Opa
Vamos lá!!!!
Cara, Pico Reef é o tipo mais difícil de aquario de se manter. Qualquer flutuação de parâmetros é sentida muito forte, e flutuação de parâmetros é morte de coral CERTA. No meu reef de 140lts (que é nano, o teu é pico) já tenho de cuidar muito. No meu uma variação de 1 litro de água já oscila, no teu sera uma variação de uns 200ml, e isso meio dia de evaporação já tira 200ml.
Tens de pensar em um sistema automático de reposição de água doce. Ai na minha assinatura tem o meu, que é eletrônico, mas pode ser mecânico tb. O importante é ter esse sistema.
O Compassi tem o calculo certo de quantia evaporada x reflexo na densidade.
Agora vamos aos teus questionamentos:
A UNICA SEMELHANÇA ENTRE UM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE E UM MARINHO É QUE AMBOS SÃO MOLHADOS.
Bom amigos como podem ver esta bem dimensionado o sump, agora a duvida no compartimento do meio onde ficara o Perlon e as cerâmicas farei uma outra subdivisão para o purigem logo abaixo do perlon, devo fazer outra divisão para o carvão ativado ou nao há necessidade de usar o carvão em marinhos?
Bueno, evite usar cerâmicas em marinhos.
Não é necessário, a menos que use rochas de plastico. As rochas é que abrigam a biologia em um Reef, tanto as RV naturais quanto as Artificiais feitas de cimento. Cerâmicas só vai servir para aumentar a tua amônia. Perlon tb não se usa, o skimmer faz esse trabalho. Se quiser alguma filtragem mecânica extra use shark bag, se optar mesmo pelo perlon, tens de trocar dia sim dia não. Carvão pode ate usar, não há nada contra.
Lembre-se que ao contrario de um plantado onde a água é rica em nutrientes, em um reef quanto mais pobre ela for, mais saudáveis e bonitos teus corais. Um reef de sucesso é aquele que a agua é zerada de nutrientes orgânicos.
A caída da agua para o sump dará direto no local do skimmer então a agua passara primeiro por ele depois pelo perlon, purigem, carvão, mídias e assim vai. Será que terei problemas assim ou devo inverter as divisões, pelo fato de como a sujeira entrara primeiro no skimmer será que terei problemas?
,
Novamente, esquece a configuração clássica de sump para doces. Aqui as coisas são diferentes.
Sump pratico tem apenas uma divisão para o controle de nível. Mais que isso é desnecessário e ate dificulta a manutenção. A menos que queira um refugio, use apenas uma divisão que vai ser beeeeem mais facil para vc.
O skimmer, aquecedor, sensor de temperatura, podem ficar tudo junto no primeiro compartimento. No segundo apenas o recalque e controle de nível. Como dito anteriormente, esqueça siporax e perlon.
Os equipamentos pretendidos:
Skimmer: ou Boyu WG-308 ou Resun Mini Reef, qual seria melhor sendo que o Resun e mais barato e indicado para Aquas de se 300L, já o Boyu para aquas de até 100L?
Para a tua litragem o Boyu vai bem. Se pretende ter duros fuja dele e vá de NY ou Bubble Magus. Acredite, skimmer é o coração do reef e é o único local onde não podemos economizar. Eu fui com um boyu para 300 litros de inicio. Perdi um ano com o reef capenga. Troquei por um NY e mudou da agua para o vinho.
Lembre-se, reef precisa de água podre, sem nutrientes, e é o skimmer que exporta.
Bomba de recalque: estou pensando em utilizar uma SB1000c ela e de 1000l/h mas com regularem de vazão será que ficara muito forte, ou então uma Atman AT303 de 600l/h.
Eu uso 1.000 no meu de 140 litros e acho muito. Segundo o mestre Basso, quando menor o recalque melhor, mais tempo a agua fica no skimmer. Para 36 litros eu iria de 300 l/h no maximo.
Wave Maker: seria um Sunsun Jvp100 de 2500l/h esta de bom tamanho, forte ou fraco?
Adequada. Reef precisa de muita circulação. Se tiver LPS cuidado para não forçar o tecido. Uma dica é a Jebao w-10 que tem regulagens.
Substrato: estava pensando em utilizar o Samoa Pink, pelo tamanho do nano será que uns 4kg ou mais?
Perfeito.
Aquecedor: 50w. Resfriamento Collers pretendo utilizar 2 ligados a um controlador de temperatura.
Otimo. Lembre-se que a variação de mais de 1º pode definhar teus corais. Controlador de temperatura é fundamental.
Rochas: ainda nao sei quantos kilos irei utilizar, mas como e um nano pretendo comprar algumas rochas vivas.
Cara, mais importante que quantidade na tua litragem, é a composição do layout. Opte pelas mais porosos, uma dica são as leves, quanto mais leve mais porosa.
Agua: a primeira agua pretendo comprar ela já pronta, farei o deionizador caseiro para as águas de Tpa.
Lembre-se da reposição de água evaporada. Ela tb tem de ser água DI. A água pronta verifique a procedência se for natural. Ela tem de ser coleta a no minimo uns 5km da costa (vendedores sérios já fazem isso). Para a tua quantidade é vantagem vc mesmo fazer e comprar um kit start como o do
Matias.
Iluminacao: será uma FVM de leds 3w, sendo 10 brancas 10000k, 10 azul alto brilho e 10 azul royal actinio talvez um ou dois leds lilás, e muito ou pouco o conjunto?
É muito. Vai torrar teus corais. 36 litros pode ir de 40w de led no máximo, e se não tiver SPS pode ser ate menos. Mais que isso vai queimar os corais. Cuidado.
Quanto as cores pode ser 45% branco frio, 45% actínico e 10% UV (este UV é o UVa e UVb, diferente do UVc das germicidas). Isso é suficiente para destacar todas as cores dos corais.
Na natureza os corais expelem uma substancia para proteger o tecido dos raios UVa e UVb do sol, essa substancia é a responsável pela cor dos corais, quando mais raios UV, mais coloridos eles são (claro que ate um limite, acima disso o tecido morre). Então é interessante sempre termos alguma coisa de UV para estimular as cores.
Agora os testes quais preciso comprar já para ter em mãos no inicio da montagem? Filtro Uv e indispensável?
Filtro UV (com lampada germicida UVc) é necessário apenas se teu aquario pegar luz do sol, para as algas.
Testes indispensáveis:
- pH
- Amônia
- Densímetro (salinidade)
- kH
- Cálcio
- Magnésio
Depois tem mais dezenas deles, que é bom ter mas não vital.
Bom pessoal nesta litragem o que me recomendam de fauna gostaria mesmo só de um casal de palhaços e somente corais moles, quais corais me indicariam os de mais fácil manutenção.
Um casal de palhaços e um bailarino. Alguns paguros e nishis.
De corais
EU iria de Mush, Zoanthus, Palitoas, Uma anêmona para os Ocellaris. Colocaria tb uns LPS como trumpet, hammer e frog, que são mais fáceis de manter. Depois de estabilizado eu colocaria uma Acropora e uma Montipora.
Vai atualizando.