Boa noite!
Queria a ajuda dos amigos para tentar equilibrar meu plantado, que hoje possui algumas algas e cianos.
A princípio, acredito que um excesso de nitrato ao fim da ciclagem gerou o boom de algas e de cianos.
O excesso ocorreu pois usei 2 otocinclus na ciclagem, mais o Stability e as bactérias vindas com o X100.
Assim acabei acelerando a ciclagem, mas no fim dela o nível de nitrato gerou um desequilíbrio, 50 ppm.
Com 2 meses de montado, as algas estão sob controle, mas ainda com necessidade de remoção manual.
Setup e observações:
Tanque = 80x40x40 (128 litros brutos, 100 litros reais)
Filtragem = 2x Eheim 2234 (Siporax e X100 em ambos)
Iluminação = 3x T5 Life-Glo 24w (6700K 1700lm, cada)
Substrato = 1cm de Natural Soil, 6 a 8cm de guandu00
Fotoperíodo = inicial de 4h, aumento gradual, hoje 8h
CO2 = Aquamazon c/ solenoide, reator AquaMedic1000
UV = 5w (conectado ao canister, atualmente desligado)
Hardscape = tronco (parece de aroeira), dragon stones
Fauna e flora:
2x Otocinclus (aguardando o equilíbrio, ainda em dúvida sobre qual usar)
Fissidens fontanus (em 5 locais no tronco, crescendo bem, apesar das algas)
Anubias nana Petit (2 mudas, crescendo bem, novas folhas a cada semana)
Ranunculus inindatus (1 muda, quase perdi pelo melt quando NO3 foi a 50ppm)
Cryptocoryne parva (5 mudas, ficaram estagnadas, mas agora com novas folhas)
Staurogyne repens (25 mudas, também quase perdi no melt, agora recuperando)
Hydrocotyle tripartita (em 2 locais, praticamente não sentiram, sempre bem)
Utricularia graminifolia (tem difícil adaptação, vou adicionar só após equilibrar)
Testes de água:
CO2 = entre 16 a 40ppm, subindo ao longo do dia, 2bps
pH = de manhã 6.6, diminuindo ao longo do dia até 6.2
KH = 2 (mas a água da torneira com KH perto de zero)
GH = entre 3 e 4 (água da torneira com GH perto de 2)
NH3 e NO2 = zero, com ciclagem finalizada em 28 dias
NO3 = atualmente 0 (no fim da ciclagem bateu 50ppm)
PO4 = atualmente 0 (por 40 dias entre 0,25 e 0,5ppm)
Fe = sempre zerado (dosado 2x por semana, mas pouco)
Manutenção e fertilização (iniciado recentemente):
Sábado = TPA de 40%, remoção das algas, 2.5gr de Seachem Equilibrium, 2ml de Mbreda Micro
Domingo = 10ml de Seachem Potassium
Segunda = 10ml de Seachem Potassium
Terça = TPA de 20%, remoção das algas, 2.5gr de Seachem Equilibrium, 2ml de Mbreda Micro
Quarta = 10ml de Seachem Potassium
Quinta = 10ml de Seachem Potassium
Sexta = sem manutenção, nem fertilização
Pelo plano acima, no sábado e terça, adiciono K, Ca, Mg e Fe com Equilibrium, mais os micros com MBreda.
O Equilibrium acaba mantendo o GH entre 3 e 4ppm, ficando mais constante em 4ppm ao longo da semana.
Com o Equilibrium e com o Micro adiciono Fe, que talvez seja pouco, mas tenho receio de resultar na BBA.
Nos demais dias adiciono só K, queria zerar N e P, consegui, agora posso dosar N e P de forma controlada.
Pensei em dosar N e P junto do K, aumentando diariamente, sempre medindo até encontrar o ponto 5:1:10.
Talvez seja interessante, além de equilibrar a relação N:P:K, aumentar o KH um pouco e dosar mais o Fe.
O que acham do exposto acima? Todas as dicas e experiências serão muito bem vindas!
Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Moderator: Equipe AqOL
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6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
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- Rafael Compassi
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Para se livrar das cianos, aumente o NO3 para perto de 20ppm, mantenha o PO4 em 2 ppm e o CO2 o mais estável possível durante o fotoperíodo (iniciando ele 30 minutos antes de ligar as luzes e desligando 30 minutos antes das luzes apagarem).
Abraço
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Oi Rafael,
Lendo sobre as cianos entendi que a carência de N seria um grave problema, então há 1 semana venho o mantendo perto de 20 ppm, como indicou.
Mas, ao contrário do que você coloca, vinha mantendo o P em torno de 0,25 ppm apenas. Nesse cenário eliminei as algas, mas as cianos persistem.
Vou manter o N em 20 ppm, elevar o P para 2 ppm, mas fico na dúvida quanto aos demais nutrientes, principalmente sobre o K, na relação N:P:K.
Vinha dosando 5 ppm de K todos os dias, exceto às sextas, quando faço TPA. Como não há testes de K, fico na dúvida se essa dosagem está ideal.
Você (ou quem souber) pode, por favor, indicar uma dosagem de K, Fe e micros? Estou tentando encontrar o equilíbrio entre todos eles. Tá difícil!
Lendo sobre as cianos entendi que a carência de N seria um grave problema, então há 1 semana venho o mantendo perto de 20 ppm, como indicou.
Mas, ao contrário do que você coloca, vinha mantendo o P em torno de 0,25 ppm apenas. Nesse cenário eliminei as algas, mas as cianos persistem.
Vou manter o N em 20 ppm, elevar o P para 2 ppm, mas fico na dúvida quanto aos demais nutrientes, principalmente sobre o K, na relação N:P:K.
Vinha dosando 5 ppm de K todos os dias, exceto às sextas, quando faço TPA. Como não há testes de K, fico na dúvida se essa dosagem está ideal.
Você (ou quem souber) pode, por favor, indicar uma dosagem de K, Fe e micros? Estou tentando encontrar o equilíbrio entre todos eles. Tá difícil!
- Rafael Compassi
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Realmente sem testes é difícil.
Para isso existe o sistema Estimative Index.
Você dosa uma quantidade mais que suficiente de nutrientes durante a semana, fica um dia sem dosar e antes de reiniciar a dosagem, faz uma TPA de 50% ou mais, para resetar os níveis.
Uma solução de estimative index comercial dosa 4,4ppm de K 3x por semana, acho que o seu está exagerado, pois não há tanto consumo assim.
Fe é suficiente dosar 0,2 ppm a cada 2 dias, pois o consumo não é elevado, é suficiente ter algo presente e só.
Micronutrientes, estando presentes são suficientes, pois são usado muito pouco, por isso chamado micronutrientes.
Abraço
Para isso existe o sistema Estimative Index.
Você dosa uma quantidade mais que suficiente de nutrientes durante a semana, fica um dia sem dosar e antes de reiniciar a dosagem, faz uma TPA de 50% ou mais, para resetar os níveis.
Uma solução de estimative index comercial dosa 4,4ppm de K 3x por semana, acho que o seu está exagerado, pois não há tanto consumo assim.
Fe é suficiente dosar 0,2 ppm a cada 2 dias, pois o consumo não é elevado, é suficiente ter algo presente e só.
Micronutrientes, estando presentes são suficientes, pois são usado muito pouco, por isso chamado micronutrientes.
Abraço
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Rafael,
Provavelmente, estava esgotando N e P por excesso de K, dosando pouco Fe e talvez acertando nos micros.
Li seu post "Experiência com algas, luz forte..." e entendi melhor a relação "nutrientes x algas x cianos".
Neste sábado vou fazer uma TPA de 50% e seguir um novo esquema de fertilização ao longo da semana.
Suas dicas foram essenciais, te agradeço muito! Vou postar o resultado ao final dos testes. Forte abraço!
Provavelmente, estava esgotando N e P por excesso de K, dosando pouco Fe e talvez acertando nos micros.
