Criando Tenébrios

Discussões gerais sobre os peixes e invertebrados de água doce, abordando assuntos específicos como comportamentos, morfologia, reprodução, alimentação etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Criando Tenébrios

Postby Mateus Camboim » 01 Feb 2011, 23:28

Olá,

Preparei minha primeira criação de Tenébrios (Tenebrio molitor). Como de costume fotografei cada passo, para servir de base para qualquer aquarista que deseje ter esses curiosos insetos. Estes mesmos que utilizamos como alimento vivo.

Fiz uma mistura, com informações colhidas na internet, uma espécie de "farinhada" muito nutritiva que servirá de alimento para os Ténébrios. Calculei a quantidade de cada ingrediente "a olho", mas tendo como base 2Kg, 1Kg e 1/2Kg. Essa é apenas uma das variantes da criação de Tenébrios, podendo o aquarista trocar certos ingredientes de acordo com o seu gosto/disponibilidade. Alguns irão optar por menos ingredientes, outros por mais. Parte de cada um observar o que julga mais necessário e acompanhar o desenvolvimento da criação.

Acho importante observar que é uma criação de Tenébrio (Tenebrio molitor) e não de Tenébrio Gigante (Zophobas morio). São muito parecidas, com o diferencial de que as larvas destas últimas são consideravelmente maiores (aproximadamente 5 cm), quando as do Tenebrio molitor alcançam 2,5 cm aproximadamente.

Outra coisinha: essas fotos são do ano passado, então muitas coisas foram mudadas ou trocadas. O que sofreu algum alteração terá sua consecutiva observação.

1Kg de Flocos de Aveia, aqueles inteiros bem grandes:
Image

1/2Kg de ração para Curió (imagino que possa ser de qualquer outra ave também):
Image

1Kg de Trigo para Kibe:
Image

1/2Kg de Leite em Pò Integral:
Image

2Kg de Ração de Galinha (comprei a de postura):
Image

1/2Kg de Feijão triturado:
Image

Uma boa porção de serragem:
Image

Tudo dentro de uma grande bacia:
Image

Tudo bem misturado:
Image

O recipiente onde iniciarei a criação. Todos aconselham caixas de madeira, mas eu não tenho e nem consigo... Mas esse é bem arejado e ficará em um ambiente escuro (*A criação é do ano passado e ainda não passou pelo frio intenso daqui - quando o inverno chegar terei que improvisar, e quando o fizer, postarei aqui): Image

Minhas larvinhas:
Image

Já postas em seu novo lar:
Image

O pedaço de jornal (**Também já foi retirado após eu ser lertado da possível presença de chumbo na sua composição - apesar da legislação vigente dizer que a tinta deve ser livre de metais pesados, não tenho certeza se todas as gráficas já se adequaram): Image

Tampado, acho que esse buraco é o suficiente para garantir uma boa circulação de ar dentro do recipiente. Após, guardei em um lugar escuro.
Image

Então pessoal, está aí a criação. Na verdade eu nem possuo atualmente peixes que consigam comer as larvas. Mas prefiro tê-las mesmo assim, caso adquira um aquário maior com peixes de maior porte.

Esses insetos são muito parecidos com os Besouros-do-Amendoim, só que em tamanho maior. Também são bem fáceis de serem mantidos além de limpos.

Também recomendo para quem possue peixes de médio/grande porte.

Até.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Criando Tenébrios

Postby Victor Pax » 02 Dec 2011, 10:32

Mateus, essa serragem é de que madeira?

Falo porque tem umas serragens com odor bem forte!

Já viu essa apostila?
http://www.insetosonline.com.br/images/ ... online.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Criando Tenébrios

Postby Victor Pax » 02 Dec 2011, 11:42

Mateus, achei esse artigo da EMBRAPA:
METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE Tenebrio molitor EM LABORATÓRIO PARA OBTENÇÃO DE LARVAS
Potrich. T. D.1; Lorini, I.2; Voss, M.2; Steffens, M. C. S.1; Pavani, D. P.1

Tenebrio molitor é um inseto que infesta grãos armazenados, possui tamanho avantajado e por isso suas larvas são bastante usadas como referência de laboratório para testes com outros agentes biológicos (RICHARDS & DAVIES,1983).

Esta espécie se caracteriza pela alta taxa de reprodução, cerca de 500 ovos por ovoposição. Não voa e prefere sempre ambientes secos e escuros. São exigentes por calor e tem desenvolvimento ideal entre 26°C e 32°C (SEB,1997). O objetivo foi de estabelecer uma metodologia de criação massal de Tenebrio molitor, em laboratório, possibilitando a padronização dos insetos adultos e larvas. Além disto, estudar os demais parâmetros biológicos da espécie. O experimento foi realizado no Laboratório de Pragas de Grãos Armazenados da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, durante o ano de 2007.

As larvas de Tenebrio molitor usadas neste trabalho foram procedentes de uma amostra de um criador de pássaros de Passo Fundo, RS. Um grupo de larvas foi trazido ao laboratório, observadas diariamente, a assim que ocorria a transformação em pupas foram separadas para o inicio do experimento. Estas pupas foram colocadas em caixas plásticas com tampa perfurada, de tamanho de 17 x 24 x 9cm de largura, comprimento e altura, respectivamente, contendo dois tipos de dieta. Na primeira dieta, contendo grãos de trigo triturados, com grau 20 de trituração, foram colocadas 20 pupas de um a quatro dias de idade. Na segunda dieta, contendo farelo de trigo e ração granulada para pássaros na proporção de dois para oito, respectivamente, foram colocadas também 20 pupas de um a quatro dias de idade. Estas caixas foram mantidas em sala de criação de insetos, em ambiente escuro total, a temperatura e a umidade relativa do ar de 25 ± 1 ºC e 60 ± 5%, durante todo o experimento, respectivamente.

Os resultados obtidos demonstraram que houve a emergência de 17 adultos na dieta com trigo triturado grau 20 e 14 na dieta de farelo de trigo misturado na ração para pássaros.
A duração média das pupas foi de 14 dias. A longevidade média dos adultos na dieta de trigo triturado grau 20 foi de 60 dias, enquanto que na dieta de farelo de trigo mais ração para pássaros foi de 25 dias.
Em ambas as dietas houve a postura dos adultos e a eclosão de larvas, porém na dieta com trigo triturado grau 20 houve uma significativa maior produção de larvas da espécie.
Nesta dieta obteve-se 83,4% de larvas e na dieta de farelo de trigo e ração granulada para pássaro obteve-se 16,5% de larvas.

Com esta metodologia de criação de Tenebrio molitor, verificou-se uma maior adaptação da espécie a dieta contendo trigo triturado grau 20, obtendo-se maior longevidade dos adultos, maior postura e maior produção de larvas.
________________________________________
1 Acadêmica de graduação da Faculdade de Biologia da UPF. Bolsista PIBIC/CNPq. E-mail: marasteffens@yahoo.com.br.
2 Pesquisador da Embrapa Trigo, BR 285, km 294, Caixa Postal 451. 99001-970. Passo Fundo, RS. E-mail: ilorini@cnpt.embrapa.br Orientador.
3 Rua Coronel Miranda, 651/603 Cep 99025/050 Passo Fundo, RS.
4 Cooperativa Mista São Luiz Ltda (COOPERMIL), Rua São Jorge, 110. Bairro Cruzeiro, Santa Rosa, RS, Brasil. E-mail: sergio_schneider@terra.com.br.
5 Estagiárias da Embrapa Trigo.

http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/do/p_do82_12.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Grau 20 de trituração imagino que seja apenas quebrar os grãos deixando um granulado grosso mais grosso que no trigo para kibe.

Embora ache que o trigo para kibe pela praticidade seja uma alternativa muito interessante. :mrgreen:
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Criando Tenébrios

Postby Mateus Camboim » 02 Dec 2011, 20:26

Oi,

Muito interessante, Victor! Pelo que entendi os Tenébrios podem viver em ambos os tipos de substrato, porém desenvolvem-se mais e melhor em trigo... Farelo de trigo eu acho fácil. Já devo ter visto grãos maiores de trigo em lojas de produtos naturais, provavelmente.

Será interessante agora, quando eu for renovar a criação.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Victor Pax
Colaborador
Posts: 713
Joined: 22 Oct 2004, 12:32
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Carlos-SP

Re: Criando Tenébrios

Postby Victor Pax » 03 Dec 2011, 10:34

Engraçado que farelo de trigo aqui não se acha muito fácil, já trigo em grão moído (trigo para kibe) se acha em qualquer mercadinho. :twisted:

Não se se se aplica, mas na minha cultura de besouro de amendoim eu tenho pego as larvas e congelado no freezer para posterior uso.
Bom para épocas de fartura (ou excasses) de larvas.
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio.

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Criando Tenébrios

Postby Mateus Camboim » 03 Jan 2012, 20:30

Olá,

Bem como aconteceu com meus Besouros-do-Amendoim, essa criação também se esgotou. Quase todo o material nutritivo foi consumido e já apresentava uma superpopulação dos insetos.

Com a criação produzindo poucos Tenébrios, chegou a hora de renová-la. Troquei de recipiente, usei um igual ao da outra criação, mas de cor diferente. Por serem iguais, a organização dos meus alimentos vivos ficou muito prática e visivelmente agradável. Adaptei igualmente esse recipiente com o buraco retangular, o tule e tudo o mais.

Antes das fotos, algumas considerações importantes:

:arrow: Montada em setembro de 2010, com aveia em flocos, ração para Curió, trigo para quibe, leite em pó, ração de galinha, feijão triturado e serragem a criação se sustentou por 1 anos e 3 meses aproximadamente;

:arrow: Quase todos os materiais foram consumidos, com exceção da serragem (obviamente nem foi tocada, serviu como refúgio), do feijão triturado e da ração para galinha;

:arrow: No fundo do recipiente se criou um pó, provavelmente excrementos, onde boa parte das larvas se escondiam;

:arrrow: Como fonte de umidade usei rodelas de cenoura, batata, chuchu e pão (francês, de forma comum e integral) com borrifadas de água. De todas elas as mais bem aceitas foram a cenoura e o pão francês - percebi que no pão francês as larvas escavaram, ficando entocadas e se transformando em crisálidas;

:arrow: Também me vi forçado a descartar uma considerável quantidade de Tenébrios adultos, pois não tinha à quem doar. Preservei algumas larvas, pupas e exemplares adultos.

Bem, como dito antes, o recipiente é igual e foi igualmente adaptado como o da minha criação de Besouros-do-Amendoim:
Image

Talvez como em uma onda minimalista e baseado no texto passado pelo colega Victor Pax, usei uma mistura muito mais simples que a anterior. Verei o resultado daqui a alguns meses. Primeiramente o básico, trigo para quibe:
Image

Ração para reforçar, procurei a de Curió mas só encontrei a de banana... Espero que sirva:
Image

São só esses dois mesmo. Bem misturado, aparentemente suprirá as necessidades nutricionais dos tenébrios:
Image

Uma camada formando 2 cm mais ou menos:
Image

Aqui tudo pronto, já com os insetos inseridos. Os adultos não aparecem pois se esconderam rapidamente:
Image

Enfim, está aí, mais uma criação renovada, que se sustento por muito tempo, econômica, limpa, inodora. Tenébrios são nutritivos e proteicos, recomendo a todos que queiram dar aos seus peixinhos um excelente complemento.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Vinícius Ribeiro
Ciclador
Ciclador
Posts: 147
Joined: 03 Jan 2012, 00:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Criando Tenébrios

Postby Vinícius Ribeiro » 06 Jan 2012, 01:14

Onde tu conseguiu estes Tenébrios?

Já fui em umas 4 lojas correlatas a aquarismo na minha cidade (Santos/SP) e não encontrei.

Estes podem ser encontrados em algum local de fácil acesso?

User avatar
Mateus Camboim
Colaborador
Posts: 758
Joined: 24 Jul 2010, 01:21
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 11
Aquarium of the Month: 1
Location: Esteio - Rio Grande do Sul
Contact:

Re: Criando Tenébrios

Postby Mateus Camboim » 06 Jan 2012, 01:42

Olá,

Os meus eu ganhei de presente, de uma amiga/colega aquarista.

Geralmente são encontrados em agropecuárias, como isca viva ou para aves ou répteis exóticos. Em lojas especializadas em aquarismo também podem ser encontrados. Na internet é possível encontrar vendedores, que oferecem um start por um preço até acessível.

Abraços.
Cursando Ciências Biológicas, Licenciatura - La Salle/RS.

User avatar
Vinícius Ribeiro
Ciclador
Ciclador
Posts: 147
Joined: 03 Jan 2012, 00:06
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Santos/SP
Contact:

Re: Criando Tenébrios

Postby Vinícius Ribeiro » 08 Jan 2012, 04:06

Maneiro...

Estou com um aquário que montei ontem, 07/01/2012 e estava pensando em complementar a alimentação dos peixes com tenébrios..

Vou analisar e talvez te imite! kkk


Caso fizer isso venho contar a experiencia neste tópico.

Um abraço!

User avatar
Gustavo12
Ciclador
Ciclador
Posts: 226
Joined: 09 Jul 2011, 15:05
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Location: Barre de São Jõao.Casimiro de Abreu RJ

Re: Criando Tenébrios

Postby Gustavo12 » 08 Jan 2012, 11:56

Galera quero contribuir também, bom eu tenho tênebras em uma caixa de madeira, alem de tudo que foi citado acima eu coloco um pano de estopa embolado e 1 pão duro, no pano embolado fica cheio de larvas que estão virando besouros e no pão fica lotado de furos da larva quando tiro o pão do lugar parece ate macarrão de tanta larva, a metades delas eu do pro meu trinca ferro e merro os dois anilhados e registrado no Ibama, o que sobra eu do pro peixes.
Robalo flecha minha paixão. Rio São João obrigado por vc ser o Rio + limpo do RJ fica em Barra de São joão, Casimiro de Abreu.

Meu aquá
Nano low tech de betta


Return to “Peixes e Invertebrados de Água Doce”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 3 guests