Senhores,
Segue o relato do meu tratamento contra cianos usando carbono orgânico ao final da quarta semana. No meu caso a fonte de carbono foi Vodka.
Apos lutar por mais de um ano contra algas e fosfatos, venci a luta trocando de Skimmer (antigo um Boyu 310 e atual NY cone 300), removendo a base de conchas do substrato, removendo o siporax do sump e colocando uma filtragem mecânica eficiente e limpa.
Aos poucos as algas foram sumindo, porem as Cianos tomaram o seu lugar. Chegou um ponto onde ate mesmo os corais estavam sendo sufocados pelas Cianos.
Conversando com amigos e pesquisando no Dr. Google resolvi encarar o tratamento com vodka. O amigo Rafael Compassi da RC Flora orientou com as doses corretas para a litragem do meu aquário.
Tratamento iniciado, ao fim de quatro semanas trago aos amigos o resultado. Paralelo ao tratamento aumentei a circulação com uma Jebao WD-10 cobrindo alguns pontos de sombra.
1º Dia, inicio.
A dosagem inicial na primeira semana é de 0,1ml para os meus 120litros. Começamos com pouco para não haver um choque no sistema e o skimmer ir "acostumando" com o aumento da carga que vai precisar retirar.
Fotos antes do inicio do tratamento:
Rochas sufocadas
Substrato tomado pelas bacterias
Segunda semana, oitavo dia.
Ainda não há resultados visiveis. A dosagem é aumentada para 0,7ml.
Fotos no inicio da segunda semana de tratamento.
Terceira semana, decimo quinto dia
Entramos na terceira semana aumentando a dosagem para 1,2ml, esta dosagem vai acompanhar o tratamento ate atingirmos o objetivo, depois disso reduzo semanalmente ate atingir os 0,1ml e então suspendo a dosagem e acompanho a evolução. Ao final da segunda semana os resultados começam a aparecer e são muito animadores.
A propria circulação de paguros foi soltando as Cianos que estavam visivilmente enfraquecidas. Soltas, a circulação direcionava ao sump onde a filtragem mecanica terminava o trabalho.
Fotos no inicio da terceira semana de tratamento.
Fecharam com o ataque das cianos
Quarta semana de tratamento, vigesimo primeiro dia.
Aqui a dosagem permanece 1,2ml diario, o resultado continua animador. Não há mais sinal de cianos e ate mesmo um "saldo" de outras algas esta perdendo força. Mesmo nos cantos com menor circulação nota-se que não há focos.
Fotos no final da quarta semana.
Hoje inicio a quinta semana que seguirá com 1,2ml conforme orientação. Na sexta semana reduzo para 0,7 e na setima para 0,1.
Lembrando alguns pontos importantes:
- Uso obrigatorio de vodka de boa qualidade, de preferencia triplamente filtrada para não corrermos o risco de incerir elementos indesejaveis.
- Um bom Skimmer é obrigatorio, já que a exportação de nutrientes será feita por ele.
- Caso não tenha uma circulação que "levante" as cianos debilitadas, é necessaria a sifonagem.
- A dosagem deve ser diaria.
Tabela para Donwload. Lembre que ela esta dimencionada para 120 litros. Você devera calcular a proporção para a sua litragem.
Espero poder ajudar o amigo que também perde o sono com as Cianos.
Tratamento de Cianos
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Marcio Vargas
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 3
- Rafael Compassi
- Colaborador
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 1
Re: Tratamento de Cianos
Show de bola, Márcio!
Agora sim o aqua vai pra frente!
Acerta o Ca, Mg e KH que tu vai tapar de algas calcáreas essas rochas rapidinho!
Abraço
Agora sim o aqua vai pra frente!
Acerta o Ca, Mg e KH que tu vai tapar de algas calcáreas essas rochas rapidinho!
Abraço
Meu plantado de 250l
Vídeo do meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Experiência com algas, luz forte e falta de CO2 - ACOMPANHE!
"Não entre em pânico" - Guia do mochileiro da galáxia
Vídeo do meu plantado de 250l
Projeto Compassi Reef II
Experiência com algas, luz forte e falta de CO2 - ACOMPANHE!
"Não entre em pânico" - Guia do mochileiro da galáxia
- FelipeLeite
- Ciclador
- Photography Portal AqOL: 0
Parabéns pela batalha Márcio, e também por compartilhar conosco tomara que eu nao utilize o método kk mas será de grande ajuda caso alguém precise. Vou até baixar a tabela pra deixar na gaveta vai que meu futuro cubo Reef de algum problema parecido né. Mas parabéns.
-
- Planejador
La vou eu então, começar amanhã a luta com vodka..
Gledison/ Email: Glednanda@gmail.com
- Marcio Vargas
- Colaborador
Isso ai...
Lembre-se de adaptar a dosagem para a sua litragem.
O skimmer vai trabalhar feito louco, então atenção redobrada nele.
Caso a tua circulação não kevante as algas mortas, direcionando elas ao filtro, vais ter de sifonar lá pela metade da segunda semana.
Sucesso e vai informando.
Enviado do meu Nokia 5120i com Tapatalk
Lembre-se de adaptar a dosagem para a sua litragem.
O skimmer vai trabalhar feito louco, então atenção redobrada nele.
Caso a tua circulação não kevante as algas mortas, direcionando elas ao filtro, vais ter de sifonar lá pela metade da segunda semana.
Sucesso e vai informando.
Enviado do meu Nokia 5120i com Tapatalk
- Jefferson Wonrath
- Ciclador
Que briga hein. Parabéns.
Os resultados parecem ótimos, não esperava isso do tratamento com vodka, ainda mais com essas dosagens que me parece baixíssimas.
A unica vez que tratei ciano foi em água-doce com o uso de eritromicina, que também deu ótimos resultados.
Acompanhando aqui.
Abs.
Os resultados parecem ótimos, não esperava isso do tratamento com vodka, ainda mais com essas dosagens que me parece baixíssimas.
A unica vez que tratei ciano foi em água-doce com o uso de eritromicina, que também deu ótimos resultados.
Acompanhando aqui.
Abs.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas
- Marcio Vargas
- Colaborador
Opa
Cara, a eritromicina realmente funciona, porem é um tratamento mais PORRADA, sem contar que é antibiótico, o que pode aumentar a imunidade das bactérias e também matar as bactérias boas.
O tratamento com vodka nada mais é do que adição de carbono orgânico (vodka é apenas agua e etanol, e este ultimo é carbono puro) que serve de alimento para outra cepa de bactérias, que vão multiplicar-se violentamente e consumir todo o alimento da ciano, que irá morrer de fome.
Essa Cepa de bactérias que estamos incentivando tem uma vida muito curta, dois ou três dias. Quando elas morrem o skimmer exporta elas do sistema, e junto com os cadáveres vão todo o fosfato e demais elementos ruins...
Por isso este método é indicado APENAS para quem tem um BOM skimmer. Eu só apliquei depois de trocar o Boyu pelo NY.
Aqui deixo o resumo de um artigo da Reefkeeping Magazine, "Vodka Dosing - Distilled!" Por Nathaniel Walton e Matt Bjornson (http://reefkeeping.com/issues/2008-08/nftt/) traduzido por Ledo Daruy para o portal Ipaq.
Cara, a eritromicina realmente funciona, porem é um tratamento mais PORRADA, sem contar que é antibiótico, o que pode aumentar a imunidade das bactérias e também matar as bactérias boas.
O tratamento com vodka nada mais é do que adição de carbono orgânico (vodka é apenas agua e etanol, e este ultimo é carbono puro) que serve de alimento para outra cepa de bactérias, que vão multiplicar-se violentamente e consumir todo o alimento da ciano, que irá morrer de fome.
Essa Cepa de bactérias que estamos incentivando tem uma vida muito curta, dois ou três dias. Quando elas morrem o skimmer exporta elas do sistema, e junto com os cadáveres vão todo o fosfato e demais elementos ruins...
Por isso este método é indicado APENAS para quem tem um BOM skimmer. Eu só apliquei depois de trocar o Boyu pelo NY.
Aqui deixo o resumo de um artigo da Reefkeeping Magazine, "Vodka Dosing - Distilled!" Por Nathaniel Walton e Matt Bjornson (http://reefkeeping.com/issues/2008-08/nftt/) traduzido por Ledo Daruy para o portal Ipaq.
- Jefferson Wonrath
- Ciclador
Opa, obrigado pelo esclarecimento e pelo artigo Marcio .
Abs.
Abs.
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
- Alexpf
- Plantador
Marcio, então esse tratamento não é indicado para aquário de água doce? Certo??
"Aquarismo: Não é tão fácil quanto se pensa, não é tão difícil quanto te falam e a teoria é mais complicada que a prática."
Alex G. dos Santos Silva
Alex G. dos Santos Silva
- Marcio Vargas
- Colaborador
Alex,
Eu realmente não conheço os efeitos do carbono orgânico na água doce. Acredito que as "cianos" de água doce não sejam a mesma bactéria que ataca a água salgada.
Vou chamar o RC no face, ele certamente sabe.
Eu realmente não conheço os efeitos do carbono orgânico na água doce. Acredito que as "cianos" de água doce não sejam a mesma bactéria que ataca a água salgada.
Vou chamar o RC no face, ele certamente sabe.