
Gostaria de mostrar meu aquário, que depois de um longo e penoso processo no qual me deu muito trabalho ficou do jeitinho que eu queria.
Foram 02 fases distintas; a fase 01 que foi apenas sofrimento e a fase 02 que até agora me deu mais alegrias do que tristeza.
Vamos lá:
FASE 1
O meu retorno se deu no ano passado e a princípio eu queria apenas um aquário com pedras, peixes e nada mais, porém com a sugestão dos amigos, sempre mostrando os benefícios das plantas naturais, resolvi tentar montar um aquário com plantas.
Iniciei com um tanque de 160 litros , com Húmus de minhoca, CO2 caseiro, areia de filtro de piscina, um tronco, iluminação de 0,7 W , filtro externo de 650 litros e um pouco de Siporax Mini + Purigem e bandeiras como foco principal.
Infelizmente minha alegrai durou pouco, pois logo após a ciclagem, tudo desandou e perdi dezenas de peixes, se contar que minhas plantas nunca progrediram, mostrando sempre sérios sinais de deficiência de nutrientes e outras coisas que nunca soube explicar.
Início da ciclagem: 04/10/2011

Após a chegada das plantas:

Após alguns dias, sintomas de deficiência nas plantas.

Algumas plantas resistiram, mas o aquário nunca ficou livre das algas marrons.


Durante esse período eu dei muito trabalho aos membros do AqOL, pois meu aquário nunca se estabilizava e eu perdia muitos peixes com frequência, o mais intrigante é que a maioria dos meus peixes morriam logo nas primeiras 24 horas e os que aguentavam a adaptação jamais mostravam alegria, viviam pelos cantos e pouco se alimentavam, dessa maneira meu aquário vivia muito sujo devido ao excesso de comida que se acumulava no fundo, pois como disse, eles comiam muito pouco.
Finalmente, depois de tantas tentativas, um membro abençoado me perguntou de onde era proveniente minha areia de piscina e eu falei que ela era reutilizada, então dai surgiram muitas dúvidas quanto à inércia da mesma, pois como ela já tinha sido usada, provavelmente ainda continha muitos resíduos químicos que possivelmente estavam matando meus peixes e atrapalhando o desenvolvimento do aquário.
Resolvi então desmontar todo aquário e recomeçar do zero, dai por diante começou a fase 2.
Fim da fase 01 – Março/2012
Vamos a ela:
FASE 2 – Início em Abril 2012
Antes de iniciar a montagem, tratei de reforçar a filtragem com a construção de um canister caseiro.
Seguem as fotos:

03 litros de cerâmica

Fiz a nova montagem mudando algumas coisas, tirei a pedra que me parecia desproporcional ao aquário e deixei somente o tronco, tinha em mente copiar o Layout de um aquário que acho muito lindo, mas nunca consegui hehehe, segue o modelo de inspiração, mas que não consegui recriar hehehe

Com esse modelo em mente iniciei a nova montagem somente com algumas plantinhas que eram remanescentes da outra montagem.

Infelizmente não pude comprar as plantas que desejava para seguir com o projeto adiante, pois eu precisava de muitas coisas e não dispunha de capital no momento, então optei por manter o substrato inerte e fiz a aquisição dos produtos RC Flora, que até hoje nunca me decepcionaram e mostram que são realmente muito bons.
Após a mudança de planos, adquiri na cidade algumas plantas mais tradicionais e meu aquário ficou com a seguinte flora:
01 Amazonense
Valisnérias
01 Higrophila Disformis
03 mudas de Higrofilas Rio
5 mudas de Rotalas
Ficou assim:


Infelizmente as Valisnérias não se adaptaram com o Carbono liquido e a maioria morreu, no entanto todas as outras plantas evoluíram muito.
Após alguns dias resolvi colocar uma garrafada de CO2 pra dar um UP e realmente eles se desenvolveram bastante.
Fotos do dia 27/06



Fotos dia 01/07

Quando chegou nesse estágio eu parei como o CO2, fiz uma poda e replantio e decidi que de agora em diante eu só deveria manter o aquário.
Nesse mesmo dia tive a brilhante ideia de introduzir 20 neons + 05 Rodostomus no meu aquário de uma vez só.
O resultado não poderia ser outro, meu aquário quase entra em colapso e acredito que por ter parado com a adição de CO2 no momento que introduzi os peixes, a amônia subiu lá nas alturas e a água começou a turvar de maneira perigosa, felizmente alguns procedimentos de urgência foram feitos, tive o auxílio precioso do Katsuzo e do Rafael Compassi nessa hora, e finalmente consegui reverter à situação e estabilizar o aquário novamente.
Dias de preocupação:


Depois de muitas Tpas, administração correta dos nutrientes, apagão de 02 dias com adição de carvão ativo + purigem e filtragem a todo vapor tudo entrou nos eixos.

De agora em diante pretendo manter o aquário apenas com a adição dos nutrientes e do carbono liquido, pois desejei desde o início um aquário com plantas e acho que finalmente atingi meu objetivo e confesso que ele ficou do jeitinho que eu queria.






É isso pessoal, agora é só alegria.
Gostaria de agradecer imensamente ao pessoal do fórum que sempre estão dispostos a ajudar, seja através dos tópicos ou através das mensagens particulares.
Em breve pretendo montar um nano pra mim, mas tenho em mente um plantadão, com um belo carpete e espécies mais exigentes de plantas, mas enquanto esse dia não chega, vou curtindo o meu com essas plantas mais simples que tenho certeza me ajudarão a adquirir experiência, pois sei que dificuldades ainda surgirão isso me torna a cada dia que passa, um aquarista melhor.
Obrigado e abraço a todos