Iniciante... Preciso de ajuda, por favor?

Discussões sobre montagem e manutenção de aquários de água doce.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Jon~
Planejador
Planejador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Iniciante... Preciso de ajuda, por favor?

Postby Jon~ » 30 Sep 2014, 00:37

Então pessoal...
Faz alguns meses que estou pesquisando sobre esse hobby e acabei me interessando muito. Eu tava pensando em começar com um aquário pequeno (8 litros) mas depois de dar uma pesquisadinha em alguns artigos do fórum vi que era muito mais trabalhoso. Só que como eu ja tinha adquirido o vidro (20x20x20) e o filtro (Atman HF-100) resolvi montar um plantado para um betta.
Mas entao surgiram algumas dúvidas:

- A litragem está boa para um betta?
- Qual termostato eu compro?
- Que substrato usar?
- Quero colocar alguns caramujos, que espécies posso por?
- Existe algum tipo de planta específica para esse tipo de aquário? Se sim, qual?
- Qual a iluminação recomendada?
- E quanto ao CO2? Qual sistema eu posso utilizar?
- E o tempo de ciclagem?

Se alguma alma gentil puder sanar minhas dúvidas...
Agradeço desde já.

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Re: Iniciante... Preciso de ajuda, por favor?

Postby Marcio Vargas » 30 Sep 2014, 08:31

E ae Jon

Bem Vindo ao AqOL

Vais proporcionar uma bela casa para teu Beta, muito melhor que aqueles copinhos onde mantem eles nas lojas. Esta no caminho certo.

Vamos lá:
- A litragem está boa para um betta?
Particularmente eu iria de 10 litros para cima, já que tua litragem real vai ser de uns 6 litros. Porem como já comprou, vai firme. O filtro vai manter a água em condições.
- Qual termostato eu compro?
Procure um termostato/aquecedor de 10w. Da conta legal.
- Que substrato usar?
Como você quer plantas pode ir de amazônia da Mbreda. É um subs fértil que não requer camada inerte.
- Quero colocar alguns caramujos, que espécies posso por?
Red Ramshorn é ideal para teu tamanho de aquario, fauna e flora.
- Existe algum tipo de planta específica para esse tipo de aquário? Se sim, qual?
Não há uma planta especifica. Claro que as de folha gigante não caberiam ahahaha

Porem como vc é iniciante recomendo fortemente plantas de baixa manutenção/exigência. Ate para ir pegando pratica.

Este artigo da Xica pode ajudar na escolha.
- Qual a iluminação recomendada?
Uma PL de 8w esta bom demais

- E quanto ao CO2? Qual sistema eu posso utilizar?
Não é necessário para as plantas do artigo.
- E o tempo de ciclagem?
Ae pode variar muito.

O ideal é ir acompanhando os parametros.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Jon~
Planejador
Planejador

Postby Jon~ » 30 Sep 2014, 13:13

Ok, entendi. Mas agora vieram outras dúvidas:

- Eu tava lendo um tópico aqui no fórum, no qual sugeriram que o aquarista colocasse Siporax Mini em seu filtro. Nesse meu aqua teria a necessidade disso? Se sim onde eu devo colocar no meu filtro (Atman HF-100)?
- Em questao das plantas, na minha cidade não existe nenhuma loja de aquarismo em que eu confie (todas me recomendaram um aquario de 1,5L pra um betta, dizendo que seria mais fácil de cuidar, etc), então, no caso, teria alguma loja online de confiança que eu poderia comprar o substrato recomendado e as plantas low tech? Se sim, qual?
- Em relação às podas, eu teria q fazer uma a cada semana ou quando eu visse que as plantas ja estavam muito grandes?
- Eu poderia colocar as seguintes plantas sem nenhum problema?
Mariselia Hirsuta (Carpete)
Helanthium tenellum (Pensei em várias espalhadas pelo aqua)
e Cabomba caroliniana (Pensei numa cortina dela ao fundo)
- Dei uma olhada nas lojas de aquarismo da minha cidade e não achei nenhum Red Ramshorn por lá, eu posso comprá-los em algum site confiável tambem? Ou não seria o recomendado?

Enfim, por enquanto essas são minhas dúvidas. Desculpa pela quantidade de perguntas mas é que ja cometi o erro de deixar um betta sofrendo numa betteira de 1L e quero fazer tudo certo dessa vez.
Agradeço desde já. Um grande abraço a todos

Marcio Vargas
Colaborador
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3

Postby Marcio Vargas » 30 Sep 2014, 13:32

Opa

Cara, não se preocupa com a quantidade de perguntas. São elas que vão tornar tua experiencia com o hobby mais feliz!!!!!!!!!

