Olá pessoal.. após alguns meses com aqua 100% artificial decidi mudar layout e plantá-lo!Resumo do andamento no ano de 2012..
A fauna está completa já.. espécies simples de comportamento pacífico e todos a alguns meses comigo, faz tempo que não compro peixes novos..
Vamos ao aqua:
Dimensões: 80x50x30 (120L bruto)
Filtragem: HF600 Atman (650l/h) -estou fazendo um canister, mas ainda não está pronto.. (já comprei a bomba Sarlo 2000L/H)
Substrato: (em ordem de baixo para cima)
Laterita
Fertilizante
Humus + Humus Plus
Areia de Filtro (lavada 1000x e fervida por 1 hora)
-- até peneirei areia de construção, lavei diversas vezes.. mas a areia de piscina é muito mais branca e muito menos dispersante na água (qualquer mexida no fundo com areia de construção vira uma neblina de areia)
Iluminação: 60W (3x Lampadas 20w) Vermelha/Azul/Luz do Dia (Acionamento por Timer Digital por 11h:30min por dia - ligo das 19:30 às 07:00 - aproveito para economizar luz na parte da noite mostrando que tem gente em casa hehe)
Decoração: Tronco (ficou em tratamento 1 mês e 10 dias.. nesse tempo fervi 2x) e pedras (fervida 1x por 1 hora) - todos retirados do Rio das Pedras em Penedo/RJ pessoalmente XD.
Termostato: 150w (em 28ºC)
Alimentador automático Resun AF2009-D: 1 volta na manhã e 02 na noite (pouca comida)
O restante alimento manualmente (aliás essa é a melhor parte do aquário né)
PH 7 - 7,2 (tento manter no 7 - neutro)
Temperatura: 28º
1) Ludwigia glandulosa "perennis"###### PLANTAS ######:
2) Anubia anã ??
3)
4) Amazonense (já tirei 16 mini amazonenses hehe agora não deixo mais se reproduzir..)
5) Samambaia d'água (planta com crescimento absurdo.. se não podar vai ter só samambaia no aqua..)
6) Vallisneria americana "Natans" (crescimento rápido.. planta dá trabalho no sentido de exigir podas frequentes.. quinzenais/semanais..)
7) Acorus, Verde e Branco Crescimento lento, porém é muito bonito! Futuramente compro mais!
###### PEIXES ######:
9x Paulistinha (comprei as 9 de uma vez; depois de algum tempo percebi que uma era diferente! É um paulistinha véu hehe é a mais abusada e parece que é a líder das demais...)Superfície:
7x Tanicts Peixes miudinhos... ativos (menos que os paulistinhas) e bem bonitos.. inicialmente eram 9 (mas, logo nos primeiros meses perdi 2..., os outros 7 estão super saudáveis a muito tempo.. 13.04.12)
3x Cruzeiro do Sul Minhas manjubinhasMeia água:
9x Tetra Fantasma Vermelho Há tempo tenho dúvida se é realmente esse nome ou simplesmente Mato-grosso (mto resistente)
5x Tetra negro (como a maioria dos Tetras.. se destaca pela resistência..)
1x Colisa Azul
1x Colisa Mel
8x Barbo Gema (na loja em que comprei está como Barbo Ouro, mas acredito que sejam Gema)
5x Molinesia (peixe de meio que ajuda na limpeza, pois como bastante alga..)
4x Plati Azul Deram 11 alevinos (em crescimento)
2x Cascudo Barbudinho Nunca tive um peixe tão resistente quanto esse... Cascudo de ferro..Fundo e equipe da limpeza:
2x Coridora Tigre Esse peixe tem que comprar o grupo todo que você quer, tinha 3 e comprei 2 para compor 5... nos 2 dias seguintes as 3 antigas estavam mortas com ferimentos e tenho as outras 2 faz tempo já...
