Clarificante - Sulfato de Aluminio

Discussões sobre produtos e equipamentos relacionados ao aquarismo, dúvidas, recomendações, críticas, comentários entre outros.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Anibal
Montador
Montador
Posts: 22
Joined: 19 May 2005, 20:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Moji Mirim - SP/ Brasil

Clarificante - Sulfato de Aluminio

Postby Anibal » 12 Jun 2005, 18:27

Olá pessoal,

Alguém sabe qual a concentração correta de uma solução de Sulfato de Aluminio, como a "Cristal" da Alcon, e qual a proporção correta por volume de água a ser colocada no aquário (a "Cristal" é de 1 gota por litro d'água).

O Sulfato de Aluminio é o melhor produto a ser usado como clarificante? Se outro qual a concentração da solução e o volume a ser colocado na água do aquário.

Desde já agradeço.
Anibal Maranhão

leonardozs
Ciclador
Ciclador
Posts: 152
Joined: 02 Aug 2004, 22:22

clarificante

Postby leonardozs » 13 Jun 2005, 10:20

Amigo Anibal

por que vc quer usar essas porcarias?? qual o problema do seu aqua??

como é seu aqua passe um setup dele?

Eu sou totalmente contra ficar usando esse tipo de produtos... querendo ou não é sempre produto quimico.

Abraços

User avatar
VicenteSP
Plantador
Plantador
Posts: 747
Joined: 12 Apr 2005, 00:18
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: SP

Olá

Postby VicenteSP » 13 Jun 2005, 10:41

Olá Anibal

Meu amigo, eu aconselho a você, primeiro ver o que está fazendo com que a água de seu aquário fique turva, e ver se não tem nenhuma outra soloução, antes de adicionar qualquer química ao seu aquário, que não é uma das opções mais indicadas.
Apela-se somente as químicas quando não tem outra solução mmeeesmo, certo.

Abraços!

Anibal
Montador
Montador
Posts: 22
Joined: 19 May 2005, 20:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Moji Mirim - SP/ Brasil

Re: clarificante

Postby Anibal » 13 Jun 2005, 11:28

Amigo Anibal

por que vc quer usar essas porcarias?? qual o problema do seu aqua??

como é seu aqua passe um setup dele?

Eu sou totalmente contra ficar usando esse tipo de produtos... querendo ou não é sempre produto quimico.

Abraços
Caro Leosarto,

O setup do meu aquario está no item "meu aqua". Um abraço, Anibal
Anibal Maranhão

Anibal
Montador
Montador
Posts: 22
Joined: 19 May 2005, 20:15
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Moji Mirim - SP/ Brasil

Postby Anibal » 13 Jun 2005, 19:40

Olá a todos que se interessaram e enviaram uma resposta para minha mensagem!

Agradeço o interesse de todos, mas gostaria de saber se alguém tem resposta, para as perguntas que fiz, na mensagem inicial.

Aguardo informações...

Anibal :?
Anibal Maranhão

Fabricio Fraga
Colaborador
Posts: 1812
Joined: 18 Sep 2003, 12:53
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 3
Location: Vitória - ES

Postby Fabricio Fraga » 13 Jun 2005, 20:15

Olá Aníbal.

A Alcon não declara a concentração de sulfato de alumínio na embalagem, por isso acho difícil que alguém saiba. Como clarificante eu só conheço o sulfato de alumínio.

Mas quero reiterar aqui o que o pessoal já falou, cuidado com ele, existem peixes como neons e rodóstomos entre outros que são muito sensíveis ao sulfato de alumínio.

Até mais.

Fabrício.
"Se à noite choras pelo sol, não verás as estrelas"

Franz Rotter
Colaborador
Posts: 398
Joined: 10 May 2005, 21:34
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 1
Location: São Paulo

