Caixa d'agua

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Shark
Ciclador
Ciclador
Posts: 167
Joined: 28 Sep 2003, 13:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Paranaguá, PR
Contact:

Caixa d'agua

Postby Shark » 30 Sep 2003, 19:27

olá amigos!! sou novo no fórum...e tb sou mais um q entrou para o time de criação de peixes....estou querendo começar criando meus peixes em uma caica da agua q tenho aqui sem usar....de 500 litros...eu tenho um amigo que criava em caixas d agua ficava legal...só q ele nao mora mais na minha cidade e infelizmente nao pode me dar as dicas...por isso conto com vcs....quais os procedimentos passo a passo e os cuidados que devo ter para criair os meus peixinhos na caixa d agua?? um abraço e aguardo repostas... :o

Edson Caetano
Colaborador
Posts: 3046
Joined: 17 Sep 2003, 22:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Vicente/SP - Brasil
Contact:

Postby Edson Caetano » 30 Sep 2003, 19:32

Vai precisar de um sistema de filtragem suficiente para esta caixa d'agua

para 500 litros vai precisar de algo que filtre pelo menos 2500l/h

Da para fazer um dry-wet que ficaria muito bom

Que especie vc quer criar?

Até
Image

User avatar
Shark
Ciclador
Ciclador
Posts: 167
Joined: 28 Sep 2003, 13:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Paranaguá, PR
Contact:

Postby Shark » 01 Oct 2003, 13:54

eu não entendo de peixe.... auqro criar especies simples no começo.....mas meu amigo q criava em caixa d agua não usava neyum aparelho de filtragem...apenas deixava a agua em repouso e depois de um tempo adicionava os peixes...e eles viviam bem...alem de ele ter vários tipos de plantas na caixa d agua.... :D

User avatar
n3w
Montador
Montador
Posts: 90
Joined: 26 Sep 2003, 23:14
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Contact:

Postby n3w » 02 Oct 2003, 00:14

Sem sistema de filtragem não rola... se você não quiser comprar uma bomba de 2500l/h faz o seguinte... meio gambiara mais da certo...
Faz em dois cantinhos um filtro biologico, 4x4 placas, coloca as bombas internas (duas) fortes, coloca uma mangueira na ponta delas e joga a água em um sump com retorno por gravidade e boa :) Fica bom assim, normalmente se usa caixa da água grande para fazer os peixes crescerem, como o papagaio que precisa de bastante espaço... sendo que 500 litros não serve muito para este fim (vai depender da especie)...

ja ne! []'s

Edson Caetano
Colaborador
Posts: 3046
Joined: 17 Sep 2003, 22:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Vicente/SP - Brasil
Contact:

Postby Edson Caetano » 02 Oct 2003, 08:23

Oi Shark

O funcionamento de uma caixa d'agua é o mesmo que um tanque, lago, ou aquario, tem que se ter filtragem para poder criar os peixes adequadamente, talvez vc só ache que não tinha

Para suprir a falta de filtragem vc vai ser obrigado a fazer trocas parciais no sua caixa semanais, de acordo com o numero de peixes que vc comprar

Mas uma sugestão, se vc quer mesmo manter peixes, cria-los, pense urgentemente em adquirir algum sistema de filtragem

CAixas d'águas se não forem plasticas tendem a alcalinizar a água, e como vc não tem preferencia por peixes ainda, e quer algo que seja facil de criar encha esta caixa de Poecilideos (Espadas, Molinesias, PLatys ou Lebistes)

A criação é muito mais complexa do que só jogar eles lá dentro, escolha 1 espécie, e se possivel adquira exemplares de varias lojas, assim aumenta a variedade genetica dos peixes

Até
Image

Délmer Ramirez
Colaborador
Posts: 1549
Joined: 18 Sep 2003, 14:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Contact:

Postby Délmer Ramirez » 02 Oct 2003, 09:35

Oi pessoal.

Olha só , ja tive caixa de agua com carpas e usei filtro biologico de canto, a caixa era de 1000L e eu usei dois filtros, com bombas submersas de 1000L/h. Alem da sifonagem e da troca parcial de agua, eu tinha alguns guapés, cascalho de rio, troncos, tocas de pedras e mais nada. Como as carpas são pouco exigentes com relação a temperatura eu só ligava termostato no inverno e a alimentação era bem variada. Dependendo do que voce vai querer criar nessa caixa é bom voce pesquisar, pois as carpas são resistentes , mas outros peixes possuem caracteristicas proprias com relação a temperatua, pH, alimentação e etc . Ah, a limpeza destes FB de canto eram quinzenais, as sifonagens semanais e as trocas de agua tambem.

Abraços.

User avatar
bragill
Montador
Montador
Posts: 32
Joined: 02 Oct 2003, 19:38
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Campinas - SP

Postby bragill » 02 Oct 2003, 19:46

Olá a todos!

Certa vez eu li que para usar a caixa dágua para criar peixes deve-se pintar por dentro com tinta a base de epóxi, pois o amianto pode eliminar substâncias tóxicas aos peixes.

Talvez isso evite a alcalinização da água...


bragil
O bom não é ser importante: o importante é ser bom!
bRaGiL - Campinas - SP

Edson Caetano
Colaborador
Posts: 3046
Joined: 17 Sep 2003, 22:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Vicente/SP - Brasil
Contact:

Postby Edson Caetano » 02 Oct 2003, 21:35

Oi Bragill

Isso que vc citou é muito bom sim, pintar a superficie interna da caixa com tinta epoxi, da uma boa diminuida nos efeitos do fibrocimento e do amianto, pq isola mais estes materiais com o contato com a água

Porem caixas d'agua com longo tempo de uso já perderam e muito suas caracteristicas, e não tem todo o poder alcalinizante
Image

Délmer Ramirez
Colaborador
Posts: 1549
Joined: 18 Sep 2003, 14:20
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Contact:

Postby Délmer Ramirez » 03 Oct 2003, 08:32

Oi pessoal.

A unica coisa que ainda não sei como eliminar em caixas de amianto é o lodo que gruda nas paredes e fundo, formando uma gosma preta ... Mesmo com um bom sistema de filtragem, ficando a caixa de agua exposta ao tempo isso ocorre e a limpeza disso é um saco ...

Abraços.

User avatar
Shark
Ciclador
Ciclador
Posts: 167
Joined: 28 Sep 2003, 13:37
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Paranaguá, PR
Contact:

Postby Shark » 03 Oct 2003, 13:07

Olá amigos!! bem...como eu havbia dito meu amigo nunca usou nenhum filtro...ele deixou a agua em repouso...planto diversos tipos de plantas..e depois de um bom tempo adicionou um casal...depois eles se multiplicaram....mas ele nunca trocou a água....pois ficava a céu aberto....ele criava até tartarugas.....ficou uma espécie de lago natural...pois a caixa dagua dele era bem maior que a minha....mas era isso que ele fazia....e dava certo.... :D


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest