Provavelmente você já leu ou ouviu em alguma ocasião uma pergunta mais ou menos nestes termos: mas você quer um aquário plantado ou com plantas? De certa forma, consolidou-se uma distinção entre uma coisa e outra, mas mesmo sendo este assunto que gere algum debate, apenas para “fins didáticos”, vamos considerar esta diferenciação por agora.
A grosso modo, o aquário plantado é aquele cujo foco são as plantas e todos os recursos serão usados em benefício delas. Substrato fértil, iluminação potente, injeção de CO2, esquema forte de fertilização. Já o aquário com plantas é aquele que muitos de nós temos. Apenas substrato inerte, sem injeção de CO2, iluminação razoável, um pouco de potássio aqui, um tantinho de micronutrientes lá, com plantas que se adaptam a este conjunto de fatores. E claro, os peixes, foco e finalidade de toda a montagem. E é sobre esta segunda opção que quero falar.
Manter plantas em aquário sempre foi lida minha. Tenho kinguios e quando comecei pesquisar com seriedade, só o que lia a respeito deste assunto era o seguinte: kinguios e plantas não combinam; em aquário de kinguios só plantas artificiais; eles desenterram e comem todas as plantas. E por aí a coisa avançava.
Foi muito frustrante este tipo de retorno. Justo o peixe que eu tinha não podia usufruir dos benefícios das plantas? E lá ficava eu matutando que não podia ser assim. Difícil, vá lá. Mas planta alguma? Foi muita leitura até encontrar o tópico de um aquarista que possuía aquário de kinguios com plantas. E pasmem, era possível mantê-los juntos! Foi o ponto de partida. Sei que pareço um disco de repetição, mas plantas fazem um imenso bem para nossos peixes. Muitas vezes sequer precisamos de grande investimento para tê-las. É apenas questão de querer, pesquisar e planejar.
Plantas aquáticas (macrófitas aquáticas) são divididas em grupos, conforme a posição que ocupam na coluna d’água. Desta forma, temos:
• Flutuantes livres, flutuam na superfície e suas raízes não se fixam em qualquer substrato (ex.: aguapé, alface d’água).
• Submersas livres, flutuam livremente abaixo da superfície (ex.: utriculária).
• Submersas enraizadas, crescem totalmente imersas (ex.: elódea, erva d’água mayaca).
• Enraizadas com folhas flutuantes (ex.: lírio d’água, vitória-régia).
• Emergentes ou emersas, apenas raízes ou rizomas ficam submersos (ex.: junco, taboa).
Manter plantas em aquários significa disponibilizar uma série de benefícios à fauna que o habita. Macrófitas aquáticas fornecem uma suplementação de oxigênio além daquele que a água absorve do ar pelas trocas gasosas ocorridas na superfície. Proporcionam áreas de sombra para animais sensíveis a luz intensa. Servem como demarcadoras de territórios, locais de desova e abrigo, tanto para alevinos como peixes adultos. Algumas são excelentes alimentos, a exemplo da lentilha d’água, planta rica em proteína.
Também atuam como purificadoras da água, filtrando os nutrientes nela dissolvidos e usando-os para sua própria manutenção e crescimento. E esta é a parte que mais gosto: plantas aquáticas consomem amônia. Nitratos, você quer dizer. Não, quero dizer amônia mesmo, além de nitratos, fosfatos e minerais. Muitas plantas aquáticas – e isto tem comprovação científica – absorvem preferencialmente amônia a nitratos. Não havendo amônia disponível, então elas utilizarão nitratos.
E por que isto ocorre? Porque o gasto energético da planta é muito menor para consumir amônia do que nitrato. É uma questão de preservação de energia. Desta forma as plantas atuam como filtros, depurando e subtraindo nutrientes para seu uso, tornando a água mais salubre para a fauna. Contribuem também para a redução e controle de algas, não permitindo a existência de excesso de nutrientes dissolvidos, os quais seriam invariavelmente utilizados pelas algas.
Algumas plantas que consomem preferencialmente amônia: Pistia stratiotis, Lemna minor, Elodea densa, Ceratophyllum demersum, Fontinalis antipyretica.
Deixando os aquários um pouco de lado e considerando os corpos d’água naturais, macrófitas aquáticas têm importância relevante como produtores primários, fonte de alimento para peixes, aves e mamíferos. Por necessitarem de altas concentrações de nutrientes para se desenvolverem também são vistas como bioindicadoras de um ambiente. Por exemplo: aguapés e alfaces d’água desenvolvem-se melhor e proliferam bem em ambientes eutrofizados (ricos em nutrientes). Já a presença de elódeas e algumas espécies de ninphoides, indicam ambientes menos eutrofizados. Por esta característica são utilizadas na recuperação de rios e lagos poluídos, considerando que os poluentes são tanto orgânicos (resíduos aninais e vegetais, esgosto doméstico) como inorgânicos (esgoto industrial, produtos de limpeza).