Li seu post "Experiência com algas, luz forte..." e entendi melhor a relação "nutrientes x algas x cianos".
Neste sábado vou fazer uma TPA de 50% e seguir um novo esquema de fertilização ao longo da semana.
Suas dicas foram essenciais, te agradeço muito! Vou postar o resultado ao final dos testes. Forte abraço!
- Rafael Compassi
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Excesso de K não tem nada a ver com a depleção do N nem P.
Excesso de K provoca deficiência na absorção de Ca, fazendo que as folhas fiquem retorcidas.
Abraço
Excesso de K provoca deficiência na absorção de Ca, fazendo que as folhas fiquem retorcidas.
Abraço
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Rafael,
Agora, lendo o que escreveu, lembro de ter visto isso num gráfico da APC, do K em excesso afetar a absorção de Ca, e minha tripartida tem umas folhas retorcidas.
Sobre K x N:P, tinha lido, por exemplo, que mais K acelerava a absorção de P, mas estou começando a entender que a relação mais significante seria mesmo N e P.
Olhando uma tabela que mostra combinações de N:P, como 5:0,5 ou 10:1 ou 20:2, entendo que aumentar N pra combater cianos é um erro se não ajustar P junto.
Por fim, N:P = 10:1, mais K, Fe e micros nas dosagem que sugeriu seria um acerto? Ou, como me sugeriu pra combater as cianos, N:P = 20:2, mais K, Fe e micros.
Estas taxas batem com meu primeiro plantado (este agora é o segundo), onde usava a dosagem padrão do fabricante, que mantinha mais ou menos essas taxas.
Ele ficou tão saudável (sem querer) que ao anunciar usando as fotos dele montado, o comprador acabou o levando montado (levou de carro, com 20l dos 80l).
Estou esperançoso de conseguir equilibrá-lo como no anterior, só que agora sabendo o porque de cada coisa. Mais uma vez agradeço muitíssimo todas as dicas!
Agora, lendo o que escreveu, lembro de ter visto isso num gráfico da APC, do K em excesso afetar a absorção de Ca, e minha tripartida tem umas folhas retorcidas.
Sobre K x N:P, tinha lido, por exemplo, que mais K acelerava a absorção de P, mas estou começando a entender que a relação mais significante seria mesmo N e P.
Olhando uma tabela que mostra combinações de N:P, como 5:0,5 ou 10:1 ou 20:2, entendo que aumentar N pra combater cianos é um erro se não ajustar P junto.
Por fim, N:P = 10:1, mais K, Fe e micros nas dosagem que sugeriu seria um acerto? Ou, como me sugeriu pra combater as cianos, N:P = 20:2, mais K, Fe e micros.
Estas taxas batem com meu primeiro plantado (este agora é o segundo), onde usava a dosagem padrão do fabricante, que mantinha mais ou menos essas taxas.
Ele ficou tão saudável (sem querer) que ao anunciar usando as fotos dele montado, o comprador acabou o levando montado (levou de carro, com 20l dos 80l).
Estou esperançoso de conseguir equilibrá-lo como no anterior, só que agora sabendo o porque de cada coisa. Mais uma vez agradeço muitíssimo todas as dicas!
- Rafael Compassi
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Sim, o ideal é uma taxa 10:1, mais precisamente 20:2 e mais o resto.
Só ajustar o N não adianta, pois se não houver P junto só vai trocar uma deficiência pela outra. E deficiências = algas.
A planta é como uma construção, se não houver cimento, tijolos e os pedreiros (CO2, NPK e luz) ela não vai pra frente, ou vai capenga, com folhas deformadas com crescimento medíocre.
Abraço
Só ajustar o N não adianta, pois se não houver P junto só vai trocar uma deficiência pela outra. E deficiências = algas.
A planta é como uma construção, se não houver cimento, tijolos e os pedreiros (CO2, NPK e luz) ela não vai pra frente, ou vai capenga, com folhas deformadas com crescimento medíocre.
Abraço
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Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Olá!