3x Camarão Fantasma (01 dos 4 morreu... conseguiu entrar no filtro ) Os demais estão muito bem a um bom tempo... muito bom
1x Caramujo (ampulária) 100% ajudam bastante na limpeza e não dão trabalho! (inicialmente tinha 2, mas 1 acabou morrendo... os peixes o devoraram após de morto, mas não tenho certeza se foram eles que mataram, apesar de achar isso...)
1x Gold Alga Eater Comprei no dia 17/03/2012 (muito cedo para comentar sobre esse peixes. Como não tive sucesso com os otocinclus, que morreram sem motivo aparente estou tentando com esse novo comedor de alga. Os otocinclos (limpa vidros comuns) custaram 1 real cada hehe esse Gold foi 12,00.. então estou começando com apenas 1 e, também li que é semi-agressivo com a espécie..
Hoje 13/4/12, praticamente um mês completo que tenho esse peixes, posso dizer que é um peixe excelente! Super ativo, "trabalhador" e o único problema que vi foram algumas investidas contra o Labeo Frenatus.. nada demais..
Compartilhando experiências negativasEspécies que não tive sucesso:
2x Peixe Vidro Indiano (peixe mto sensível, não compro mais)..
6x Otocinclus (perdi muitos desse peixe e não sei o motivo... desisti dessa espécie!)
2x Peixe agulha, vulgo Cachimbo Esse peixe simplesmente morre porque é muito difícil de comer em cativeiro, duraram +- 01 mês e, nesse tempo nunca vi comer.. Tem que ter uma alimentação especial direcionada a eles e ter sorte (eu Desisti dele após as perdas.. )
Vídeo:
[youtube]T503yEM29us[/youtube]
Em breve faço um com melhor qualidade.
09/05/2012 (com mais plantas) a qualidade da foto não ficou muito boua...DESENVOLVIMENTO (DATA DECRESCENTE)
13-04-2012 (dado um trato no aquário, sifonei o fundo e removi um pouco de areia que estavam com algas e completei os "buracos" com areia nova; fiz uma tpa um pouco maior (= água mais clara) e podei a mata) E tirei uma planta (parece alguma anubia) do fundo do aquário e coloquei na frente... está logo a direita..)
15-03-2012 (preciso podar urgentemente..)
19-02-2012
- Samambaia d'agua cresceu bastante.
- Estou deixando a Valisneria ficar com a folha na superfície, mas algumas delas já exageraram preciso podar..
- Ludwigia glandulosa "perennis" solta muita folhas e sempre renova com novas.. é uma planta que requer mais cuidados que as demais..(quanto a limpesa)
- A amazonense está se reproduzindo.. reparem nas mudas nascendo no "caule" sobre ela..
30-01-2012 (Adicionado Fundo Preto)
29-01-2012
Ludwigia glandulosa "perennis" está crescendo rápido.. e as folhas inferiores estão soltando enquanto ao topo nascem novas... tende a ficar uma mini árvore no aqua
24-01-2012 (11 dias depois..do plantio)
13-01-2012
-Montagem-----------------------------------------------------------------------------
O Tronco:
ILUMINAÇÃO (12h/dia)
3x Lâmpadas 20W (1 luz do dia, 1 azul 7.5K e 1 vermelha 7.5K)
Preparação do Substrato:
1ª Camada: Lateria
2ª Camada: Fertilizante
3ª Camada: Humus
Usei:
4ª Camada: Areia de filtro p/ piscina
Decoração:
Tronco+ Pedras
########ATUALIZAÇÃO########
Aquário plantado! Agora é só identificar todas as plantas
########ATUALIZAÇÃO########
PRÓXIMOS PASSOS:
(mais atualizações nas respostas ao decorrer do tópico)-Montar canister com tubo PVC 150mm (bomba vazão 2000l/h) em andamento!!!
-Comprar fundo preto para o aqua.
-Comprar musgo de java para o tronco.