O piá esta pedindo a tempos uma tartaruga.
A primeira coisa que pensei foi em colocar no aquário de 240 litros, com alguma gambiarra para ela ter uma área seca.
Mas ae lembrei que elas crescem muito, e comem peixes

Então lembrei de uma coisa que o Marne falou na primeira vez em que esteve aqui em casa:
"Porque ainda não fez um lago nessa sacada?"
Bueno, espaço tem de sobra, é um sacadão de 8x2 metros, com uma divisão no meio. Uma parte é sacada propriamente dita e outra é uma área para churrascos.
Comecei a considerar a ideia e fui consultar o Dr. Google para ver as possibilidades, quando encontrei isso:

imagens da internet, se alguem for o dono ou conhecer ele me avise que eu coloco os creditos
Com base nisso, pensei em fazer isso:

O desenho é tosco, mas da para ter uma ideia.
Penso em deixar a borda de madeira alta em relação ao Deck para a tartaruga poder dar uns passeios no seco sem cair. Logicamente terei alguma "rampa" para ela sair do lago. A filtragem vai ser um canister FVM atolado de perlon e SIPORAX, como elas são sujonas posso ter ate mesmo dois canister em serie, o primeiro só com Perlon, isso facilitaria a limpeza. Penso em tocar com uma SB 2.000 ou equivalente. A caixa d'agua será de 500 litros e o retorno formara uma queda d'agua, a captação será inferior utilizando uma flange na própria caixa. Certo que terei plantas naturais, ao menos flutuantes e as imersas plantadas em vasos para facilitar a manutenção.
Duvidas:
- Não gostaria de colocar grama no deck, no desenho deixei apenas madeira. Quais seriam as opções? Seja qual for colocarei muitas plantas em vasos nas laterais "externas".
- O fundo da caixa. Com ou sem substrato?
- Alem da lampada e pedra para repteis, mais algum equipo obrigatório?
E a principal:
- Apesar de ter adorado o projeto, a Dani não quer o azul da caixa aparecendo na borda. Preciso de uma luz quanto a isso.
Tenho relido muito tópico do Jefferson, o nosso ex-Dusttears, em busca de inspiração.
Abs