Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Jéssica Maciel
Ciclador
Ciclador
Posts: 377
Joined: 20 Jun 2014, 21:41
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Januária MG
Contact:

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby Jéssica Maciel » 04 Jul 2014, 12:32

eu ficaria com paulistinha,e kinguio que sao naturalmente de ph básico quem nao arisca tem + chance de não errar nesse caso
A Terra é somente um ponto azul num vasto Universo mas é a nossa casa e devemos protege-la

User avatar
Marne Campos
Administrador
Posts: 14306
Joined: 17 Sep 2003, 01:42
Photography Portal AqOL: 266
Articles in the Portal AqOL: 55
Aquarium of the Month: 3
Location: Campinas/SP
Contact:

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby Marne Campos » 04 Jul 2014, 16:19

Jéssica,

Não entendi a sua participação na discussão, não errou de tópico?
Marne Campos

antoniopereira
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 15 Jul 2014, 20:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby antoniopereira » 15 Jul 2014, 21:11

Boa noite a todos,amigos sou novo neste fórum e vendo esse post fiquei muito feliz com essa iniciativa,tenho uma luminária de led e apanhei e ainda estou apanhando dela,porque tanto sofrimento? Por que acho que quando acertar o ponto valerá a pena,economia de luz e lampadas ,t5 mesmo sendo trocada a cada ano sai muito caro,tenho um aquário de 162 litros plantado com plantas que gostam de muita luz ,se usa-se t5 iria gastar só lampadas apropriadas em torno de r$ 500,00 por ano,minha lumin`´aria de led originalmente veio com 44 leds de w deixo-a 20cm do espelho dagua,sendo 32 de 10000k e 12 azuis,troquei as azuis por 6500k,conclusão muito forte,desliguei as 12 de 6500k ainda muito forte,dentre essa 32 de 10000k troquei 12 por 12 rosas para dar uma atenuado nos lumens ,muito forte ainda,troquei mais 5 por azuis ,muito forte ainda,tirei todas as 10000k substitui por 6500k que e a melhor faixa e ainda estou achando forte ,mesmo com co2 acima do limite nutrientes dosados de acordo tenho algas,acho que o pulo do gato será esse aparelho ou essa tabela de conversão ,só uma duvida sobre essa tabela,ela é geral ou para cada tipo lampada tem uma tabela diferente ?

User avatar
Julio León
Colaborador
Posts: 586
Joined: 15 Jan 2014, 00:01
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 0
Location: Alemanha

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby Julio León » 15 Jul 2014, 21:21

Olá Antonio,

Tudo bem? Fico contente que tenha mais pessoas procurando essa informação, acho muito importante divulgar. Olha, a 'tabela' realmente é por cada luminária, pois cada uma possui condições diferentes. Por isso achei interessante tentar montar um tópico tipo banco de dados com alguns dados importantes em formato tabela, tipo o trabalho que foi feito nos EUA, no plantedtank.net:

http://www.plantedtank.net/forums/showt ... p?t=160396

A ideia seria replicar o trabalho deles, orientado às luminárias disponíveis no mercado Brasileiro (infelizmente, não poderiamos incluir as FVM - para FVM teriamos que tentar um método estatístico para predizer a intensidade dos LED mais utilizados nos projetos). Seria interessante tentar juntar voluntários para esse projeto, tal vez no aquachurras possamos conversar mais sobre isto.

Com relação ao seu problema, ao invés de tirar os LED, tenta subir mais a luminária. Você teria marca/modelo da sua luminária? Seria útil saber as dimensões do seu aquário, esquema de fertilização, tipo injeção de CO2 e altura da iluminação (acho que é 20cm acima da coluna d'agua?) para tentar entender o problema; geralmente não tudo é culpa da iluminação, mas da soma dos fatores. Se você estiver dosando fertilizantes, é bom saber se tem boa circulação d'agua no aquário também. Ah, que tipo de algas você tem? Verdes, petecas, filamentosas, Green Spot?

Em geral, posso te dizer que subir a luminária 5, 10, 15, 20 cm acima pode dar resultados muito bons, sem tiver que investir muito (apenas no sustema de suspensão). Eu resolvi meus problemas de algas subindo 20 cm minha luminária, pois a iluminação era muito intensa (80-100 PAR no substrato). Agora deveria (segundo tabela, não medi) estar em 40-50 PAR no substrato. Dosando Estimative Index e com 25-30ppm de CO2 e boa circulação, não tenho mais problemas de algas de nenhum tipo.