O aumento exagerado destas plantas em um determinado local deve-se basicamente a dois fatores: falta de predadores naturais e aumento do nível de eutrofização, ou seja, maior disponibilidade de compostos nitrogenados e fosfatos. As que se reproduzem com rapidez e facilidade neste caso são Eichhornia crassipes, Salvinia molesta, Elodea canadensis, Pistia stratiotis, Ceratophyllum demersum.
Outra faceta interessante é a utilização de macrófitas aquáticas no tratamento de efluentes, seja de pequenas povoações rurais, aqüicultura, carcinicultura, frigoríficos, hotéis, entre outros. As plantas mais utilizadas, em função de sua capacidade de consumo de nutrientes e despoluição da água, são aguapé e alface d’água. É interessante observar também que o sistema radicular destas plantas retem partículas sólidas em suspenção. Outras plantas utilizadas para esta finalidade são Salvinia rotundifolia, Elodea nuttallii, Wolffia arrhiza, Ceratophyllum demersum, Myriophyllum aquaticum, Spirodela polyrhiza.
Voltando aos aquários, podemos ainda lembrar as montagens de Diana Walstad, conhecidas como Natural Planted Tank ou El Natural, onde uma das premissas é a de que peixes e plantas devem equilibrar as necessidades uns dos outros no pequeno sistema que é o aquário. Por estas e outras que plantas são tudo de bom. Não privem os peixes desta companhia. Sem grande investimento (que há quem não queira e há quem não possa) é possível manter plantas adequadas ao aquário e fauna que ele contém. Ou mesmo adequadas a uma situação esporádica. Em um caso de explosão de algas, quem nunca ouviu dizer “coloque plantas de crescimento rápido?”. Menos nutrientes disponíveis na coluna d’água e as algas tendem a ficar sob controle. Lentilhas d’água adoram isto.
Plantas saudáveis para vocês.
Referências.
http://naturline.pt/referencias.artigos" onclick="window.open(this.href);return false; ... icao1.html
http://www.ipemabrasil.org.br/institutoweb13.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.elacuarista.com/plantas/TZ/walstad.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABYGcAG/macrofitas" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.ufscar.br/~probio/intro_mono_kat.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://theaquariumwiki.com/Walstad_method" onclick="window.open(this.href);return false;
[VIROU ARTIGO] - Plantas no aquário.
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Xica
- Equipe AqOL
- Posts: 7882
- Joined: 29 Jan 2010, 18:19
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
- Aquarium of the Month: 1
- Location: Curitiba-PR
[VIROU ARTIGO] - Plantas no aquário.
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- pauloleal
- Montador
- Posts: 65
- Joined: 13 Aug 2011, 21:34
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Location: São Paulo
Re: Plantas no aquário.
Xica, era tudo que eu estava pesquisando, parabéns, excelente tutorial !!
Paulo H
- Katsuzo Koike
- Colaborador
- Posts: 1995
- Joined: 08 Jul 2010, 16:45
- Photography Portal AqOL: 2
- Articles in the Portal AqOL: 12
- Aquarium of the Month: 0
- Location: Recife-PE
Re: Plantas no aquário.
Xica, excelente trabalho! Esse texto vai ajudar a todos! Abraços!
- cabo
- Ciclador
- Posts: 106
- Joined: 24 Aug 2011, 11:49
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Location: SBO/SP - Americana/SP
- Contact:
Re: Plantas no aquário.
Não deu tempo de ler tudo mas até onde fui deu vontade de trocar minhas artificiais por plantas reais, vamos ver se rola... meu aquário é pequeno tem 10L
posso colocar plantas não é...
posso colocar plantas não é...
Cabo :.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Posts: 4532
- Joined: 22 Jun 2010, 11:33
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
- Location: Veranopolis / Serra Gaucha
Re: Plantas no aquário.
Amigos,
Como já comentei com alguns, quando comecei a minha montagem eu teria plantas artificiais. A Xica (uma das primeiras a responder meu primeiro post aqui) sugeriu, incentivou, orientou no sentido de colocar algumas naturais. Ela falou que haviam muitas plantas que não precisavam de substrato fértil, nem CO2 e nem iluminação especial.
Lá fui eu meio desconfiado...
Hoje afirmo aos amigos que foi a decisão mais acertada que tive em minha caminhada aquática. Comecei com musgo de Java e Amazonense, e hoje tenho umas lá que nem sei o que são. Inclusive algumas estão nascendo "do nada" em partes de cascalho, acredito que as raizes "andaram" por baixo e colocaram brotos.
Comecei sem CO2 e sem substrato fertil, e uma iluminação normal com fluorescentes compactas. Hoje tenho CO2 de garrafada (cilindro de extintor a caminho), continuo com substrato inerte e a iluminação melhorou um pouco. Não troco minhas plantas por nada e pretendo cada vez mais aprimorar o cultivo.
