No seu caso (relacionado ao filtro) você se desfez dos "trambolhos" que vem dentro dele para colocar o perlon e siporax? Ou você manteve o que vem dentro e adicionou essas outras coisas? (É pq trata-se de um filtro pequeno, né? Tenho essa dúvida..)
Outra coisa, é um filtro muito caro?
Estou com um Nano aqui parado e pretendo montá-lo. Não tenho nenhum húmus nem outro tipo de substrato, só tenho o clássico cascalho de rio mesmo misturado com "aquelas pedrinhas" também clássicas (rsrs), mas gostaria de colocar umas plantinhas nele. Já vi nos comentários anteriores da Xica que existem plantinhas que podem ser colocadas sem substrato mesmo, vou fazer a tentativa. Tenho interesse de colocar umas pedras também, para dar uma vidinha e prender algumas plantas, pretendo coleta-las em algum rio perto da UFRPE (onde eu estudo). Também tenho interesse por um pequeno "tronquinho", pois vi que tem um papel importante na ciclagem, não é? O problema é que aqui em PE não tem araucária, daí eu gostaria de algum tronco que apresentasse uma resistência dentro d'água parecida com a araucária, estou procurando (no outro aquário que tenho aqui, Nano também por sinal, tenho um "tronquinho" de pitangueira e deu certo, pelo menos por enquanto).
Estou saindo agora pra comprar um perlon novo, tá na hora de trocar o que tá aqui já.
Tu indica alguma plantinha em especial para o meu caso, ou não tem jeito de plantar nada e é melhor investir em substrato mesmo? Depois da ciclagem vou colocar um trio de caracóis e um peixe, um Betta provavelmente (inspirado pelo teu Nano e pelo Nano do Bruno Caron

Valeu mais uma vez pela atenção Fabio. Abração.