Postby Franz Rotter » 13 Jun 2005, 20:24

Anibal,
Fica nervoso não !
Acho que o pessoal do Fórum está querendo te ajudar tb.
Já observei que algumas pessoas testaram clarificantes sem resultados significativos, bem, vou tentar ajudar sem ajudar, hehehe.
O Sulfato de alumínio o cloreto ferroso, o cloreto férrico e os polieletrólitos alcalinos são aglutinadores de partículas pequenas , eles "juntam" em partículas de maiores granulometrias estas partículas, portanto tb são chamados de floculantes.
A finalidade de se juntar as partículas em flocos é poder decanta-las (depende da massa específica do particulado em questão) ou aumentar sua granulometria de maneira a se poder rete-las em elemntos iltrantes como telas, mantas, espumas, filtros prensa, etc.
Observe que para que isto ocorra de maneira satisfatória é necessário que o floculante seja bem misturado à água e, posterior a isto, haja um período de repouso ou fluxo bem laminar tipo 1m/seg ou menos x 0,5h (em média) para que os flocos possam se juntar.
Caso você opte por colocar o floculante no aqua, agitar e desligar a bomba pode ocorrer duas coisas, com algum tempo parado os flocos flutuarão, ai você poderá ligar a bomba e rete-los no filtro caso a tomada seja na lâmina d´água ou eles irão pro fundo, ai você terá que tentar tirar com sifonamento.
Também observe que estes floculantes não possuem Ph neutro, ou são alcalinos ou ácidos o que deverá influenciar no Ph de seu áqua.
No caso do Sulfato de alumínio, ele é obtido através da dissolução de alumínio (latas, panelas, peças, etc.) em ácido sulfúrico (H2SO4) por ai dá para você ter uma idéia.
Quanto a dosagem, na verdade ela é impírica para o aquário, ou seja, depende da quantidade de particulado que você tem aí e do tempo que você deseja que ele flocule.
O certo seria haver uma indicação no produto que você comprou ou irá comprar, esta indicação serviria, na verdade, não indicar a quantidade necessária para a floculação e sim o necessário para que seus peixes não morram.
Normalmente produtos para aquário possuem alta diluição, se você pensa em usar o Sulfato de alumínio comercial industrial, compare a diluição com o produto de mercado e tente diluir para o mesmo patamar antes de fazer sua dosagem, ai você poderá ter um parâmetro melhor.
Algumas informações que podem te ajudar :
Sulfato de alumínio = Al2(SO4)3
Peso molecular aproximado de 342
Composição percentual de: 15,0 partes de alumínio, 56 partes de oxigênio e 28 partes de enxofre
Ponto de fusão é 770°C
A uma temperatura de 15°C, a solubilidade da alumina (Al2O3) é na faixa de 8,26%.
Em um litro de água pode-se dissolver a 15°C aproximadamente 645,93 gramas de sulfato de alumínio Al2(SO4)3. 14H2O (com 17% de Al2O3).
A dissolução do sulfato de alumínio apresenta um caráter ácido devido à forte dissociação hidrolítica.
O pH da solução depende da concentração do sulfato de alumínio.
Composição do sulfato de alumínio, ver : http://www.iqc.com.br/tabela03.html
Densidade do sulfato de alumínio (a 15°C) versus concentração em kg/litro.
Image
A composição físico-química do sulfato você encontra aqui : http://www.iqc.com.br/tabela03.html

As pessoas que tentaram te responder partem do princípio que considero correto, estão indicando que você "trate a doença e não os sintomas" e assim evite adicionar produtos químicos e alterar a biologia de seu aqua.
Porém, também entendo que você tem o direito de fazer o que quiser com seu aquário.
Boa sorte ! :D
Image

User avatar
Ricardo Enrique
Ciclador
Ciclador
Posts: 170
Joined: 26 Oct 2003, 22:44
Photography Portal AqOL: 0
Articles in the Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 0
Location: Curitiba/PR

Postby Ricardo Enrique » 14 Jun 2005, 01:02

Anibal. Agente ajuda no que pode. Mesmo assim você tem todo o direito de ter a sua pergunta esclarecida.

Bom, eu já vi sulfato de aluminio sendo usado (e já usei) em piscinas.
Na piscina, aplica-se o produto (não lembro a dosagem, mas na embalagem explica tudo) e depois da bomba misturar bem o produto na água, se desliga a bomba (filtro, etc...). Daí fica meio dia decantando toda a sugeira, depois se aspira a "caca" do fundo da piscina.

Agora eu não tenho idéia de como se faz isso nos aquários, só com sifonagem dá? A água fica meio dia parada?... sei lá.

Eu não aplicaria. Vai que irrite as guelras dos peixinhos... ou que aconteça coisa pior :cry: .

PS.: Existe um remédio para estômago que é o próprio sulfato de aluminio, se usa em grávidas e em bebês. Estranho... não deve ser um produto muito tóxico. Mas para peixes... quem saberá??

Não sei se ajudei muito.

Abraço,
Ricardo

leonardozs
Ciclador
Ciclador
Posts: 152
Joined: 02 Aug 2004, 22:22

anibal

Postby leonardozs » 14 Jun 2005, 09:05

Amigo Anibal

Desculpe pela demora ao responder...

Só vale lembrar que, se não me engano o sulfato de aluminio é um dos componentes da vacina anti-rábica.... e em gatas existe a possibilidade de +ou- 50% delas ao longo da vida desenvolverem carcinoma mamário por causa dele.

Vamos lá.... Anibal troque esse fbf... agora acho q não tera problema.... mas qnd seus acaras começarem a crescer e olha q isso não vai demorar muito.... seu fbf não vai dar conta...

Vc não diz o pq quer usar o sulfato de aluminio, se falasse dependendo existem outras opções menos drasticas e q funcionam

Respondendo suas perguntas:

1- Não é o melhor produto para clarificar por ser letal para algumas especies.
2- Deve ser uma concentração minima, mas extamente não sei.

Agora amigo anibal

Veja esse link, não sei o pq quer usar esse clarificante.... mas veja esse link....

http://www.aquaonline.com.br/forum/phpB ... php?t=4036

Abraço


Return to “Produtos e Equipamentos”

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest