Olá!
Tranquilo... Eu costumo entrar em detalhes e tentar explicar as coisas quando escrevo e as vezes fica confuso mesmo. Me desculpe pelo mal entendido.
Se vc estiver satisfeito com a ideia de introduzir os peixes para tentar controlar a alga, se preferir deixar como está, ou simplesmente não quiser prosseguir com o tópico por qualquer outro motivo, tudo bem. Esta decisão é sua. Eu apenas ofereci ajuda para o problema com algas que vc relatou e, se, por qualquer motivo, vc não quiser aceitar, é só dizer que não quer. Não tem problema nenhum. Eu entendo que cada um tem suas motivações e objetivos para manter aquários e o importante é vc estar satisfeito com ele.
Se quiser prosseguir:
Obviamente a decisão de fertilizar o aquário é sua, mas note que sem fertilização vai ser difícil vc fazer as plantas se desenvolverem plenamente e, consequentemente, reduzir as chances de ter algas. Mesmo que tenha substrato fértil, ele vai se esgotando com o tempo e a fertilização adicional será necessária a médio/longo prazo.
Sendo assim, se optar por continuar não fertilizando, não tem muito o que fazer. Há uma lista de recomendações abaixo que vc pode tentar implementar independentemente da fertilização, mas as chances da alga não sumir ou de outras algas aparecerem no futuro será alta e vc ficará "equilibrando pratos".
Como vc não está fertilizando as plantas do aquário, talvez não tenha tido ainda muito contato com este assunto. Neste caso, se optar por começar a fertilizar, recomendo primeiro pesquisar um pouco sobre o assunto e, se tiver alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.
Existe também a opção de deixar o aquário com menos iluminação. Ainda assim, mesmo com substrato fértil, será necessário fertilizar as plantas se quiser manter o aquário por longos períodos (anos). A vantagem é que a fertilização pode ser reduzida (quantidade e frequência) e, portanto, vc terá menos trabalho.
Segue uma lista de recomendações. Embora boa parte trate de cuidados básicos, é sempre bom revê-los periodicamente. Mesmo que vc esteja com a manutenção em dia, a ideia aqui é fazê-la com mais cuidado, observando e tentando encontrar problemas mais difíceis de serem encontrados regularmente. Por exemplo, aquela sujeira que está acumulando entre algumas plantas, pedras ou tronco e que raramente descobrimos por evitarmos mexer naquele ponto.
- Recomendo fazer uma boa limpeza no aquário e uma boa troca d'água. Limpar o filtro, sifonar o substrato, limpar os vidros, remover folhas amareladas/mortas/soltas/restos de plantas/restos de alimentação, remover manualmente as algas que estão em pedras, troncos, folhas, etc. Tome cuidado com os parâmetros da água nova para evitar variações bruscas. O objetivo é reduzir a quantidade de matéria orgânica em decomposição e diminuir a quantidade de algas no aquário.
- Feito isto, verifique se a circulação e oxigenação do aquário estão boas. A ideia é ter todas as folhas das plantas do aquário balançando suavemente. Vc também pode utilizar uma partícula em suspensão (por exemplo, um pouco de ração) para ver o caminho que a água está seguindo e ter uma ideia melhor da circulação. Aponte as saídas de água para a superfície (sem quebrá-la) para melhorar a troca gasosa. Verifique se os impellers estão limpos. O objetivo é que o oxigênio e nutrientes sejam distribuídos pelo aquário todo e que as plantas tenham suas folhas constantemente "varridas" pela água para levar embora o que não interessa. Sobre a oxigenação, como vc tem sump, as chances de ter algum problema são menores, mas aí é vc quem pode dizer melhor.
- Verifique se a iluminação do aquário está uniforme e se não há plantas recebendo mais luz do que outras. Se tiver plantas atingindo a superfície e puder podá-las, também ajuda, pois, além de melhorar a circulação, também reduz as chances de uma ou algumas plantas serem favorecidas, o que aumenta as chances de limitações. Hoje em dia é difícil estimar a quantidade de luz de um aquário sabendo apenas a iluminação dele. Mesmo sendo led, há várias marcas, modelos e gerações, cuja eficiência pode variar bastante. De qualquer forma, se optar por não adicionar nutrientes, vc pode tentar fazer um teste reduzindo um pouco a iluminação para diminuir a demanda por nutrientes, o que talvez reduza um pouco as chances de aparecerem mais algas a curto prazo pois fará com que as plantas demandem menos nutrientes e talvez fiquem em condições um pouco melhores por algum tempo caso seu substrato esteja com poucos nutrientes (no fim). Note que não se trata de uma solução definitiva, mas algo que poderá fazer vc ganhar algum tempo.
- Seria bom também verificar o nível de CO2 no aquário. Neste caso, um drop checker ajudaria para dar uma ideia inicial do nível, embora não seja muito preciso e leve um tempo para refletir alterações na concentração de CO2 do aquário.
- Toda vez que replantar, ou fizer alguma coisa no aquário que levante matéria orgânica ou "poeira", recomendo fazer logo em seguida uma boa troca de água para remover estes detritos rapidamente e não deixá-los no aquário.
Bom, por enquanto acho que é isto. Evitei entrar em muitos detalhes, pois não sei qual caminho vc pretende seguir.
[]'s