Edit 01 - 14/07/11
Setup:
- Aquario 70 x 35 x 50
- Filtragem: Aleas Interno 750 l/h - Boyu interno 750 l/h - Mini Canister Boyu 350 l/h
- Iluminação: 2 Fluorescentes compactas 25w 6.500K - 2 Fluorescentes compactas 8w 6.500K ligadas 8 horas por dia com timer (na tampa FVM).
- Iluminação Noturna: Barra de Led azul com 40 cm e 10 Leds ligados por 3 horas apos o desligamento das lampadas (na tampa FVM).
- Aquecimento: Atman 150W automatico.
- Subastrato: Areião de Rio
- CO2 de Garrafada (em breve cilindo FVM)
- Decoração: Rochas e troncos
- 2 coolers na tampa ligados durante 15 minutos 8 vezes ao dia, para secar a condensação e evitar corrosão e apodrecimento.
Fauna:
- 1 Kinguio Comum
- 1 Kinguio Cometa
- 1 Kinguio Telescopio
- 1 Cascudo (ão)
- 2 Molynesias
- 5 Tetra Cardinal
- 1 Betta Femea
- 1 Caramujo (vi uma vez só ele, e não sei de onde veio nem para onde foi)
Flora:
- Musgo de Java
- Echinodorus bleheri
- Mayaca fluviatilis
Fauna (peixes e invertebrados) e assuntos relacionados
Bom Dia a todos.
Sou o Marcio, aquarista a mais de 15 anos, já tive plantados, plantados comunitários, nano reef, já tive beteiras... Faz 5 anos que desmontei meu ultimo aquário por motivos logísticos... Hoje estou estabelecido novamente em residência fixa e meu filho de 6 anos tem insistido muito em ter um aquário, não sei de onde ele tirou esta idéia.
Desta forma resolvi iniciar um projetinho bem simples, bem básico para este reencontro com o aquarismo. Neste tópico vou colocar meu projeto, algumas fotos, algumas idéias, muitas vezes sem pé nem cabeça, porem espero ter os devidos puxões de orelha dos mais experientes e também dicas e orientações. Estou a mais de um mês devorando praticamente todos os tópicos deste fórum e de outros também, optei por registrar-me neste por julgá-lo mais serio e completo.
O movel
Comecei pelo básico, que é o móvel e julgo ser um bom ponto de partida. Utilizei um projeto que garimpei na internet, agora não lembro se foi aqui ou em algum outro local. Ele tem duas portas na parte da frente e também duas prateleiras internas, que na imagem não aparece. Já fiz alguns furos na parte trazeira prevendo a passagem da parte elétrica e também uma futura SUMP ou canister. Por exigência da Patroa, foi pintado de laranja...

A "plataforma" onde vai o aquario tem 90 x 44
Por dentro
Os furos, já pensando em um canister ou Sump.
O Tanque
Meu tanque será de mais ou menos 70l x 50a x 35l, vidro de 6mm, travas francesas em cima e em baixo alem de uma generosa trava central. Vou colocar contact preto na parte de traz. Uma duvida é se devo fazer acabamento com contact preto nos canto, escondendo as emendas do vidro...
FRENTE E COSTAS 2 unidades 70 x 50 6mm
LATERAIS 2 unidades 35,8 x 50 6mm
FUNDO 1 unidade 68,8 x 35,8 6mm
TAMPA 2 unidades 34 x 35,8 2 mm
4 TRAVAS de 68,8 x 3 4mm
4 TRAVAS de 35,8 x 3 4mm
1 TRAVA de 35,8 x 10 4mm
O filtro
Vou utilizar o filtro mostrado neste topico http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=16840.
Utilizarei dois deles colocados em lados opostos do aquário, um com a bamba para cima e outro com a bomba em baixo, desta forma proporcionando uma circulação de água mais “circular”. Será que duas destas vão dar conta?
A Tampa
A tampa vai ser a deste tópico http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... 10&t=19668
Utilizarei este mesmo projeto para fazer a minha, porem como meu aquário vai ter também tampa de vidro, utilizarei duas ventuinhas para através de uma abertura no vidro da tampa empurrar ar fresco para dentro, com isso pretendo aumentar a oxigenação, visto que o ar fresco entra por um lado, forçado pelas ventuinhas e sai por outro. O problema vai ser a temperatura, estas ventuinhas vão esfriar demais a água. (lembrem que estou na serra gaucha, e aqui 0Cº é dia quente para nós no inverno) Colocarei as lâmpadas nesta tampa, conforme sugere o projeto, porem como não terei plantas às lâmpadas serão apenas para fins estéticos, colocarei apenas duas fluorescentes compactas, quem sabe de 11w cada?
Dentro
Dentro do aquário em um primeiro momento terei apenas plantas artificiais. Colocarei algumas rochas e possivelmente algum tronco. Para o substrato pretendo utilizar cascalho de rio bem fino e também algum ponto com areia (qual areia utilizar?). Uma duvida é se coloco o substrato diretamente sobre o vidro ou se mesmo não tendo o FBF coloco umas pacas como base...?
População
Minha fauna será pequena em um primeiro momento. Pretendo ter um pequeno cardume de Tetras (neon) um par de “limpa fundo”, um par de “limpa Vidro”, um par de Acaras e um Betta. Talvez alguém me diga que o Betta não combina com o um comunitário, porem no meu tempo de aquarista ativo eu sempre mantive Bettas no comunitário, inclusive casais...
Eletricidade
Na parte elétrica basicamente terei dentro do móvel uma régua com 5 tomadas. Ela será daquelas com fusível e chave liga/desliga individual por tomada. Terei um timer para as lâmpadas e um timer para as ventuinhas.
Bom, por hora era isso. Oportunamente coloco fotos da montagem do tanque e da montagem dos filtros. Provavelmente já na próxima semana. Espero as considerações dos amigos.