Olá Pessoal
Hoje tirei o dia para visitar um velho conhecido e profissional que admiro muito, o Luiz Wada.
O Wada é um dos maiores criadores de Discos e Tetras que eu conheço, passar o dia lá conversando com o cara é um prazer imenso, o que você aprende em alguns minutos é algo que livro nenhum ensina.
O que pouca gente sabe é que boa parte dos Tetras, Rásboras e Dânios que encontramos nas lojas por aí e que muitas vezes são vendidos como importados, são "importados do Wada", mais precisamente de Suzano-SP. Ví muitas espécies começarem a chegar nas lojas pelas mãos desse incrível criador e muitas chegarão em breve como poderão ver ao longo da postagem.
Vamos às fotos:
A chegada.
AqOL no pedaço!
Pegando Luiz Wada com a mão na massa.
Vista de uma das estufas
Alguns dos Discos criados pelo Wada.
Matrizes de Bandeiras.
Além de Discos e Tetras, ele também têm se dedicado à criação de Lebistes (Guppys)...
... e Neons. Havia um aquário cheio de alevinos de Paracheirodon axelrodi também, desmentindo o mito que Neon Cardinal não cria em cativeiro (na hora lembrei do Katsuzo Koike).
Variedades de Dânios
Agora o que veremos em breve nas lojas graças às mãos mágicas de Luiz Wada:
Tetra Blue Berry (Inpaichthys sp.)
Coridora Negra (Corydoras sp.)
Ramirezi Azul (Mikrogeophagus ramirezi var.)
Uma foto com o mestre.
Não poderia deixar de dizer que além de um filhote de Disco Red Diamond (o primeiro não-selvagem do meu aquário) ganhei também um poster do Wada que desejava há tempos... Esse vai para o "Recanto do Aquarista" quando ficar pronto.
Para quem quiser conhecer a Psicultura Wada, além de lojistas, ele também atende aquaristas. O endereço é Rodovia Índio Tibiriçá, 15635 - Vila São Pedro - Suzano tel.: 11-47426583. Se chegar lá e disser que ficou sabendo através do AqOL, ele dá 10% de desconto (se der mesmo, me avisem que volto lá comprar mais algumas coisinhas... ).
Visita à Piscicultura Wada
Moderator: Equipe AqOL
- Marne Campos
- Administrador
- Photography Portal AqOL: 266
- Articles in the Portal AqOL: 55
- Aquarium of the Month: 3
Visita à Piscicultura Wada
Marne Campos
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- Katsuzo Koike
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 2
- Articles in the Portal AqOL: 12
- Aquarium of the Month: 0
Re: Visita à Psicultura Wada
Grande Marne, nota 10 esse seu post, e as fotos estão ótimas. A visita deve ter sido legal...Todo respeito a esses criadores brasileiros de aquarismo, pela coragem e perseverança. Torço muito para que se desenvolva a produção de peixes ornamentais em nosso país. Esses tanques de fibra com janelas eram os que eu falava aqui no Fórum, que meu pai, engenheiro de pesca e japonês, fazia tanto quando eu era pequeno. Cada criador tem seus métodos, técnica e manhas para cuidar e produzir peixes. E obrigado pela lembrança com os neóns, meu amigo. Hehe. De fato, eu não havia visto reprodução deles fora do contexto amazônico (o pessoal - técnicos- de Belém e Manaus os reproduzem também). É raro ver isso como algo planejado, e não como algo casual, acidental ou eventual, que vez ou outra ouvimos notícias. Grande abraço, rapaz!
-
- Ciclador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
Fala grande,
Legal as informações sobre criação dos tetras. Não condeno os lojistas em falarem sobre importados, pois têm que garantir o deles $$$ .
Aproveito este, pra dizer que aqueles "matinhos", (apelido dado pela XICA) estão indo bem aqui no aqua. Alguns amarelados e outros já chegando nas alturas, mesmo com cascalho de rio e sem co2.
[]'s
Legal as informações sobre criação dos tetras. Não condeno os lojistas em falarem sobre importados, pois têm que garantir o deles $$$ .
Aproveito este, pra dizer que aqueles "matinhos", (apelido dado pela XICA) estão indo bem aqui no aqua. Alguns amarelados e outros já chegando nas alturas, mesmo com cascalho de rio e sem co2.