Conforme mencionado pelo Rafael, as cianos são comumente associadas à baixa concentração de alguns nutrientes, mas também a outros fatores como baixa qualidade da água e baixo crescimento das plantas (ou poucas plantas). [1]
"Baixa qualidade da água" é genérico, mas geralmente relacionado à matéria orgânica em decomposição e/ou filtragem/circulação/oxigenação deficiente. Por exemplo, uma coisa que já aconteceu comigo quando adicionei plantas em formato emerso ao aquário: Elas começaram a perder as folhas durante a adaptação e isso provavelmente ajudou no aparecimento das cianos. Neste meu caso, temperaturas mais altas do verão acabaram ajudando as algas por acelerar a decomposição das folhas e diminuir a quantidade de oxigênio e CO2 dissolvidos na água.
No seu caso, como vc disse que está (ou estava) com a concentração de nitratos e fosfatos baixa, o primeiro ponto a ser revisto é a fertilização, conforme recomendado pelo Rafael. Além disso, creio que seria bom aproveitar e verificar se os filtros estão limpos, se não há sujeira acumulada no substrato, se não há plantas com folhas em decomposição, se a circulação/movimentação da superfície estão boas [2], e coisas do tipo. Mesmo que a causa principal seja a falta de nutrientes, a limpeza também ajuda no combate às algas. Existem também outros pontos que poderiam ser considerados em um segundo momento por serem menos prováveis como, por exemplo, substrato ou tronco ainda não mineralizados.
Ao adicionar nutrientes que estão em falta é esperado que a demanda pelos demais nutrientes aumente pois as plantas, que antes estavam limitadas, começarão a se desenvolver mais rápido, consumindo nutrientes mais rapidamente também. Por isso certifique-se de fornecer *todos* os nutrientes em quantidades adequadas (principalmente CO2) [3].
Sobre a proporção de nutrientes: Eu não me preocuparia com a proporção entre N e P, mas sim em fornecer nutrientes em quantidade suficiente para as plantas crescerem sem limitações. Veja [4].
Por fim, não confie em testes. Se quiser testar os parâmetros, calibre os testes antes para ter resultados mais confiáveis. Ainda assim, acho que o melhor indicador de que os parâmetros estão adequados é a saúde das plantas e animais do aquário.
Referências:
[1] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... nobacteria
[2] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... deo-75-gal
[3] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... -Test-Kits
[4] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... -phosphate (a partir do 3o. post)
À moderação: Se tiver algum problema colocar referências para outros fóruns, por favor me avise. Costumo colocar referências basicamente por 3 motivos: (1) em consideração/respeito aos lugares de onde a informação foi obtida, (2) para quem ler o post poder obter mais informações caso queira, (3) porque não sou especialista nem nada do tipo e posso ter não entendido ou me enganado com alguma coisa (neste caso, a referência ajudaria a identificar possíveis erros da minha parte).
Conforme mencionado pelo Rafael, as cianos são comumente associadas à baixa concentração de alguns nutrientes, mas também a outros fatores como baixa qualidade da água e baixo crescimento das plantas (ou poucas plantas). [1]
"Baixa qualidade da água" é genérico, mas geralmente relacionado à matéria orgânica em decomposição e/ou filtragem/circulação/oxigenação deficiente. Por exemplo, uma coisa que já aconteceu comigo quando adicionei plantas em formato emerso ao aquário: Elas começaram a perder as folhas durante a adaptação e isso provavelmente ajudou no aparecimento das cianos. Neste meu caso, temperaturas mais altas do verão acabaram ajudando as algas por acelerar a decomposição das folhas e diminuir a quantidade de oxigênio e CO2 dissolvidos na água.
No seu caso, como vc disse que está (ou estava) com a concentração de nitratos e fosfatos baixa, o primeiro ponto a ser revisto é a fertilização, conforme recomendado pelo Rafael. Além disso, creio que seria bom aproveitar e verificar se os filtros estão limpos, se não há sujeira acumulada no substrato, se não há plantas com folhas em decomposição, se a circulação/movimentação da superfície estão boas [2], e coisas do tipo. Mesmo que a causa principal seja a falta de nutrientes, a limpeza também ajuda no combate às algas. Existem também outros pontos que poderiam ser considerados em um segundo momento por serem menos prováveis como, por exemplo, substrato ou tronco ainda não mineralizados.
Ao adicionar nutrientes que estão em falta é esperado que a demanda pelos demais nutrientes aumente pois as plantas, que antes estavam limitadas, começarão a se desenvolver mais rápido, consumindo nutrientes mais rapidamente também. Por isso certifique-se de fornecer *todos* os nutrientes em quantidades adequadas (principalmente CO2) [3].
Sobre a proporção de nutrientes: Eu não me preocuparia com a proporção entre N e P, mas sim em fornecer nutrientes em quantidade suficiente para as plantas crescerem sem limitações. Veja [4].
Por fim, não confie em testes. Se quiser testar os parâmetros, calibre os testes antes para ter resultados mais confiáveis. Ainda assim, acho que o melhor indicador de que os parâmetros estão adequados é a saúde das plantas e animais do aquário.
Referências:
[1] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... nobacteria
[2] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... deo-75-gal
[3] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... -Test-Kits
[4] http://www.barrreport.com/showthread.ph ... -phosphate (a partir do 3o. post)
À moderação: Se tiver algum problema colocar referências para outros fóruns, por favor me avise. Costumo colocar referências basicamente por 3 motivos: (1) em consideração/respeito aos lugares de onde a informação foi obtida, (2) para quem ler o post poder obter mais informações caso queira, (3) porque não sou especialista nem nada do tipo e posso ter não entendido ou me enganado com alguma coisa (neste caso, a referência ajudaria a identificar possíveis erros da minha parte).
Re: Algas, ajuda para achar o equilíbrio
Olá Drebin,
Meu aquário se enquadra em alguns dos pontos que você menciona, e o ótimo disso é que estou descobrindo meus erros.
Não considero a minha flora atual como um conjunto de "crescimento acelerado", mas sim uma mescla de lento a médio.
Não tenho todo o substrato plantado, mas cerca de 50% aproximadamente, então não tenho alta demanda por nutrientes.
Sendo assim, já no seu primeiro parágrafo, percebo que estou superestimando minha flora, com muita luz e nutrientes.
Nos posts que adicionou, li que tiveram sucesso ao aplicar algumas mudanças, e uma delas foi a redução da iluminação.
Quanto a filtragem, noto que tenho uma filtragem biológica muito eficiente, mas talvez esteja errando em outros pontos.
Meus 2 canisters circulam todo o aquário, mas tenho que apontar o fluxo para o fundo, para evitar acúmulo no substrato.
Com isso a superfície fica sem movimento, o que até evita perda de CO2, mas gera consequentemente pouca oxigenação.
Nos posts que adicionou, também li que a baixa oxigenação favorece as cianos e acredito que a minha esteja bem baixa.
No sábado fiz uma limpeza nas cianos, removendo manualmente tudo que estava visível, resultando em uma TPA de 50%.
Reduzi a iluminação de 3x para 2x T5 24w (as lâmpadas são novas, 2 meses), porém mantendo o foto-período de 8 horas.
Limpo os canisters alternadamente, 1 a cada 4 semanas, e no sábado limpei 1 deles, com troca das mídias, mídias novas.
Fiz o apontamento do outflow dos canisters de forma que gere algum movimento na superfície, melhorando a oxigenação.
Vou, excepcionalmente, aguardar só 1 semana para limpar o outro canister, pois achei o que limpei mais sujo que o normal.
Mesmo não sendo muito confiáveis, vou manter os testes de água, mas vou atentar mais na observação a olho nú, percepção.
Vou tentar manter uma fertilização como você e o Rafael colocaram, mas entendendo que tenho um consumo não acelerado.
