Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Discussões gerais sobre Aquarismo Marinho.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Eddy » 25 Apr 2013, 15:38

Olá,

Dimensões:125x50x45 total do aquário sendo 15x50x45 do sump lateral.

Este aquário era para se tornar um plantado, mas como vai levar um bom tempo ainda para ficar pronto (equipamentos e etc) resolvi investir em marinho.

Já colhi poucas mas suficiente e ricas informações com a ajuda do colega Marcio Vargas, para entender que é possível montar um marinho com este aquário (que era para ser salgado)
Seguem as fotos do mesmo.

Image

Image

Travas Francesas
Image

segue a foto de onde é e como é o sump lateral:

Aqui a divisão dos lados e no fundo é onde passa a agua
Image

Esta parte supostamente seria para bomba submersa(isto em aquarios plantados), mais as cerâmicas colonização de bactérias (isto para agua doce, não sei se salgado tem isto tb)
Image

Esta parte onde iriam as mantas para filtragem e etc
Image

Já tenho informações que neste sump cabem:

Skimmer
Recalque
Aquecedor
Reposição

Entendo que não é necessário ter cerâmica, pois as rochas darão conta da filtragem biológica, bem como para isto ter uma forte circulação de agua.

Para circulação:
Bombas Wave Maker, que promovem uma circulação forte porem "irregular", exatamente como é no mar.

Quantidade de rochas generosas
Ter um controle de temperatura eficiente, (se for só peixes é mais fácil controlar a temperatura, se for um reef terei que ter um controlador tipo Coel ou Full Gauge e algo para resfriar (sistema de ventoinhas ou chiller)).

Quanto ao skimmer caber, me parece que o NAC5 da BM daria conta folgado, e acho que cabe http://www.bubble-magus.com/en/productShow.asp?id=966

Há outras opções, ate mesmo os externos (http://www.bubble-magus.com/en/productShow.asp?id=887) mas além de caros, estéticamente ficam feios na sala.

Agora vem as dúvidas, obrigado e conto com quem puder ajudar, quem quiser acompanhar e opinar, tb agradeço, mesmo que não opinem.

:D
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2013, 15:52

Opa

A reposição no teu vai ficar pequena, a minha coube pq meu aquario é metade do teu, então precisa de bem menos reposição. Acho que um tanque adequado ali não cabe, e se usar um que caiba, vai ter de repor nele todos os dias o que faz perder a razão de ser.

Para a tua reposição ou faz manual, ou coloca um tanque embaixo com um sensor de nivel no sump e uma bombinha. Ou se tiver espaço em cima faz um por gravidade.

A reposição no marinho é muito importante, não é como nos doces que esperamos baixar vários centímetros e depois repomos. No salgado tu pode perder animais se não repor adequadamente.

Pensa assim.

A densidade da tua agua vai ser algo em torno de 1024 a 1026, densidade a grosso modo é a quantidade de sal dissolvido nos teus 247 litros de agua. Com a evaporação o sal não evapora, apenas a agua evapora. Então se em um dia quente te evaporar 5 litros de agua tu vai ter a mesma quantia de sal para 242 litros de agua, o que vai aumentar tua densidade. Sacou? :D

No aquario marinho é praticamente obrigatório ter um bom sistema de reposição.

Quanto ao Skimmer, tens que ver um que caiba no teu bolso. Citei o BM, mas ele é tão caro quanto eficiente. Tens que achar um que caiba no teu bolso e no teu SUMP.

Substrato e rochas tem de ser especificas para marinho.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Eddy » 25 Apr 2013, 16:11

Bem,

Eu acho que dá para colocar um respositor em baixo, pois onde está a parte da cozinha, na parede é uma mesa encostada, debaixo dela posso colocar um tanque algo que possa utiliza para repor, isto ao menos até construir um armário e tirar este aquário dai.

Esta questão do sensor de nível no sump, existe algo do tipo ou é uma engenhoca, como funciona?
Seria algo tipo, uma mangueira que vai até ali onde tem a queda da agua, se parou de cair, ai a bomba liga e coloca água até cair novamente?


Outra pergunta.
2- O que é um reeft? Se for um marinho completo, é o que quero, ao menos quero ter as rochas, peixes e anêmonas, estrelas do mar, é isto um reef?

3-Quanto a agua, terei que ter aquele R.O , ou comprar todo mês e ir sempre deixando o repositor com agua? (perto de casa custa 2,00 o litro)
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2013, 16:32

Vamos por partes, como o cara aquele de Londres...
Seria algo tipo, uma mangueira que vai até ali onde tem a queda da agua, se parou de cair, ai a bomba liga e coloca água até cair novamente?
O sensor sempre vai no nicho da bomba, pq ali é o único lugar do sistema onde haverá variação de nível, mesmo em sistemas com Sump embaixo, é só nesse nicho que o nível baixa. No tanque principal ele não baixa porque o recalque esta sempre mandando agua para lá, e de lá sempre transbordando para o Sump.
O sensor no sump indica nível baixo e automaticamente aciona uma bombinha que tu tens no reservatório de água (DI ou RO), que por sua vez vai completando o nível, quando atingir o nível certo o sensor desliga a bomba. Tudo automático e existem varias formas de tu fazer essa automação. A mais barata, pratica e com menos gambiarra que conheço é essa abaixo:

Esquema de ligação do sensor, vamos ver se da para entender
Image

O sensor utilizado nessa montagem é esse http://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LC26M40/

Outra pergunta.
2- O que é um reeft? Se for um marinho completo, é o que quero, ao menos quero ter as rochas, peixes e anêmonas, estrelas do mar, é isto um reef?
Reef é um recife de coral, onde temos corais duros, moles, anemonas, peixes, esponjas, invertebrados... O meu só não vai ter duros, que exigem um pouco mais de equipos e trabalho.

Exemplos
Image

Image

Alem disso tem gente que faz os Fish Only, que é só peixes, tem gente que faz só de corais...

3-Quanto a agua, terei que ter aquele R.O , ou comprar todo mês e ir sempre deixando o repositor com agua? (perto de casa custa 2,00 o litro)
A agua terá sim que ser de RO (Osmose Reversa), DI (deionizada) ou destilada. Usar agua da torneira ira te causar um surto de algas que tu vai ter de tira-las de balde. Aquario marinho tem de ser H²O pura, e a da torneira tem quase uma centena de minerais e elementos quimicos...

Pode comprar agua de RO, mas tenha um medidor TDS que custa uns R$ 30,00. Com ele tu vai poder verificar se a agua comprada realmente apresenta 0 PPM. Pode também construir um filtro DI e você mesmo produzir sua agua, ou pode ainda comprar algum .

Meu filtro DI, feito em casa
Image

Meu medidor TDS
Image

Filtro DI no mercado livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -mista-_JM

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Eddy » 25 Apr 2013, 16:46

Vargas

obrigado mais uma vez, mas eu acho q ainda vou te agradecer umas centenas hauhauha, desculpe mas eu sou muito burro huahauhaa para entender estas imagens e etc (nem desenhando huaha), só vendo a coisa funcionando mesmo, eu vi suas fotos, e não consigo imaginar onde vai cada peça, parece um quebra cabeça, onde liga mangueira, onde liga isto ou aqui hauhauh, e o sensor, pela imagem eu até pensei em algo, mas quando eu vi o video ai ferrou, pensei onde vai isto, sobre ou sob o aquário hauauha, e como faz para levar a agua para ele...

Cara é bem dificil quando a gente não tem experiência com aquário né!!

mas eu vou tentar achar videos sobre isto tudo q vc pos ai, e vou em algumas lojas para ver, de repente fica mais fácil, o que acha?

Primeiro acho q tenho q achar o skimmer que caiba né, se não nem adianta ver o restante, e vou comprando aos poucos, acho que dentro de 1 ano fica pronto tb., acho.

ahh a unica coisa q entendi claramente foi a questão do reef, isto foi mais fácil rsrsrs.
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2013, 16:55

ahahah
Tá bom...

Olha só
Image

O negocio preto a esquerda é a bomba de recalque que vai dentro do reservatorio de reposição. Sai uma mangueira dela que vai para dentro do aquario. O esquema com duas pontas a direita é uma tomada macho, dessas comuns, que vai na parede, na tomada da tua casa.

O negocionho de baixo é o sensor, que fica fixo no Sump ACIMA da agua na altura do nivel que tu quer deixar. Quando o nivel baixa, a boiazinha dele desce e liga a bomba. Essas linhas que ligam as tres peças do meu desenho é apenas um fio eletrico comum. Note que um deles vc corta e coloca o sensor, desta forma a energia da tomada não vai para a bomba diretamente, o sensor "corta" ela. Essa energia só vai se o sensor permitir, quando o nivel cair.

Abs
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Eddy » 25 Apr 2013, 17:11

Show,

Agora ficou bem claro, este fio cortado ele é o que fica com o sensor pendurado e ai quando ele (sensor) desce ativa a energia que faz ligar a bomba de recalque para jogar agua para dentro do aqua novamente.

Este que vc desenhou tem para vender? Interessante isto, mas no meu caso ficando em baixo da para ser este modelo (que a manguera fica na lateral (parte preta)).Já que não dará para ficar o respositor do lato.

obrigado, ficou bem mais claro.
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2013, 18:47

Opa

Esse ai tu compra o sensor no ML ou direto no site do fabricante, compra uma bomba em algum lugar e o fio na ferragem. Pode colocar sem problemas a bomba embaixo e puxar um fio ate o aquario. A mangueira tb pode ter o tamanho que quiser, só a bomba tem que ter força para tocar.

O meu vai ser assim em um segundo momento. De inicio vai ser por gravidade.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image

User avatar
Eddy
Ciclador
Ciclador
Posts: 287
Joined: 27 Nov 2012, 13:40
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: São Paulo - Capital - Jabaquara
Contact:

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Eddy » 25 Apr 2013, 19:52

Será que este serve?
Sensor
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -caixa-_JM

Alguma dests Bombas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-fp58-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... os-etc-_JM

Este Skimmer
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nament-_JM


Sistema de controle de aquecimento e resfriamento do aquário
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... talica-_JM



bem acho q de priore e básico são estas rs,. o que acha?
abraços,

Edilson Andrade
Com planta 20lts - Betta
Marinho 247 lts

User avatar
Marcio Vargas
Colaborador
Posts: 4532
Joined: 22 Jun 2010, 11:33
Photography Portal AqOL: 1
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Veranopolis / Serra Gaucha

Re: Aquário Marinho 247 Litros Bruto

Postby Marcio Vargas » 25 Apr 2013, 21:51

Cara,

Esse sensor não serve para o sistema que descrevi. Esse ai é para ligar em um arduino. Coisa mais complexa.

As bombas vai depender da altura. Só depois de definir a altura pode dimensionar a bomba.

O skimmer não serve, esse ai é para aquarios de no maximo 100 litros. O meu é um parecido com esse, só que o meu é o 310, um pouco maior.

O controlador tá perfeito, e esse já vem com a caixa.
Marcio R. Vargas

- Meus Aquários e projetos FVM

Image


Return to “Água Salgada”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest