Criando Besouros-do-Amendoim

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Mateus Camboim
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1

Re: Criando Besouros-do-Amendoim

Postby Mateus Camboim » 02 Jan 2012, 02:17

Olá,

Dias atrás chegou a hora de renovar a minha criação de Besouros-do-Amendoim, e foi o que eu fiz. Depois de aproximadamente 11 meses a criação estava esgotada, já sem quase nenhum alimentos e com excesso absurdo de besouros, estava na hora de remontar.

Observei algumas coisas que acho interessante registrar:

:arrow: Com uma camada de 1 centímetro de grãos de trigo moídos (trigo para kibe), dois de amendoim crú e sem casca (de boa qualidade), uma porção de cascas vazias e eventualmente uma fonte de umidade essa criação se sustentou por 11 meses;

:arrow: Toda a camada de cascas secas foi devorada. A princípio serviam como esconderijo (principalmente larvas e crisálias ficavam escondidas no interior), mas era nítido o interessa dos insetos em "raspar" a casca, tanto do lado de fora como do lado de dentro. No final sobraram apenas as nervuras centrais, verdadeiros "esqueletos";

:arrow: A camada de amendoins foi completamente devorada, sobrando apenas as cascas avermelhadas. Eles conseguiram comer até o último grão, literalmente não sobrou nenhum;

:arrow: A camada de trigo para kibe foi parcialmente consumida, eu diria uma proporção bem mediana, algo como 50%. Me pergunto se realmente faz muita diferença sua presença. No pó que restou, provavelmente excrementos, foram encontradas muitas larvas, especialmente as de menor tamanho, entre 1 e 3 milímetros;

:arrow: Das fontes de umidade que fiz uso, estão rodelas de batata, cenoura, chuchu e beterraba; cascas de banana e pão em fatias com 1 borrifada de água (integral, comum e do tipo francês). De todas elas percebi que apreciam muito: rodelas de cenoura e fatias de pão de forma. Praticamente nem tocam nas cascas de banana;

:arrow: Infelizmente tive que descartar uma considerável quantidade de besouros adultos, pois não tive à quem doar. Preservei uma porção de insetos nos diferentes estágios: larvas, crisálidas e adultos.

Bem, como teria que renovar mesmo, resolvi mudar radicalmente: adquiri outro recipiente, mais bonitinho e que dá uma "ar" de higiene e organização. Abandonei o aquário (até arranjar alguma coisa para por nele) e adaptei um pote plástico, adquirido por suaves R$1,99.

Usei um recipiente plástico, que não havia sido usado antes. No formato retangular, com uma largura e comprimento maiores que a altura (que é totalmente descartável na criação desses insetos):
Image

Com uma serrinha comum, cortei o um retângulo no interior da tampa. Aproveitei que nesse caso, a tampa já tinha um relevo retangular, então apenas acompanhei a linha com a serra:
Image

Lixei para evitar as rebarbas ásperas e para dar um melhor acabamento! Qualquer lixa mais grossa deve servir:
Image

Peguei um pedaço de tule (tecido em forma de rede, barato e fácil de encontrar), cortando-o em um retângulo um pouco maior do que o que foi feito na tampa. Virando-a, posicionei o tule em cima do lugar que foi cortado:
Image

Para colar, vale a criatividade... eu usei silicone, que eu tinha de sobra em casa. Mas acredito que cola quente ou cola instantânea podem dar resultados semelhantes ou até melhores. Colei esticando o tule um pouquinho, para que não ficasse com ondulações:
Image

Como fica depois de pronto, bem clean:
Image

Detalhe do tule rente ao plástico. Veja os orifícios, permitem uma perfeita ventilação e evita que apareçam insetos, como as predadoras aranhas :
Image

