Segue o relato do meu tratamento contra cianos usando carbono orgânico ao final da quarta semana. No meu caso a fonte de carbono foi Vodka.
Apos lutar por mais de um ano contra algas e fosfatos, venci a luta trocando de Skimmer (antigo um Boyu 310 e atual NY cone 300), removendo a base de conchas do substrato, removendo o siporax do sump e colocando uma filtragem mecânica eficiente e limpa.
Aos poucos as algas foram sumindo, porem as Cianos tomaram o seu lugar. Chegou um ponto onde ate mesmo os corais estavam sendo sufocados pelas Cianos.
Conversando com amigos e pesquisando no Dr. Google resolvi encarar o tratamento com vodka. O amigo Rafael Compassi da RC Flora orientou com as doses corretas para a litragem do meu aquário.
Tratamento iniciado, ao fim de quatro semanas trago aos amigos o resultado. Paralelo ao tratamento aumentei a circulação com uma Jebao WD-10 cobrindo alguns pontos de sombra.
1º Dia, inicio.
A dosagem inicial na primeira semana é de 0,1ml para os meus 120litros. Começamos com pouco para não haver um choque no sistema e o skimmer ir "acostumando" com o aumento da carga que vai precisar retirar.
Fotos antes do inicio do tratamento:

Rochas sufocadas

Substrato tomado pelas bacterias

Segunda semana, oitavo dia.
Ainda não há resultados visiveis. A dosagem é aumentada para 0,7ml.
Fotos no inicio da segunda semana de tratamento.

Terceira semana, decimo quinto dia
Entramos na terceira semana aumentando a dosagem para 1,2ml, esta dosagem vai acompanhar o tratamento ate atingirmos o objetivo, depois disso reduzo semanalmente ate atingir os 0,1ml e então suspendo a dosagem e acompanho a evolução. Ao final da segunda semana os resultados começam a aparecer e são muito animadores.
A propria circulação de paguros foi soltando as Cianos que estavam visivilmente enfraquecidas. Soltas, a circulação direcionava ao sump onde a filtragem mecanica terminava o trabalho.
Fotos no inicio da terceira semana de tratamento.

Fecharam com o ataque das cianos

Quarta semana de tratamento, vigesimo primeiro dia.
Aqui a dosagem permanece 1,2ml diario, o resultado continua animador. Não há mais sinal de cianos e ate mesmo um "saldo" de outras algas esta perdendo força. Mesmo nos cantos com menor circulação nota-se que não há focos.
Fotos no final da quarta semana.

Hoje inicio a quinta semana que seguirá com 1,2ml conforme orientação. Na sexta semana reduzo para 0,7 e na setima para 0,1.
Lembrando alguns pontos importantes:
- Uso obrigatorio de vodka de boa qualidade, de preferencia triplamente filtrada para não corrermos o risco de incerir elementos indesejaveis.
- Um bom Skimmer é obrigatorio, já que a exportação de nutrientes será feita por ele.
- Caso não tenha uma circulação que "levante" as cianos debilitadas, é necessaria a sifonagem.
- A dosagem deve ser diaria.
Tabela para Donwload. Lembre que ela esta dimencionada para 120 litros. Você devera calcular a proporção para a sua litragem.
Espero poder ajudar o amigo que também perde o sono com as Cianos.