do papel.

Abraço a todos!

Fábio.

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Postby Marcio Vargas » 04 Sep 2013, 21:01

A diferença PRATICA na localização do Sump não existe.

A funcionalidade vai ser a mesma.

O Sump embaixo te da muito mais espaço para midias, refugio, aumenta a litragem total do sistema (o que sempre é bom), não tira espaço do display.
O Sump lateral tem menos espaço (porem com a mesma funcionalidade), não precisa furar vidros e moveis, é pratico de lidar, não precisa de bombas potentes.

Da uma olhada neste tutorial do Moises Gama sobre como construir um lateral.

O topico do Bruno tem mais pra frente o Sump funcionando.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

fabillrp
Montador
Montador

Postby fabillrp » 04 Sep 2013, 22:23

O Sump lateral tem menos espaço (porem com a mesma funcionalidade), não precisa furar vidros e moveis, é pratico de lidar, não precisa de bombas potentes.

Da uma olhada neste tutorial do Moises Gama sobre como construir um lateral.

O topico do Bruno tem mais pra frente o Sump funcionando.

Abs
Marcio, matou a pau!!

Vou de Sump lateral, e com duas bombas de 1000 l/h (é suficiente? meu aquário ficará com 150x50x50 + 15x50 pro Sump, total 165x50x50).
Quanto ao vidro, 12mm com trava francesa é suficiente?

Filtro resolvido, agora preciso de dicas para CO2, algum tópico de sugestão onde posso aprender mais sobre isso?

Grande abraço!

fabillrp
Montador
Montador

Postby fabillrp » 05 Sep 2013, 09:00

Pessoal, bom dia!

Vou fazer uma lista do que preciso comprar, e gostaria da análise de voces quanto a qualidade, preço e quantidades. Toda ajuda é bem vinda.
Lembrando que estou em Campinas, então se algum campineiro conhecer um bom lugar pra comprar todas estas coisas e com bom preços, por favor, se pronuncie.

Filtro Sump:

(2x) Bomba submersa Resun P1000 1000l/h
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 000-lh-_JM

(1x) Manta acrílica Perlon 1m x 1m
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -lagos-_JM

(1x) Ista Quartzite Glass Cerâmica saco 6 litros - Mídia biologica
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... logica-_JM

(1x) Siporax Sera Professional c/ Biostart 1 litro
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uarios-_JM

(1x) Midia biologica Aquamazon X100 500 g
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-500g-_JM

Materiais de encanamento conforme necessidade.

Por enquanto é isso, vamos por parte pra eu não me perder.

Ja antecipo agradecimentos a quem puder me ajudar.

Abraços!!

Fábio

Return to “Plantados”