Abraços!
Julio León

antoniopereira
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 15 Jul 2014, 20:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby antoniopereira » 15 Jul 2014, 22:04

Oi Julio,fico feliz por você ter conseguido se livrar das algas,amigo minha luminária é essa http://www.ebay.ca/itm/Green-element-EV ... 1da&_uhb=1 só que com as modificações que mencionei, deixo ela ligada 8:30 por dia suspensa a 20 cm do aquário,meu ph fica em 6,68 uso o sistema ista de co2 cilindro e solenoide com um ph contoller digital ,kh 6 para dar um ppm de 38 ,pouco acima do normal,uso all in da RC flora 2x por semana do amigo rafael compassi e em breve o RC carbo ,tenho alga filamentosa verde mas bem ralinha e um pouco de ciano,filtro é um canister de 1800l/h com siporax e vou colocar uma bomba de 1000l/h para ter uma maior circulação,se eu soubesse exatamente o par dessa minha iluminação já descartaria uma das duvidas.

User avatar
Julio León
Colaborador
Posts: 586
Joined: 15 Jan 2014, 00:01
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 0
Location: Alemanha

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby Julio León » 15 Jul 2014, 22:22

Oi Antonio,

Que bom que você é ciente das necessidades das plantas. Olha, vou chutar aqui, mas sua luminária é para Reef, não é? As luminárias de marinhos tem um PAR muuuuuito acima do que nós usamos nos plantados, pelos requerimentos dos corais. Além disso, tem o esquema do espectro ser não ideal para plantados (10000K), mas eu acho que o principal problema é que você tem uma luminária forte demais.

Posso assumir que seu aquário é 90cm x 40cm x 45cm? Então você está com 62~65cm de distância entre a luminária e o substrato.

Ideia: Sobe a luminária 60cm acima e testa por 2 semanas. Sem medir PAR, só podemos chutar aqui (Nem LUX vai adiantar com 10000K, pois o espectro que vemos é diferente). Posta uma foto aí, e se você mexer na altura da luminária, posta uma foto do depois. Obs: Mantenha o resto constante; ou seja, CO2, dosagem, alimentação dos peixes, etc.

Abraços!
Julio León

antoniopereira
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 15 Jul 2014, 20:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby antoniopereira » 15 Jul 2014, 22:42

Desculpa não passei as medidas,80x45x45.
Quanto a luminária eu modifiquei ela toda,hj ela tem 17 leds 6500k ,4 rosas e dois azuis,todos com 3w .
ImageImage

User avatar
Julio León
Colaborador
Posts: 586
Joined: 15 Jan 2014, 00:01
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 1
Aquarium of the Month: 0
Location: Alemanha

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby Julio León » 15 Jul 2014, 22:48

Olha só, bonito seu aquário!

Então, 17 LEDS de 6500K de 3W é interessante. Você usou lentes nos LEDs? Isso afeta a penetração da luz (lentes de 60º são bons para deixar a luminária suspensa a poucos centímetros do aquário. Já lentes de 40º ou 30º são ótimos para reduzir as perdas de luz quando suspensas a 30~40cm ou mais.

Consegue tirar uma foto geral do aqua + luminária?

Continuo com a ideia de subir mais a luminária. Tenta 60cm acima do aquário (40cm + do que você já tem). Essas algas que você tem são as que eu tinha (cianos e verdes). As filamentosas, tive pouquísimas, como você.

Abs!
Julio León

antoniopereira
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 15 Jul 2014, 20:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby antoniopereira » 15 Jul 2014, 22:56

Amigo acho que as lentes são 60º,pois o faixo de luz abre bem,amanha bato uma foto dele todo,obrigado por sua ajuda e até amanha :D

antoniopereira
Ciclador
Ciclador
Posts: 137
Joined: 15 Jul 2014, 20:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Iluminação: PAR (Photosynthetically Active Radiation)

Postby antoniopereira » 16 Jul 2014, 11:44

Amigo Julio as fotos que prometi,se vc repara no funda as rotalas indica e algumas arcuatas tem crescido com estiolamento de caule.
ImageImage


Return to “Plantados”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest