Aqua 75 litros ! ( meio salobra)

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
caio.mv.7
Montador
Montador

Aqua 75 litros ! ( meio salobra)

Postby caio.mv.7 » 14 Nov 2009, 03:48

Opaa tudo bem galerinha??

Então, eu to com um aqua de 75 L

Pretendo por um casal de mexiricas e fazer esse aqua meio salobra!

tenho em outro aqua um kribensis, que euu tava pensando em or com os futuros mexiricas, os que vi na loja tão bem grandes e bonitos! bem maior que meu krib se o tamnho importar!
e se acaso não puder será que posso por mais algum peixe que se de bem em agua salobra?
e plantas??
espero respostas um abraaço! :D

Blueparadise
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Re: Aqua 75 litros ! ( meio salobra)

Postby Blueparadise » 14 Nov 2009, 20:03

Oi caio.mv.7,

Mexiricas sao peixes lindos portanto seu aquario deve ficar bem legal, olha os kribs até pode ter em água salgada e sao cilcideos entao deve aguentar os mexiricas mas o problema está no pH, pois eles gostam de pH mais para ácido enquanto os mexiricas gostam de pH bem mais alcalino.. :roll:

Peixes que pode por sao as famosas Molinésias, elas gostam do mesmo pH e de água salobra, há varios outros peixes que gostam de água salobra mas no geral sao mais caros e demandam um cuidado bem maior, de uma pesquisada qualquer duvida só pergunta.. :wink:

As plantas nao sei muito bem quais aguentam água salobra mas tente experimentar, as plantas mais resistentes geralmente aguentam bem varios tipos de tipo de aquario e sao baratas, tente olhar da galeria de plantas e sites de plantas que voce encontra as mais indicas para seu aquario.

Abraços

caio.mv.7
Montador
Montador

Postby caio.mv.7 » 15 Nov 2009, 05:17

opa Blueparadise blz?

como eu sempre antes de adquirir um peixe procuro informações, soube por uma delas
que a distribuição do kribensis é bem ampla e pelo que colhi das informações ele deve ficar bem
em um ph em torno de no máximo 7.5 , mais a minha duvida é se ele ficaria bem em agua salobra...
quanto as mollys pode ser uma boa idéia sim, só não queria deixar o aqua monoepécie(só com os mexiricas)
quanto a plantas será que o musgoo de java ficaria bem em agua salobra?
eu moro em santos pertinho da praia, poderia colocar agua salgada mesm ao inves de adição de sal a agua?
uma vez eu tentei criar artemias em um aqua de 20l , e eu enchi ele de agua direto da praia e areia da praia
ambos sem nenhum processo de limpeza e o aqua só com uma bombinha aeradora, joguei elas direto
sem nenhuma adptação, e elas ficaram lá por 1 mes e pouco! só morreram pois eu não sabia como alimentá-las! :(
valeu ae e espero mais respostas! :P

Blueparadise
Montador
Montador

Postby Blueparadise » 15 Nov 2009, 10:06

Oi caio.mv.7,

Entao os kribs aguentam bem varios tipos de pH, quando falei do pH ácido, era o mais próximo de neutro (há bastante contradiçao em pH de peixes :?) , mas nao vejo problem em um pH ligeiramente alcalino para os kribs, em alguns sites falam que os kribensis podem ser colocados em um aquario ligeiramente salobro, entao eu diria que pode por sim, quanto as plantas e outras dúvidas de uma olhada neste link que vai te ajudar : http://www.forumaquario.com.br/portal/tx_brackish.html

Sobre a água de praia eu nao sei dizer se pode por mas eu tomaria muito cuidado porque pode estar contaminada, a densidade de salinidade pode nao estar bom para os seu áquario, mas prefiro esperar alguem mais experiente nisso responder... :roll:

Abraços

caio.mv.7
Montador
Montador

Postby caio.mv.7 » 16 Nov 2009, 01:41

opa!
então amigo ontem bem depois de te responder eu dei uma pesquisada e por coincidencia

foi esse site que voce me mando agora que eu dei uma boa lida!
acho que pelo menos a areia da praia posso usar, desde que eu dê uma boa lavada e uma fervida né?

quanto a agua do mar , ja que a salinidade deve ser bem elevada, será que se eu colocar tipo 1/3 da agua da praia e 2/3 de agua doce taria bom?
ou menos que isso?

já as plantas acho que vou desistir delas pois não seria bom pra elas a salinidade e quero criar seres que vivam bem e não que sobrevivam :(

valeeu ae e espero mais respostas! :D

cetera
Planejador
Planejador

Postby cetera » 16 Nov 2009, 15:56

olá amigo tudo bem?, aquarios de agua salobra são maravilhosos realmente , vc pode optar por um biótopo tipo rio salobro, nesse aquario o ideal émanter uma densidade de 1005 até 1010 , vc pode optar por plantas sem problemas desde que sua adaptação seja gradativa , na minha opinião os mais lindos e interessantes peixes que vc pode manter nesse tipo de aquario são os Abelinhas.
Image

são um pouco dificeis de encontrar , mais tenho um amigo que por motivo de mudança está desmontando seu aquario , ele possui abelinhas com aproximadamente 3 cms , e no maximo 6 meses de aquario ,acredito que vá vende-los , inclusive ele tambem tem um densimetro usado , quem sabe não seja uma opção para pagar mais barato no aparelho? , o ideal no caso da agua é usar um densimetro , pode ser de vidro ou de plastico , assim vc terá maior certeza dos parametros ideais para esses peixes , por exemplo no marinho como é o meu caso, sem densimetro eu estou totalmente "cego" , principalmente na hora de trocas parciais , acredito ser o mesmo caso em aquario de agua salobra , o Mixirica tambem é show , colocaria um grupo deles , são peixes com cores maravilhosas ,grande abraço deniscetera@hotmail.com

Blueparadise
Montador
Montador

Postby Blueparadise » 16 Nov 2009, 21:48

Entao caio.mv.7, acho que a areia voce pode usar sim, procure usar areia de um lugar mais isolado e de uma boa lavada e fervida que deve ser o suficiente. Quanto a água é como eu te falei pode acontecer de contaminar seu aquario caso ela na esteja limpa, mas em todo caso tente fazer como a areia de procurar em um lugar mais isolado, onde nao há tanta movimentaçao, enquanto a salinidade o ideal seria descobrir o valor para calcular a melhor proporçao de água doce x água salgada.. :roll:

No caso das plantas, voce pode até tentar, mas caso voce nao queira pode por plantas artificias que ultimamente esta de excelente qualidade que enganam bem e fica bonito. os objetos de decoraçao (rochas, troncos etc.) para o aquario basta fazer o mesmo da areia que já está bom.. :wink:

Abraços

cetera
Planejador
Planejador

Postby cetera » 17 Nov 2009, 09:45

a proporção de sal (próprio para aquario) , é de 1 colher de chá pra cada 5 litros , isso pra se chegar a uma densidade de 1005 a 1010 , mais essa densidade pode variar de sal para sal dependendo da marca , acho meio complicado usar agua natural , principalmente porque vc vai misturar com agua doce ,a agua salgada natural possui Plankton e Fitoplankton que apesar da maioria não se ver a olho nu estão lá , o choque de densidade ao misturar com agua doce mata esses organismos aumentando a materia organica e consequentemente a amonia , niveis de amonia por menores que sejam em agua alcalina com ph 8,0 são fatais pra qualquer especie , 1 kilo de sal de boa qualidade custa em média R$ 20,00 reais , muito mais seguro em minha opinião , fora que com o indice de dejetos que são jogados no mar não tem como saber concerteza se a agua esta realmente segura para usar no aquario , abraço.

caio.mv.7
Montador
Montador

Postby caio.mv.7 » 19 Nov 2009, 02:57

opa!

blz cetera?

po então cara os abelhinhas são legais mesmo mais creio que o aqua de 75l seria pequeno para
divirdir com os mexiricas =/
quanto ao densimetro obrigado mais eu vejo algum por aqui acho mais facil do que fazer entrega mais valeu!
quanto a o plancton e fitoplancton será que se eu fosse misturando as aguas aos pouco evitaria esse choque de
densidade e os manteria vivos?

Blueparadise

po amigo eu li em um site que 1 litro de agua do mar contem 350g de sal, então como poderia calcular o valor certo?
tem uma praia aqui em guaruja que a agua é bem mais limpa que a de santos, então posso trazer a agua de lá,
o que acha?
quanto as plantas será que poderia colocar alguma algas do mar mesmo?? e acho que optaria pelo mugo de java mesmo
já que ele é beem resistente!

cetera
Planejador
Planejador

Postby cetera » 19 Nov 2009, 10:59

olá amigos , então ...não seria pequeno não , abelinhas são peixes pequenos....de qualquer forma o aquario com os mixiricas vai ficar show ,em relação aos pequenos animais presentes na agua , vc pode fazer um pré-filtro na hora da coleta , isso significa que o plankton e derivados vão ficar no pré-filtro ,e só a agua vai passar........abraço.

Return to “Água Doce”