[VIROU ARTIGO] - O perigo do cloro na água dos aquários

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

[VIROU ARTIGO] - O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Katsuzo Koike » 14 Feb 2012, 19:52

Não há como saber com exatidão essa estatística, mas o primeiro impacto que a maioria dos aquaristas iniciantes sofre diz respeito à perda de peixes causada por água nova da torneira. É a velha história: na loja de Aquários, diante da beleza de tantas espécies de peixes e plantas, as crianças, jovens e até adultos se entusiasmam e terminam comprando o que bem lhes apetece. Em seguida, vem o maior erro: a compra do aquário e dos materiais juntamente com alguns peixes em um saquinho. Embora haja vendedores que orientam bem as pessoas inexperientes no aquarismo, muitos deles ainda confundem os clientes, não passam detalhes importantes, e até vendem substâncias anti-cloro junto com as outras coisas, a fim de minimizar os prejuízos, como se isso resolvesse tudo. Ora, a ansiedade do aquarista novato é tanta que ele não vê a hora de chegar em casa, arrumar o aquário, enchê-lo de água e colocar os peixes dentro. Infelizmente, a água usada naquele aquário novo é a da torneira mesmo, ou do chuveiro, o que dá na mesma. Muitos não sabem, mas essa “água nova da torneira” é altamente venenosa para os pequenos peixes. O perigo é que as águas tratadas das cidades recebem certa quantidade de cloro para matar as bactérias ruins e tratar a matéria orgânica da água (por exemplo, servindo de desinfetante para os coliformes fecais). Claro, existe um índice mínimo de cloro indicado pelo Governo para as águas serem chamadas de “tratadas”, mas para além disso, as quantidades variam muito. Segundo informa o site da SABESP, companhia de água de São Paulo: “O cloro é um agente bactericida. É adicionado durante o tratamento, com o objetivo de eliminar bactérias e outros micro-organismos que podem estar presentes na água. O produto entregue ao consumidor deve conter, de acordo com o Ministério da Saúde, uma concentração mínima de 0,2 mg/l (miligramas por litro) de cloro residual”. O valor máximo de cloro residual tolerado na água para consumo no Brasil é de 2,0 a 5,0 mg/L. Mas não é tão incomum que algumas cidades estejam consumindo águas com bem mais cloro que isso, sendo perceptível pelo odor, coloração turva azulada, irritação dos olhos e garganta, além da pele e mucosas. A substância clorada geralmente utilizada para a esterilização da água é o Hipoclorito de Sódio (NaClO), que é também o principal agente presente na Lixívia ou Água sanitária, para lavagem e branqueamento de roupas, por exemplo.
O problema é que cada cidade de nosso país tem uma diferença em quantidade de cloro residual nas suas águas. Isso depende da qualidade da água de seus reservatórios: quanto mais poluída ou suja a água for, mais cloro é adicionado. Em seu tratamento, a água ainda recebe cal e flúor, além de cloro. Por isso, nem sempre os anti-cloro colocados nos aquários recém-montados funcionam a contento, pelo menos na quantidade indicada na bula. Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro. Ás vezes pequenos detalhes na manutenção do aquário farão toda diferença: no momento da TPA, muitos utilizam água direto da torneira. Mesmo que seja utilizado algum condicionador nessa água, o cloro não será totalmente eliminado. Ainda assim, essas substâncias podem retirar maior parte do cloro, mas deixam a amônia, mortal para os peixes. Uma solução, caso use água direto da torneira, é não passar de 10% no volume da troca, para os efeitos serem minorados. Sob efeito de cloro, os peixes ficam apáticos, ofegantes, com nado irregular, às vezes na superfície da água, ou parados no fundo do aquário. Realmente, o cloro na água tratada não só reage com outros materiais, quanto existe em outras formas, como as Cloraminas, substâncias que se formam da reação da amônia e cloro, na água. A adição de amônia em água onde haja cloro livre gera as cloraminas (mono-, di- e tri-cloraminas, sendo esta última menos fatal aos seres vivos), perigosas para a biologia do aquário. A título de curiosidade, poucos sites revelam que as cloraminas são mais estáveis que o cloro gasoso, permanecendo um bom tempo ativas na água. Por isso, é bom o aquarista avisado pesquisar a qualidade da água abastecida em sua região, a fim de não ter surpresas indesejáveis quando for condicionar a água para uso em aquários. Um meio eficaz de eliminar cloraminas é o uso de um filtro com carvão ativado (no caso de água para beber, usar um filtro de ozônio); segundo as fontes, as cloraminas não alteram o PH da água, produzem poucos compostos orgânicos e deixam odor e sabor da água menos agressivos que os do cloro puro (até seus efeitos sobre os seres humanos são mais leves, diferente do cloro livre - daí seu uso cada vez maior pelas companhias de tratamento e saneamento de água).
Bem, se o nosso aquarista vivesse próximo a um ribeirão ou fonte de águas límpidas, e enchesse o se aquário com essa água, 99% dos acidentes de mortandade de peixes não ocorreriam, pois a chance de adaptação em água natural e viva é bem maior, para os seres aquáticos. Mas sabemos que quase ninguém mais mora perto de riachos e fontes limpos. E até nossos rios, lagoas e barragens estão poluídos e infectados.
Os conselhos que posso deixar aqui, para os amigos aquaristas iniciantes são:
a) Não coloque os peixes em água de torneira recém colhida, se não quiser perdê-los;
b) Não confie sempre em substâncias desclorificantes, por respeito à vida dos peixes;
c) Deixe o seu aquário ciclando por uns 10 a 20 dias, cheio, montado e sem peixes, e com tudo funcionando, do filtro, bomba à iluminação. As plantas já podem estar no aqua, nesse período, pois ajudam a biologia do sistema equilibrar. Paciência aqui é o segredo.
d) Sempre tenha um depósito limpo, tampado, com água descansada, pronta para uso. Será importante por causa das trocas parciais necessárias.

No final das contas, o maior ameaça no aquarismo é a falta de informação sobre a vida aquática, a qualidade da água, os peixes, seus hábitos e sua manutenção adequada.

Image[/URL]
(Foto: W.Grizoste, Mato Grosso- Brasil)

User avatar
Humberto
Montador
Montador
Posts: 92
Joined: 02 Feb 2012, 08:48
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Brasília DF "Guara"
Contact:

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Humberto » 14 Feb 2012, 19:59

Boa matéria...
"Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos que conseguiram é porque um dia tentaram"!!!

User avatar
Johnatan Palmer
Montador
Montador
Posts: 71
Joined: 02 Jan 2012, 20:26
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Uberlândia - MG

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Johnatan Palmer » 14 Feb 2012, 20:35

Epa... Farejei um potencial artigo!
Te falar viu... Tem gente nesse fórum que escreve bem pacas!
Image
23L - Transformando-se em um Biótopo - Clique na imagem e acompanhe!

User avatar
Felipe Panicio
Ciclador
Ciclador
Posts: 397
Joined: 01 Dec 2011, 21:23
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Guarulhos - São Paulo

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Felipe Panicio » 14 Feb 2012, 20:48

:D Uou, texto lindo, fala tudo sobre o bendito cloro... :D
Image

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Pinha » 15 Feb 2012, 11:18

Oi Katsuzo,

Belo texto. Só senti falta de um alerta sobre o uso de cloramina - que é mais estável e não evapora.