Agora um detalhe que vai bem de encontro ao testo da Xica: Tenho 3 Kinguios, gordos, esfomeados e arteiros, e eles não destroem nada das plantas.
Abs e muito obrigado Xica...
Como já comentei com alguns, quando comecei a minha montagem eu teria plantas artificiais. A Xica (uma das primeiras a responder meu primeiro post aqui) sugeriu, incentivou, orientou no sentido de colocar algumas naturais. Ela falou que haviam muitas plantas que não precisavam de substrato fértil, nem CO2 e nem iluminação especial.
Lá fui eu meio desconfiado...
Hoje afirmo aos amigos que foi a decisão mais acertada que tive em minha caminhada aquática. Comecei com musgo de Java e Amazonense, e hoje tenho umas lá que nem sei o que são. Inclusive algumas estão nascendo "do nada" em partes de cascalho, acredito que as raizes "andaram" por baixo e colocaram brotos.
Comecei sem CO2 e sem substrato fertil, e uma iluminação normal com fluorescentes compactas. Hoje tenho CO2 de garrafada (cilindro de extintor a caminho), continuo com substrato inerte e a iluminação melhorou um pouco. Não troco minhas plantas por nada e pretendo cada vez mais aprimorar o cultivo.
Agora um detalhe que vai bem de encontro ao testo da Xica: Tenho 3 Kinguios, gordos, esfomeados e arteiros, e eles não destroem nada das plantas.
Abs e muito obrigado Xica...
- cabo
- Ciclador
- Posts: 106
- Joined: 24 Aug 2011, 11:49
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Location: SBO/SP - Americana/SP
- Contact:
Re: Plantas no aquário.
vou ver se providencio ainda hoje uns Java ou Amazonense...
agradeço pelas dicas
agradeço pelas dicas
Cabo :.
- Xica
- Equipe AqOL
- Posts: 7882
- Joined: 29 Jan 2010, 18:19
- Photography Portal AqOL: 10
- Articles in the Portal AqOL: 4
- Aquarium of the Month: 1
- Location: Curitiba-PR
Re: Plantas no aquário.
Marcio, nem sei o que te dizer...fico feliz demais em saber que (de alguma forma) contribuí para seu aquário ficar ainda melhor para os peixes.
Cabo, coloque plantas sim! Os peixes agradecem sua atenção para com eles.
Musgos são boas opções, uma Anubia nana também fica bonita neste seu aquário.
Abraços.
Cabo, coloque plantas sim! Os peixes agradecem sua atenção para com eles.
Musgos são boas opções, uma Anubia nana também fica bonita neste seu aquário.
Abraços.
- TUTORIAL: Como postar fotos no fórum!
- Novo no fórum? Complete sua localização e perfil AQUI!
- cabo
- Ciclador
- Posts: 106
- Joined: 24 Aug 2011, 11:49
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Location: SBO/SP - Americana/SP
- Contact:
Re: Plantas no aquário.
Acabei de comprar um tronco de Aroeira para colocar os musgos, só que os que tinha na loja não estavam bonitos então nem compre vou esperar um pouco para chegar mais,
vou ver se encontro essa Anubia nana por aqui, eles me disseram que vã ter uma outra planta lá que me esqueci disseram que é muito boa e vão tirar mudas dela logo logo
obrigadão
vou ver se encontro essa Anubia nana por aqui, eles me disseram que vã ter uma outra planta lá que me esqueci disseram que é muito boa e vão tirar mudas dela logo logo
obrigadão
Cabo :.
- miltondoug
- Plantador
- Posts: 571
- Joined: 10 Jul 2010, 09:14
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
- Location: Ferrraz de Vasconcelos - SP
Re: Plantas no aquário.
Legal Xica, parabéns!
Mais um belo trabalho e ótimo material.
Nem sabia que tinha tanta especie assim de elodea .
Abraço
Mais um belo trabalho e ótimo material.
Nem sabia que tinha tanta especie assim de elodea .
Abraço
Não temos tudo o que queremos, nem tudo que temos é o que queriamos; mas tudo o que temos é o que necessitamos para nossa evolução!
- Ivan Morais
- Ciclador
- Posts: 297
- Joined: 27 Nov 2003, 18:40
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
- Location: Parnaiba-PI
Re: Plantas no aquário.
Parabéns Xica
Eu também estou começando e estou sempre atento a todas as dias, essas suas colocações foram muito oportunas, espero que continue nesse caminho.
Obrigado
Eu também estou começando e estou sempre atento a todas as dias, essas suas colocações foram muito oportunas, espero que continue nesse caminho.
Obrigado
Pescar, uma verdadeira lição de igualdade, pois todos os homens são iguais perante os peixes!!!
Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros
Plantado 160 litros remodelado
Cubo 27 Litros
Who is online
Users browsing this forum: No registered users and 0 guests