Na manhã de domingo notei a relação N:P em 10:0,25, e acabei idealizando o seguinte esquema de fertilização como piloto:
SAB = TPA de 40%, limpeza geral
DOM = 5 ml de K (Seachem Potassium)
SEG = 5 ml de Micro e 5 ml de Fe (MBreda Micro e MBreda Fe)
TER = 5 ml de K (Seachem Potassium)
QUA= 5 ml de micro e 5 ml de Fe (MBreda Micro e MBreda Fe)
QUI = Domingo = 5 ml de K (Seachem Potassium)
SEX = descanso, sem manutenção ou fertilização
Nota 1: segundo o Fertilator, os 5 ml de K da Seachem resultam em 2,5 ppm
Nota 2: segundo meus testes, os 5 ml de Fe da MBreda resultam em 0,5 ppm
Nota 3: não tenho testes de micros, idealizei uma dosagem para que não falte
Mais uma vez agradeço muitíssimo as dicas, do Rafael e agora do Drebin, pois sem as mesmas ficaria andando em círculos!
Meu aquário se enquadra em alguns dos pontos que você menciona, e o ótimo disso é que estou descobrindo meus erros.
Não considero a minha flora atual como um conjunto de "crescimento acelerado", mas sim uma mescla de lento a médio.
Não tenho todo o substrato plantado, mas cerca de 50% aproximadamente, então não tenho alta demanda por nutrientes.
Sendo assim, já no seu primeiro parágrafo, percebo que estou superestimando minha flora, com muita luz e nutrientes.
Nos posts que adicionou, li que tiveram sucesso ao aplicar algumas mudanças, e uma delas foi a redução da iluminação.
Quanto a filtragem, noto que tenho uma filtragem biológica muito eficiente, mas talvez esteja errando em outros pontos.
Meus 2 canisters circulam todo o aquário, mas tenho que apontar o fluxo para o fundo, para evitar acúmulo no substrato.
Com isso a superfície fica sem movimento, o que até evita perda de CO2, mas gera consequentemente pouca oxigenação.
Nos posts que adicionou, também li que a baixa oxigenação favorece as cianos e acredito que a minha esteja bem baixa.
No sábado fiz uma limpeza nas cianos, removendo manualmente tudo que estava visível, resultando em uma TPA de 50%.
Reduzi a iluminação de 3x para 2x T5 24w (as lâmpadas são novas, 2 meses), porém mantendo o foto-período de 8 horas.
Limpo os canisters alternadamente, 1 a cada 4 semanas, e no sábado limpei 1 deles, com troca das mídias, mídias novas.
Fiz o apontamento do outflow dos canisters de forma que gere algum movimento na superfície, melhorando a oxigenação.
Vou, excepcionalmente, aguardar só 1 semana para limpar o outro canister, pois achei o que limpei mais sujo que o normal.
Mesmo não sendo muito confiáveis, vou manter os testes de água, mas vou atentar mais na observação a olho nú, percepção.
Vou tentar manter uma fertilização como você e o Rafael colocaram, mas entendendo que tenho um consumo não acelerado.
Na manhã de domingo notei a relação N:P em 10:0,25, e acabei idealizando o seguinte esquema de fertilização como piloto:
SAB = TPA de 40%, limpeza geral
DOM = 5 ml de K (Seachem Potassium)
SEG = 5 ml de Micro e 5 ml de Fe (MBreda Micro e MBreda Fe)
TER = 5 ml de K (Seachem Potassium)
QUA= 5 ml de micro e 5 ml de Fe (MBreda Micro e MBreda Fe)
QUI = Domingo = 5 ml de K (Seachem Potassium)
SEX = descanso, sem manutenção ou fertilização
Nota 1: segundo o Fertilator, os 5 ml de K da Seachem resultam em 2,5 ppm
Nota 2: segundo meus testes, os 5 ml de Fe da MBreda resultam em 0,5 ppm
Nota 3: não tenho testes de micros, idealizei uma dosagem para que não falte
Mais uma vez agradeço muitíssimo as dicas, do Rafael e agora do Drebin, pois sem as mesmas ficaria andando em círculos!
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