Abraço.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Katsuzo Koike » 15 Feb 2012, 18:10

Pois é, Pinha, se fôssemos tratar de todas as substâncias na água, teria de fazer um tratado, hehe. Mas sobre a Cloramina, não vi que fosse algo perigoso, pois não achei notícias disso nas pesquisas que fiz junto das companhias de água pelo Brasil. Achei até outras substâncias cloradas, como o Hipoclorito de Cálcio. Não sei que seja injetado cloramina nas águas de nossas cidades (como se pode fazer em água de piscinas - coloca-se cloramina em pó ou pedra para purificação da água). A cloramina pode ser produzida no contato entre água, cloro e amônia (daí seu cheiro forte). No caso de nossas águas, o que mata mesmo os peixes é o cloro liquefeito em água nova, ou a amônia resultante dos condicionadores. Se a cloramina existisse em alto grau nas nossas águas, mesmo após três dias de água descansada, as TPAs seriam fatais (já que ela não evapora), o que não ocorre . Mas obrigado pela lembrança, ela me fez escrever melhor sobre o perigo da amônia, já editado, Valeu, garota! :D

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Pinha » 15 Feb 2012, 19:47

Oi Katsuzo,

Disponha :)
Exatamente pelo fato da cloramina não evaporar (invalidando o método de descanso da água) é que me preocupo. Seria bom se todo mundo consultasse a própria empresa de abastecimento pra não ter uma desagradável surpresa.
A Sanasa, de Campinas, utiliza cloramina - ou ao menos é isso que divulgam no site. Uma vez li um artigo sobre um pessoal que encontrava resíduos de cloro e cloramina em máquinas de hemodiálise que usavam água da torneira, se não me engano em MG - depois dou uma procurada.

Abraço

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Mateus Camboim » 16 Feb 2012, 00:55

Olá,

Adorei o texto, muito bom :D! Só senti falta - como foi dito, de algo sobre cloramina, uma substância talvez não presente em todo o Brasil, mas que é fatal aos peixinhos.

Abraços!
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Katsuzo Koike
Colaborador
Posts: 1995
Joined: 08 Jul 2010, 16:45
Photography Portal AqOL: 2
Articles in the Portal AqOL: 12
Aquarium of the Month: 0
Location: Recife-PE

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Katsuzo Koike » 16 Feb 2012, 08:40

Pronto, Mateus, Pinha e outros: agreguei ao artigo uma parte que fala das cloraminas. É muito provável que ainda poucas companhias de água do Brasil usem esse produto. O cloro, as cloraminas, a amônia são terríveis inimigos da vida aquática. Mas não achei por quanto tempo aproximadamente as cloraminas continuam ativas na água, mas vi que elas reagem com matéria orgânica, e formam um quarto tipo de cloramina, as orgânicas, felizmente pouco fatal para os peixes. Tenho certeza de duas coisas, no final das contas:
a) O uso de água novas demais, das torneiras, aumenta em muito a chance de perda de peixes (falo isso para um prazo de 1,2,3 até uns 4 dias desde enchido o tanque); com o tempo, o perigo diminui, sem dúvida;
b) O trabalho de estabilização com filtragem mecânica, mídia biológica, além do trabalho filtrador das plantas vivas, sem dúvida vão melhorando consideravelmente a qualidade de vida no aquário. Por isso a importância da CICLAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços a todos, e obrigado pelos contatos!

Pinha
Colaborador
Posts: 450
Joined: 26 Nov 2011, 14:09
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - SP

Re: O perigo do cloro na água dos aquários

Postby Pinha » 16 Feb 2012, 12:41

Oi Katsuzo,

Essa tabela (de uns caras que testavam métodos pra remover cloro e cloramina da água pra fabricação de cerveja, heheh) talvez seja útil.

Image
Fonte

Note que ela indica a meia-vida, não o tempo que demora pro composto zerar.

Em resumo (e em português), o tempo que a concentração de cloro e cloramina demora pra cair pela metade seria:
Em água parada - ~26h para o cloro; ~83h para a cloramina
Em água em movimento - ~4,5h para o cloro; ~31h para a cloramina
Em água em movimento com aeração - ~3,9h para o cloro; ~30,7h para a cloramina
Em água fervendo - ~1,8min para o cloro; ~26min para a cloramina

Abraço


Return to “Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest