E começam as dúvidas...
Estive vendo sobre o termostato e pela litragem bruta do aquário + o sump considerei ter 400W de potência para o aquecimento, correto? O que seria melhor para essa potência 2 de 200w? Lembrando que estou em Campinas e não no Sul como muitos aqui. Pelo que percebi pelo NANO, normalmente a temperatura, sem o termostato se mantem em 26º durante o dia.
Alguém tem algum relato sobre a marca ELITE pra os termostatos.
Waleu!
337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro
Moderator: Equipe AqOL
Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
- Bruno Caron
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 3
- Articles in the Portal AqOL: 0
- Eddy
- Ciclador
- Photography Portal AqOL: 0
Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro - PROJETO
Brunão,
vc está certo, sempre tem que ter um termostato maior do que a capacidade da litragem, e nunca exato, quanto ao calor ai, acredito que se ele for eficiente e estiver na temperatura ideal ele vai desligar para q não suba... mas isto tem que ser eficiente, eu vi o pessoal falando bem de uma marca Eheim Jager Heater que é muito eficiente e preciso.
inclusive eu vou nele...
vc está certo, sempre tem que ter um termostato maior do que a capacidade da litragem, e nunca exato, quanto ao calor ai, acredito que se ele for eficiente e estiver na temperatura ideal ele vai desligar para q não suba... mas isto tem que ser eficiente, eu vi o pessoal falando bem de uma marca Eheim Jager Heater que é muito eficiente e preciso.
inclusive eu vou nele...
- Fuziyama
- Colaborador
- Photography Portal AqOL: 2
Parabéns Bruno..
É um grande passo mesmo.. agora é a hora de ter idéias e tirar dúvidas e, enfim definir o que pretende ter ou não.
Sump lateral é prático.. tenho um aqua com ele, mas preste atenção a abertura da sua tampa. Onde a tampa abrir tem que ser a parte do perlon e mídias; caso contrário terá que remover a tampa inteira toda vez que for fazer manutenção no filtro. A maior vantagem do sump lateral é o evitar problemas.. transbordamento, overflow, nível.. nada disso ser um problema para você.
A única coisa feia do sump lateral é ver o filtro pelo interior do aqua.. talvez se você pintasse com tinta epóxi a lateral interna do filtro lateral isso melhorasse.., mas é um detalhe estético hehe
Quanto ao termostato eu escolhi um xing ling mesmo para o saiko, aliás comprei 4 de 300w (25,00 cada).. enfim, 100,00 reais e, até o momento está 100%.
Evidentemente que se puder colocar algo melhor de renome que o faça, mas no meu caso optei investir o $ em mídias e produtos/substrato/co2...
Estou curioso por sua montagem.. vou acompanhar hehe
Abraço!
É um grande passo mesmo.. agora é a hora de ter idéias e tirar dúvidas e, enfim definir o que pretende ter ou não.
Sump lateral é prático.. tenho um aqua com ele, mas preste atenção a abertura da sua tampa. Onde a tampa abrir tem que ser a parte do perlon e mídias; caso contrário terá que remover a tampa inteira toda vez que for fazer manutenção no filtro. A maior vantagem do sump lateral é o evitar problemas.. transbordamento, overflow, nível.. nada disso ser um problema para você.
A única coisa feia do sump lateral é ver o filtro pelo interior do aqua.. talvez se você pintasse com tinta epóxi a lateral interna do filtro lateral isso melhorasse.., mas é um detalhe estético hehe
Quanto ao termostato eu escolhi um xing ling mesmo para o saiko, aliás comprei 4 de 300w (25,00 cada).. enfim, 100,00 reais e, até o momento está 100%.
Evidentemente que se puder colocar algo melhor de renome que o faça, mas no meu caso optei investir o $ em mídias e produtos/substrato/co2...
Estou curioso por sua montagem.. vou acompanhar hehe
Abraço!

