Eu adoro animais, mas nunca tive um aquario antes. Eu tive pouco tempo para pesquisar, pois tive que ir buscar quase de um dia para o outro por causa da mudança.
É um aquario de 100x50x35, está com uns 140 litros (do 50 de altura apenas 40 estão preenchidos com água) tem algum tipo de adubo no fundo e areia por cima. A plantas da areia já estavam meio estragadas e estragaram mais com o transporte então eu tirei. Só sobrou um tronco com uma planta de folhas compridas naturais. Eu trouxe em torno de 80 litros da água original (era para ser mais mas vazou no transporte) e completei o resto com agua filtrada e com anti-cloro. No primeiro dia acho que a agua estava fria, ficou em 22 graus. Nem da temperatura eu tinha muita certeza, o termostato estava em 24 mas o termometro não saia dos 22. Tinha12 peixes, 4 corydoras, 4 rodostumus, 1 neon, 3 acaras bandeira. Todos chegaram bem, eu recoloquei com cuidado, deixando o saquinho boiando por uns 20 minutos e depois misturando a água devagar até eles sairem dos saquinhos.

Porém no segundo dia notei que eles estavam meio chateados e uma corydora não saiu do cantinho nem pra comer, eu corri na loja (Clube do Aquario) e o Beto me deu várias dicas, comprei um teste de PH e ele me indicou colocar Melafix na água pois podia ser alguma bacteria do transporte. Eu tinha colocado umas pedrinhas brancas, que o antigo dono me deu mas não estavam originalmente no aquario e ele também mandou tirar pois não eram compativeis com o PH. Medi o PH e tava em 6.2, tamponei até chegar em 6.8. Ai notei que a coridora tinha uma mancha vermelha embaixo da nadadeira e coloquei o melafix. Também aumentei a temperatura para 26.
Porém a coitadinha não sobreviveu.

Uma outra passou dia e noite escondida e nem quis comer. Fiquei com medo que ela também estivesse doente, por isso continuei colocando o remedio. Mas no terceiro dia ela já estava futucando o fundo junto com as outras duas.

Eu não vi nada ainda a respeito da dureza da água ou da amonia. Tenho tomado cuidado para não deixar sobrar comida, e dei comida de manhã e a noite.
Hoje me deparei com uma nova preocupação (é a quarta noite do terceiro dia, eu o trouxe na noite de domingo)...
O maior acará (acho que é um marmorato) é o mais pacifico e ele está sendo atacado pelos outros dois. Eu já tinha percebido um pouco disso, mas era menos quando o mais bege se aproximava do laranjinha o preto atacava, achei que era alguma rixinha...
Mas hoje eles ficaram maluquinhos... Os dois estão encurralando o marmorato no canto e atacando-o, é muito cruel, e correm atras dele. Eu notei que água tava em 28 então abaixei para 26. Mas eles só se acalmaram quando apaguei todas as luzes.
Não sei o que pode ser... O marmorato tá com as nadadeiras meio machucadas e to com medo que ele esteja ficando estressado com esse comportamento. Não quero que outro peixe morra!!
O que posso fazer para acalmar os outros dois?
Tava até pensando em colocar uma divisória de vidro apoiada em uma das pedras ou sei lá, para não misturar eles... mas li um monte de coisas que eles ficam melhor em grupo e não sozinhos.
Eu não queria colocar nenhum peixe novo agora... (no máximo pensei em mais uns 4 neonzinhos pois tenho um sozinho e aparentemente eles não gostam)
E também não sei se um bandeira pequeno ia ajudar, e se ele se unir aos outros dois para espancar o pobre marmorato...

Estive pensando se o beje o preto são um casal e querem ficar a sós. Mas eu já notei que mesmo com os dois de um lado e o outro do outro. Os dois vão pra cima dele de repente... ~_~
Tenho pesquisado bastante, mas é muito recente e ainda não foi o suficiente, também tem coisas que só a experiencia mesmo...
Obrigada e desculpe pela mensagem enorme...
Diana