[]'s
Boas lembranças de um sonho realizado: Malawi 540lts
- Marne Campos
- Administrador
Katsuzo,
Perguntei ao Wada porque dizem que a reprodução do Neon é tão difícil ou porque não encontramos criadores com tanta frequência quanto outros Tetras. O que ele respondeu foi que até alguns anos a criação não compensava frente à captura, porém os preço do peixe no mercado final têm aumentado e com isso a reprodução começa a valer a pena.
Quando estiver no Brasil, é a esse criador que quero levá-lo. Faço questão!
GuppyCamp,
Que bom que as C. helferi se adaptaram bem, amanhã estou enviando algumas para quem os batizou de "matinho", espero que no aquário dela também se desenvolvam bem.
Perguntei ao Wada porque dizem que a reprodução do Neon é tão difícil ou porque não encontramos criadores com tanta frequência quanto outros Tetras. O que ele respondeu foi que até alguns anos a criação não compensava frente à captura, porém os preço do peixe no mercado final têm aumentado e com isso a reprodução começa a valer a pena.
Quando estiver no Brasil, é a esse criador que quero levá-lo. Faço questão!
GuppyCamp,
Que bom que as C. helferi se adaptaram bem, amanhã estou enviando algumas para quem os batizou de "matinho", espero que no aquário dela também se desenvolvam bem.
Marne Campos
- Xica
- Equipe AqOL
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
- Aquarium of the Month: 1
Ah que inveja de não poder visitar esta piscicultura!
Marne, aquele corydoras negro será que não é um endêmico da Venezuela?
Será que ele vende para algum lojista aqui de Ctba? Estes corys eu queria!
No aguardo dos matinhos!
Abraços.
Marne, aquele corydoras negro será que não é um endêmico da Venezuela?
Será que ele vende para algum lojista aqui de Ctba? Estes corys eu queria!
No aguardo dos matinhos!
Abraços.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
Espetacular.
Parabéns ao Sr. WADA!!!!!!!!!!!
Sucesso a ele!!
Parabéns ao Sr. WADA!!!!!!!!!!!
Sucesso a ele!!
- marcelojc
- Plantador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
Bela "granja" de peixes , parabéns ao Sr. Wada ! Em relação à cory , ja vi alguma semelhante sendo vendida na Ecoanimal !
O homem de palavra fácil e personalidade agradável raras vezes é homem de bem (Confúcio)
- Xica
- Equipe AqOL
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
- Aquarium of the Month: 1
Corydoras aeneus Black Venezuela.
http://spectrumaquarium.blogspot.com/20 ... zuela.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem ideia se é a mesma, Marne?
http://spectrumaquarium.blogspot.com/20 ... zuela.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Tem ideia se é a mesma, Marne?
- Marne Campos
- Administrador
Xica,
Já a vi com dois nomes diferentes, Corydoras aeneus "Black Venezuela" e Corydoras sp. "Black Venezuela". O Wada me mostrou numa revista japonesa (ele assina!) onde ela ainda estava sem classificação definidia como no segundo nome, porém encontrei em alguns sites como aeneus.
A Ecoanimal sempre comprou muitos peixes dele, acredito que as de lá também sejam fruto do trabalho do Wada.
O que gostei mesmo foram os Ramirezis "Eletric Blue", e posso assegurar com 100% de certeza que não são tingidos, além da confiança que tenho no criador, havia aquários com eles separados em diversos tamanhos, desde alevinos. Infelizmente não comprei pois ele disse que esses ainda não estão à venda, porém em breve veremos nas lojas.
Já a vi com dois nomes diferentes, Corydoras aeneus "Black Venezuela" e Corydoras sp. "Black Venezuela". O Wada me mostrou numa revista japonesa (ele assina!) onde ela ainda estava sem classificação definidia como no segundo nome, porém encontrei em alguns sites como aeneus.
A Ecoanimal sempre comprou muitos peixes dele, acredito que as de lá também sejam fruto do trabalho do Wada.
O que gostei mesmo foram os Ramirezis "Eletric Blue", e posso assegurar com 100% de certeza que não são tingidos, além da confiança que tenho no criador, havia aquários com eles separados em diversos tamanhos, desde alevinos. Infelizmente não comprei pois ele disse que esses ainda não estão à venda, porém em breve veremos nas lojas.
Marne Campos
- Senfft
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 19
- Articles in the Portal AqOL: 3
Um espetáculo Marne !!! Quem sabe um dia eu não vou fazer uma visita ai em SP e você me leva pra conhecer a estufa do Sr. Wada !
Abração !!
Abração !!
Rafael Senfft