Saiko 900l - Plantado com Discos

Biwako 120l - Comunitário Plantado "Low Tech"
Shoji 80l - Piranhas Vermelhas (em breve)
- henardj
- Plantador
- Aquarium of the Month: 1
Uma saída é contact preto fosco...ou na cor do móvel ...
- Eddy
- Ciclador
Bruno, firme e forte, vou acompanhar o seu projeto, q com certeza sai antes do meu, é bom q vou aprender muito lhe acompanhando, principalmente no quesito co2, q nós dois estamos pegos, por conta de ser plantado e muitos dizem q isto não combina!!!
vamos q vamos.
vamos q vamos.
- Bruno Caron
- Colaborador
Fuziyama,
O SAIKO é uma das coisas que me impulsionou, pena que o investimento pra um aqua maior ainda seria muito grande, pra começar teria de comprar outra casa,
mas acho que esse já vai ser um bom começo. Quanto ao termostato o receio que tenho é de fazer um ensopado de peixes, até porque só fica gente em casa de noite, e ninguém pode monitorar durante o dia, esse da Elite eu achei um custo x benefício interessante.
Agora essa da abertura da tampa foi ÓTIMA, obrigado mesmo. Estava justamente do lado oposto, mas da pra mudar ainda, no caso vou mudar o sump, pois a tampa ficará para o lado "menos visível" e também não da pra subir no sofá pra fazer a TPA.
E quanto ao samp ele realmente veio bem a calhar nesse método, pois estava achando que não ia dar conta de projetar/cuidar de todas as questões de um sump inferior. Há e a pintura ele já vira todo pintado de preto e as laterais terão um acabamento de madeira seguindo a linha do móvel, assim ele ficará "embutido".
Obrigado pelas dicas em!
Henardj,
É, tinha essa opção, mas para aparte interna o contact iria ficar em contato com a água. Eu também tinha pensado numa película espelhada, mas também descartei pois ele com o tempo certamente iria se decompor. Para a lateral, como disse, terá um acabamento de madeira, é que não dei mais tempo de fazer as mudanças no desenho...
Eddy,
É parceiro, estamos no mesmo barco, quanto a sair antes eu não garanto, mas que vai sair vai!
Waleu Galera!
O SAIKO é uma das coisas que me impulsionou, pena que o investimento pra um aqua maior ainda seria muito grande, pra começar teria de comprar outra casa,

Agora essa da abertura da tampa foi ÓTIMA, obrigado mesmo. Estava justamente do lado oposto, mas da pra mudar ainda, no caso vou mudar o sump, pois a tampa ficará para o lado "menos visível" e também não da pra subir no sofá pra fazer a TPA.

Henardj,
É, tinha essa opção, mas para aparte interna o contact iria ficar em contato com a água. Eu também tinha pensado numa película espelhada, mas também descartei pois ele com o tempo certamente iria se decompor. Para a lateral, como disse, terá um acabamento de madeira, é que não dei mais tempo de fazer as mudanças no desenho...

Eddy,
É parceiro, estamos no mesmo barco, quanto a sair antes eu não garanto, mas que vai sair vai!
Waleu Galera!
- Fuziyama
- Colaborador
A parte do ensopado é meio complicada... não corro esse risco porque além do termostato embutido do controlador, tenho o Termostato Coel Tlz11 que só passa carga para os aquecedores xing ling quando precisa..
Caso você possa comprar é um charme e um controle muito bom hehe
Nunca fiquei tanto atento com temperatura com os termômetros convencionais, mas com esse... é todo dia conferido hehe

Abraço!
Caso você possa comprar é um charme e um controle muito bom hehe
Nunca fiquei tanto atento com temperatura com os termômetros convencionais, mas com esse... é todo dia conferido hehe

Abraço!

- Eddy
- Ciclador
Fuziyama
sobre este Coel, eu li a seguinte explicação, seria isto?

sobre este Coel, eu li a seguinte explicação, seria isto?
obrigadoComo funciona ?
-Na tomada/ficha da esquerda(da foto)... ligas as ventoinhas.
-Na tomada da direita... ligas o aquecedor.
Ao meio... na foto... é possivel observar a "sonda" que se coloca dentro do aquário e que serve para fazer a leitura da temperatura da agua.
No display do controlador... temos a indicação da temperatura da agua... e uns botões adicionais para programar o aparelho.
Pessoalmente, tenho o o meu atc800 programado para os 25 graus, com uma diferença de temp de 1 grau... e o que acontece... é simples.
-aos 24 graus... liga o aquecedor.... que desliga.. aos 25.
-aos 26 graus... ligam as ventoinhas... que desligam aos 25.
No inverno... só "trabalha" o aquecedor... no Verão... só as ventoinhas.
Não esquecer... que as ventoinhas apenas conseguem baixar a temperatura da agua em cerca de 3-4 graus...
- Bruno Caron
- Colaborador
Então, eu havia me interessado um pouco ao ver um da Willhi, que tem um preço bem interessante (embora tem de ver a eficácia dele) e assim nem precisaria de termostatos, e sim só uns aquecedores. No seu caso é assim ou são termostatos mesmo? Sendo termostato você os deixa na temperatura máxima?
Realmente se eu considerar os custos desse Willhi + os "xing ling", saí bem mais barato que um Jager Heater da Eheim. Já o Coel é um pouco mais caro...
Edit. Embora não considerei um sistema de resfriamento pra esse aqua, mas esse já seria bem ideal pra caso implemente, anda que futuramente se houver necessidade. A diferença entre o TLZ 11 e o TLZ 12?
Realmente se eu considerar os custos desse Willhi + os "xing ling", saí bem mais barato que um Jager Heater da Eheim. Já o Coel é um pouco mais caro...
Edit. Embora não considerei um sistema de resfriamento pra esse aqua, mas esse já seria bem ideal pra caso implemente, anda que futuramente se houver necessidade. A diferença entre o TLZ 11 e o TLZ 12?
- Fuziyama
- Colaborador
É exatamente a mesma função.
Não sei te informar a difrença do Tlz11 para o 12... o meu é o 11.. funciona perfeitamente.
Não sei te informar a difrença do Tlz11 para o 12... o meu é o 11.. funciona perfeitamente.