- Eu tava lendo um tópico aqui no fórum, no qual sugeriram que o aquarista colocasse Siporax Mini em seu filtro. Nesse meu aqua teria a necessidade disso? Se sim onde eu devo colocar no meu filtro (Atman HF-100)?
Siporax Mini é sempre bem vindo. Vai turbinar a filtragem. Melhor mais de 100%. Coloca apos a esponjinha.
- Em questao das plantas, na minha cidade não existe nenhuma loja de aquarismo em que eu confie (todas me recomendaram um aquario de 1,5L pra um betta, dizendo que seria mais fácil de cuidar, etc), então, no caso, teria alguma loja online de confiança que eu poderia comprar o substrato recomendado e as plantas low tech? Se sim, qual?
Em qual cidade vc esta? Que tal completar o seu perfil, assim fica mais fácil indicar. Se estiver no RS (onde estou) tem a Aquafauna e a Mr. Oto, se estiver do sudeste para cima, recomendo a AquaSN. As três são ótimas lojas.
- Em relação às podas, eu teria q fazer uma a cada semana ou quando eu visse que as plantas ja estavam muito grandes?
Cara, podas é muito, mas muito relativo. Vc vai podar quando AO SEU GOSTO as plantas estiverem grandes demais, feias, fugindo do layout que vc planejou.
- Eu poderia colocar as seguintes plantas sem nenhum problema?
Mariselia Hirsuta (Carpete)
Helanthium tenellum (Pensei em várias espalhadas pelo aqua)
e Cabomba caroliniana (Pensei numa cortina dela ao fundo)
Bueno,
Plantas eu pulo. Minha praia é mais os Salgados, estou entrando agora nos plantados. Porem carpete já descarto pela necessidade de luz e CO².
- Dei uma olhada nas lojas de aquarismo da minha cidade e não achei nenhum Red Ramshorn por lá, eu posso comprá-los em algum site confiável tambem? Ou não seria o recomendado?
As lojas acima vendem tb.
Se estiver no RS te mando uns meus na parceria.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

Jon~
Planejador
Planejador

Postby Jon~ » 30 Sep 2014, 19:29

KKKKKKK é que são bastantes dúvidas :?
Entendi, agora.
Mais dúvidas sugiram com uma pesquisa mais aprofundada :roll: :

- Durante a ciclagem é necessária a TPA de 50% a cada semana?
- Os testes de pH, nitrito, nitrato e amônia devem ser feitos todos os dias?
- Esqueçi de perguntar uma coisa quanto ao layout:
Se eu colocasse algumas pedras, isso ajudaria na qualidade de vida do meu betta?
- No caso de eu querer um aquário com plantas mais verdes e com cores mais vivas, eu poderia fazer a aplicação de CO2 líquido?

Bem, no momento isso é tudo, agradeço desde já
Abraço!!

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1

Postby Xica » 30 Sep 2014, 20:30

Mais perguntas, mais respostas. :)

Não é necessário fazer tpa durante a ciclagem. Depois que este período encerrar daí faz uma troca grande (40 a 50%) para reduzir a quantidade de nitrato.
Pode fazer os testes semanalmente, como controle.
Colocar rochas seria mais um ornamento do que melhoria na qualidade de vida do betta. Algumas ajudam a alcalinizar a água e aí teriam utilidade aumentando o pH da água (caso seja muito baixo).
Bettas gostam de plantas, de ficar escondidos e mesmo escorados nelas próximos a superfície.
Pode usar carbono líquido e outros fertilizantes tranquilamente.

Dúvidas, só perguntar.

Brunex
Montador
Montador

Postby Brunex » 30 Sep 2014, 20:48

Tamo junto . eu tbm cada topico q fiz Escrevi e ainda to escrevendo mil textos enorme pra galera passa o tempo lendo kkkkk .. mas vai por mim eh melhor doq fazer errado e fazer o coitado sofrer ... quem nao pergunta nunca aprende kkkk E eu to curtindo demais essa parada ... graças a galera aki . agora to faazendo tudo nos conformes ..

Cada topico q alguem abre eu to de olho pra ver se sugo mais alguma informaçao e aki nao eh diferente kkkk ..

Abrass cara e boa sorte !
Mais vale um peixe nadando, do que dois boiando. =)

Jon~
Planejador
Planejador

Postby Jon~ » 30 Sep 2014, 22:42

Entendi Xica, obrigado :D !
Minha única preocupação agora é se eu devo montar esse aquário agora, já que aqui na minha cidade o clima tá muito abafado e não sei se isso poderia prejudicar de alguma forma a manutenção do aquário.

Valeu Brunex!
Pra falar a verdade, eu só criei esse tópico no AqOL por causa de um betta que fiz sofrer em uma betteira de 1L porque me disseram que era o mais recomendado pra ele :evil: :evil: . Mas é isso aí, eu tambem fico revirando os tópicos daqui pra ver se acho alguma informção que possa beneficiar meu aqua ainda mais, e alem disso, essas novas dúvidas que estão surgindo vem com a leitura desses topicos.
Abraço!

Jon~
Planejador
Planejador

Postby Jon~ » 01 Oct 2014, 00:24

Galera, quanto aos caramujos que quero colocar no aqua, o betta pode chegar a comer eles?

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4
Aquarium of the Month: 1

Postby Xica » 01 Oct 2014, 09:17

Dia!
Pode montar sem medo de ser feliz. Uma temperatura mais elevada é benéfica para a formação de colônias de bactérias. E outra coisa: não se preocupe com o pH durante a ciclagem, fica alcalino mesmo.
Aqui o betta nunca ligou para os caramujos.

Return to “Água Doce”