Inicio da montagem.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Opa
Quem acompanhou desde o inicio a montagem do meu Reef Atual deve lembrar que este reef era um aquario escola. Como nunca lidei com sal, fiz uma coisa mais simples para ir aprendendo.
Bueno, é chegado o momento de dar mais um passo.
Aprendi muito nesse ano e meio, e aprendi principalmente com os erros.
- Nunca usar conchas, o fosfato não perdoa.
- Skimmer é o coração do sistema, não economize.
- Tenha um bom controle de nível.
- Sump lateral e reef não combinam
- Vida!!! Reef transborda vida por tudo. Ate as pedras são vivas;
Indo ao ponto.
Vou partir para um novo reef!!!! Farei um de 80l x 40p x 50a com sump externo de 50 x 35 x 30
Com isso o sistema vai para quase 200 litros. Usarei o móvel do meu primeiro aquario aqui no AqOL, que foi construído já pensando em um reef no futuro.
Do Reef atual usarei o seguinte:
- Skimmer
- Circulação
- Controle de temperatura
- Iluminação (por isso os 80cm, para caber a mesma luminaria)
- Rochas
- Subs
- Agua
O controle de nivel será por gravidade, então vai sobrar meu controle eletrônico atual. Tá pro brique.
Farei um sump re-circulante estilo Basso.
O móvel:
A prateleira de baixo vai subir um pouco para ter mais espaço para as manutenções do Skimmer. Térreo é o sump, andar do meio vai a caixa de reposição e materiais de uso diário e no ultimo andar a elétrica, que pretendo comprar uma mesa chaveada. Nessa mesa vai uma tomada para o skimmer, uma para o recalque, uma para cada circulação, uma para temperatura, uma para recirculação do sump e uma para iluminação. A vantagem, alem da organização é poder desligar o recalque de forma simples na hora da sopa.
O projeto:
A queda vai ser por caixa overflow externa com um durso e um ladrão. O retorno vai ser por bico de bato nas duas laterias. O sump seguindo a escola Basso vai ter apenas uma divisão para controle de nível e será re-circulante, ou seja, uma bombinha pega água do compartimento do recalque e devolve para o compartimento do sump. A chegada de água será por sharkbag e o compartimento do recalque tem um baita espaço para futuros reatores ou ainda para funcionar como castigo ou aclimatação, bastando apenas colocar uma gaiola de acrílico.

Como de costume, o projeto vai ser tartaruga.