Aqui uma diferença: como dito por um outro colega aquarista, nem seria necessário uma camada de trigo, então eu pensei comigo " as larvas se concentram no trigo mas não devoram com muita voracidade, então talvez se eu utilizasse também amendoim, mas moído, teria um resultado mais satisfatório, pois prestaria abrigo às larvas, servindo igualmente como alimento":
Image

Usei o liquidificador, no modo Pulsar, de forma que ele tivesse pedaços não uniformes, de vários tamanhos diferentes, exatamente como o trigo para kibe:
Image

Coloquei essa "farinhada" de amendoim no fundo, mais ou menos 1 centímetro:
Image

Após, o amendoim (lembrando que deve ser um de boa procedência):
Image

Enfim coloquei uma porção de Besouros e tampei. Ficou muito mais bonito, limpo e organizado do que antes:
Image

Bem, seguirei com os procedimentos normais, e verei quanto tempo levará para que seja preciso renovar a colônia novamente, usando o "colchão" de amendoim moído. Continuo achando um excelente alimento vivo, ótimo petisco esporádico, fácil de manter, inodoro e discreto. E continuo indicando à quem queira complementar a alimentação dos seu peixes.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

EltonBerns
Montador
Montador
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0

Postby EltonBerns » 06 Jan 2012, 00:56

E ai Mateus!

Cara, minhas 2 culturas estão ficando com o "pó" do fundo úmido e a tampa fica com partículas de água...o que pode ser isso?
To achando que é pouca ventilação...quero fazer algumas adaptações na tampa para ver se melhora...

Se tiver mais alguma ideia, dá um toque ;)

Abraços

Mateus Camboim
Colaborador

Postby Mateus Camboim » 06 Jan 2012, 01:00

Que estranho...

Tome cuidado, pois qualquer umidade à mais provoca o aparecimentos de fungos, que matam os Besouros. No caso, você não vê o fungo, mas os insetos começam a morrer sem razão aparente. Tem certeza que não entrou água na criação? O pó que fica no fundo jamais deve ficar nem úmido, deve estar sempre sequinho mesmo.

Abraços.

EltonBerns
Montador
Montador

Postby EltonBerns » 06 Jan 2012, 08:06

Pois é...tenho certeza que não entrou água, inclusive uma das culturas era o Backup e nunca tinha usado ele...
Muito estranho...esse final de semana vou trocar o recipiente (amendoim novos) e ajustar a tampa para ventilar mais...

Abraços

daniel.bittar
Ciclador
Ciclador

Postby daniel.bittar » 07 Jan 2012, 19:51

Vocês costumam cobrir parte da cultura com um tecido? Eu li em algum lugar na net que se deve fazer isso mas tem se mostrado pouco produtivo aqui.

Mateus Camboim
Colaborador

Postby Mateus Camboim » 07 Jan 2012, 19:59

Olá,

Dizem que um pedaço de tecido de algodão, dobrado uma vez e cobrindo parte da criação serve para que as larvas se escondam, procurando refúgio. Nunca fiz isso, não sei se realmente é eficaz.

Abraços.

Victor Pax
Colaborador
Articles in the Portal AqOL: 1

Postby Victor Pax » 28 Jan 2012, 08:35

Já fiz com papel toalha.
Dá certo.
Ficam muitas larvas e pupas (que recolho e congelo) e besouros (que descarto para controle populacional).
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

Thiago Rodrigues
Colaborador
Articles in the Portal AqOL: 1

Postby Thiago Rodrigues » 12 Mar 2012, 22:02

Olá pessoal,

Com que frequência vocês fornecem as larvas aos seus peixes?

Estou dando três vezes por semana para o meu Betta.

Abraços.
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Graham Bell)

Mateus Camboim
Colaborador

Postby Mateus Camboim » 13 Mar 2012, 00:43

Olá,

Thiago, é por aí mesmo, oferecer de 3 à 4 vezes por semana está de muito bom tamanho. Varia o cardápio e dá tempo da colônia se recuperar.

Abraços.

Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”