Você pode aproveitar essas minhocas grandes na alimentação de peixes pequenos, basta fazer um "floculado" de minhocas.
Coloque as minhocas durante um ou dois dias em um pote com papel tolha ou folhas de alface, ou em um pote sem nada, forçando a saída dos resíduos alimentares "impuros" do seu tubo digestivo.
Retire de tempos em tempos a "terra" formada.
Depois lave bem as minhocas em água corrente.
Deixe-as submersas por 30 minutos em pote/copo com água limpa (para retirar demais impurezas).
Agora chegou a hora do abate!!!
Passe para um pote com (ou troque a água por) uma solução de três partes de álcool para sete de água (que vai dar uma proporção de álcool a 20%), para além de anestesiar/matar as minhocas, faze-las expelir o líquido celomático (de cor amarelada) responsável pelo odor desagradável das mesmas.
Após aproximadamente três minutos coloque as minhocas em um recipiente com água limpa, enxágua-se novamente e coloca-se em outro recipiente contendo uma solução com ácido acético 5% (vinagre), deixando durante três minutos (para esterelizar).
Lave-se novamente em muita água e as coloque em uma peneira (para facilitar a saída do excesso de água).
Deixe por alguns minutos!!
Para utilizar as minhocas basta seca-las em uma forma de metal (tampada) SEM PAPEL! exposta ao sol (ou em uma estufa como o apresentado).
O tempo varia, mas quando estiverem bem secas estão prontas para a última etapa.
Basta agora moer (ou usar o liquidificador da patroa ) ou até mesmo esmigalhar na mão.
Pode usar uma peneirinha para "ajustar o diâmetro" dos grãos.
Guarda-se na geladeira.
PS: Existe perda de material, restando 25% (ou 1/4) do peso das minhocas vivas.
Pode ser feito com camarão (ou cararãozinhos de tartarugas... eu faço com esses da alcon por serem mais práticos, pois estão já secos ).
Imagino que dê certo com Tenebrio, besouro do amendoim, etc...
[VIROU ARTIGO] - Minhocas desidratadas.
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Victor Pax
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 0
- Articles in the Portal AqOL: 1
[VIROU ARTIGO] - Minhocas desidratadas.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.
Confúcio.
- matheusL
- Populador
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
Re: Minhocas desidratadas.
Poxa Vitor, gostei, muito útil!!! Parabéns pelo tópico!!
Salvei o tópico nos favoritos
Abraços
Salvei o tópico nos favoritos
Abraços
Matheus Lopes
- jefferson16
- Plantador
Parabéns Vitor!
Mais uma proposta para alimentação de nossos peixes e bem facil essa receita hein, pra melhorar nós temos todos ''ingredientes'' em kza (eu tenho até as minhocas )
Abração!
Mais uma proposta para alimentação de nossos peixes e bem facil essa receita hein, pra melhorar nós temos todos ''ingredientes'' em kza (eu tenho até as minhocas )
Abração!
Kennedy Jefferson
- Lord_Wolf
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 1
- Articles in the Portal AqOL: 12
Olá
Muito interessante Victor!!!
Explica um pouco mais sobre os camarões
Até
Vlw
Muito interessante Victor!!!
Explica um pouco mais sobre os camarões
Até
Vlw
- Victor Pax
- Colaborador
- Articles in the Portal AqOL: 1
Olha cara, esses camarões da alcon eu não faço tratamento nenhum, apenas tiro do pote quebro em pedacinhos em cima de uma peneira de cozinha, peneiro, volto para um outro pote e vou dando até acabar.
Não tem segredo e os peixes adoram..
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.
Confúcio.
- Eduardo Gerhardt
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 5
- Articles in the Portal AqOL: 2
O texto do Fábio virou artigo no Portal AqOL!
Minhocas desidratadas.
Parabéns Fábio e agora você passa a integrar o grupo de Colaboradores do AqOL!
Minhocas desidratadas.
Parabéns Fábio e agora você passa a integrar o grupo de Colaboradores do AqOL!
Eduardo Gerhardt
- Mateus Camboim
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
- Articles in the Portal AqOL: 11
- Aquarium of the Month: 1
Re: [VIROU ARTIGO] - Minhocas desidratadas.
Oi,
Victor, ótima ideia! Gostei muito pois dá para armazenar e como dá para escolher o tamanho, todos os peixes podem usufruir, tanto os grandes como os pequenos (meus Tetrinhas por exemplo). O mais difícil é eu ter coragem de sacrificá-las . Simpatizo com elas... Mesmo assim ideia muito boa mesmo, inclusive com camarões.
Abraços.
Victor, ótima ideia! Gostei muito pois dá para armazenar e como dá para escolher o tamanho, todos os peixes podem usufruir, tanto os grandes como os pequenos (meus Tetrinhas por exemplo). O mais difícil é eu ter coragem de sacrificá-las . Simpatizo com elas... Mesmo assim ideia muito boa mesmo, inclusive com camarões.
Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.
- Eduardo Gerhardt
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 5
- Articles in the Portal AqOL: 2
Fábio, me tira uma dúvida, podemos seca-las no próprio forno do fogão ou estou pensando besteira?
Eduardo Gerhardt
- Leandro Martinelli
- Ciclador
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Aquarium of the Month: 0
Olha cara, esses camarões da alcon eu não faço tratamento nenhum, apenas tiro do pote quebro em pedacinhos em cima de uma peneira de cozinha, peneiro, volto para um outro pote e vou dando até acabar.
Oi, que tipo de Camarões são estes da Alcon?
Eu conheço o Alcon Shrimp mas acho que não é o mesmo que tu estás falando,
é aqueles que vendem para tartarugas?
Não, não são de comer!
Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”