DSCN9389 por NELL2BR, no Flickr
Resolvi escrever este texto pra desmistificar muitas coisas que dizem por aí sobre os pequenos Barbos. Sempre ouvimos que eles são agressivos, mas na verdade são curiosos, e o que agente acha ser agressividade é um comportamento natural da espécie.O maior problema é que normalmente colocamos os barbos com peixes mais lentos e o resultado é sempre desastre.
São peixes incríveis, nadam por todo aquário e alegram o ambiente. Acredito que seja uma das melhores escolhas para os iniciantes, que gostam de um aquário bastante movimentado. Tudo que será descrito aqui são observações feitas por mim, não é um estudo cientifico, mas são detalhes que podem ajudar quem tem interesse em montar um aquário com estes pequeninos. Eu só vou falar da minha experiência, são coisas que observei no dia a dia. Desde meu primeiro aquário tenho sumatras.
Como todos já sabem são peixes de cardume e quanto maior o cardume mais, tranquila a convivência entre eles. Hoje considero os Barbos como peixes curiosos, não agressivos como dizem por aí. Tudo que é novidade introduzida no aquário eles cutucam pra saber o que é, não importa se é um tronco uma bomba de circulação, plantas ou peixes. Eles parecem querer explorar tudo de novo que é colocado no aquário.
São peixes de correnteza, uma bomba de circulação no aquário traz a alegria ao cardume que fica horas nadando contra o fluxo d’agua.
Das variações do Sumatra o que percebi serem mais curiosos são os Pandas eles conseguem ser mais chatos que o Sumatra Tigre. Sempre que há introdução de um peixe novo os Pandas são os que mais perturbam a paz do aquário. Pra evitar isso sempre procuro fazer a introdução de novos peixes com as luzes apagadas e deixo o aqua apagado o resto do dia. As outras variações de cor (Red, Verde, Albino, Verde Albino) o comportamento é o mesmo dos Tigres.
Os Barbo Nigrofasciatu são bem tranquilos, se dão super bem em aquários comunitários.

DSCN0084 por NELL2BR, no Flickr
Os machos apesar de brigarem entre si são super tranquilos. Ficam com uma coloração escura e o a cabeça bem vermelha como sangue quando estão brigando eles giram num nado frenético, normalmente pra definir quem é o macho alpha do cardume. Aqui isso acontece principalmente após a TPA, pois a temperatura do aqua muda um pouco.
Segue um vídeo
[youtube]FI0cfKRdnEQ[/youtube]
Os mais tranquilos são os Barbo Titéia, são mais tímidos estão sempre juntinhos. As femeas são um pouco mais territorialistas que os machos, principalmente com outras espécies.
CONVIVENCIA COM OUTRAS ESPÉCIES
Se dão super bem com qualquer Tetras, Melanotaenias e Coridoras nos meus aquários já tive Sumatras Tigre, Panda, Verdes, Albinos, Red, Nigrofasciatu, Gema e Titéia junto com Matogrossos, Tetra Negros, Rosáceos, Glow Light. Inclusive um Tetra Negro era véu e os barbos nunca incomodaram o tetra véu.
Meu aquário com as espécies citadas
[youtube]WTaDmTGnF0o[/youtube]
Nunca deve-se colocar Sumatras com peixes lentos como Acarás Bandeira, Discos e Colisas, é de fato uma combinação desastrosa. Eles possuem o hábito de mordiscar peixes lentos, devendo ser mantidos somente com outros barbos, peixes de fundo ou rápidos.
Opinião prática sobre os Otos. Decida barbos ou otos"limpa-vidro", os dois não tem jeito mesmo.Comecei a pesquisar sobre um peixe que comesse algas e fosse compatível com os Barbos.
Eu tive um pequeno contratempo com algas no meu aquário nada muito preocupante e comprei um SAE Comedor de algas Siames, que os vendedores de BH insistem em vendê-los como Flying Fox ou "Flying Fox Siames"*(peixe q num existe). Agora para o vidro sugiro um limpador magnético. Com relação a coridoras eles se dão super bem tenho 7 albinas no meu aquário com sumatras e eles ficam super tranquilos.
O SAE é esse peixinho aqui

DSCN8800 por NELL2BR, no Flickr

DSCN8796 por NELL2BR, no Flickr
COMPORTAMENTO
Alguns Barbos tem um comportamento submisso, em relação aos outros membros do cardume. Possuo uma femea que apelidamos ela de Cotoco ela deixava todos beliscarem a barbatana da cauda até a barbatana não existir mais. Ela é uma das femeas mais antigas que tenho deve ter uns 3 anos que está comigo.
Tive um caso de um macho de Sumatra verde que perdeu uma barbatana numa briga, depois de um tempo ele passou a deixar os outros peixes beliscarem até ela desaparecer completamente.
DOENÇAS
Percebi depois de perder alguns barbos em tratamento que ao tirar eles do aqua para tratar eles não sobreviviam talvez por estarem sozinhos no aqua hospital.
Tenho 2 fêmeas que já estão a 3 anos comigo que tratei no aqua junto com as outras sem separa-las e elas estão bem até hoje.
PLANTAS
Plantas de folhas mais grossas eles dão super bem...plantas como a rotala wallichii e Limnophila aquatica, não adianta eles depenam a planta toda. Eu amo as duas tentei tê las 2x sem sucesso. Vi um comentário sobre Barbos cutucar o musgo as únicas plantas que meus barbos beliscaram foram as duas que citei meu musgo está lá inteiro e quem se incomoda com eles são somente os nigrofasciatu, os outros nem dão bola. e agora que estão no aquário maior não ligam mesmo!
Olha as fotos quando ganhei as plantas

DSCN1447 por NELL2BR, no Flickr
1 semana depois a rotala e a Limnophila todas depenadas

DSCN1493 por NELL2BR, no Flickr
Quanto mais jovens mais curiosos os barbos são. A medida que vão ficando mais velhos o comportamento vai mudando eles ficam um pouco mais calmos.
Abraços da viciada em barbos!