337 Litros Divisor de Ambiente, Sump 6º Vidro

Discussões gerais sobre os Aquários Plantados, montagem, manutenção, química da água, substrato, iluminação, fauna etc.

Moderator: Equipe AqOL

Forum rules
1 - Não escreva o título do tópico ou a mensagem dele toda EM LETRAS MAIÚSCULAS, negrito ou coloridas.
2 - Quando postar imagens, coloque o endereço delas entre as tags [img] e [/img*] (sem *)
3 - Quando postar endereços da internet, coloque entre as tags [url] e [*/url] (sem *)
4 - Não poste dois assuntos diferentes no mesmo tópico. Se quiser perguntar algo diferente do assunto do seu tópico, crie um novo.
5 - Não cite a mensagem anterior inteira. Você pode citar ou copiar algum trecho dela que achar importante enfatizar, mas ela inteira não tem sentindo algum.
6 - Tente escrever utilizando o português correto. Aqui tem uma boa dica para facilitar isso.
Bruno Caron
Colaborador
Photography Portal AqOL: 3
Articles in the Portal AqOL: 0

Re: 337 Litros Divisor de Ambiente, Sump Vidro - Projeto

Postby Bruno Caron » 03 Jun 2013, 09:35

Bom pessoal, depois de mais alguns dias "parados" (arrumando tempo e decidindo direito o que queria fazer), enfim saiu alguma coisa. Manterei o layout atual, sei que não é o melhor, mas PENEI e não consegui achar os galhos e troncos que eu queria. Apenas mexi na elevação do substrato e tirei o "retão que estava. Confesso que por ser a primeira eu estou gostando do resultado, não será nenhum aqua pra competições, mas me agrada por enquanto.

Plantas, MEU DEUS não imaginei que essa tarefa seria tão penosa quanto esta sendo. Tinha em mante alguma coisa, mas no hora do vamos ver a coisa apertou, algumas que queria não eram indicadas pela posição, iluminação ou porte, outras não tinha disponibilidade ou os preços eram absurdos de caros (pogostemon helferi :evil: ).
Enfim, como todo principiante me perdi na quantidade de plantas, sei exagerei abeça, mas a ideia é ver o comportamento e ei trabalhando conforme a evolução.

Image

1 Vallisneria
2 Vallisneria neotropicalis [Não Inserida]
3 Rotala rotundifolia
4 Taxiphyllum barbieri (Musgo de Java)
5 Nymphoides aquática (Bananinha)
6 Lilaeopsis Brasiliensis
7 Microsorum Pterpus "Narrow"
8 Microsorum Pterpus
9 Heteranthera zosterifolia
10 Ludwigia glandulosa
11 Rotala wallichii
12 Blyxa japonica
13 Anubia barteri "Coffeefolia"
14 Lobelia cardinalis “small form” [Não Inserida]
15 Nymphaea Sp Red "Rubra"
16 Hemianthus micranthemoides
17 Hydrocotyle Verticillata
18 Cryptocoryne wendtii
19 Eleocaris minima
20 Anubia barteri "nana"

Foi Adicionada ainda Staurogyne SP e higrofila stricta.

Os pitacos são de praxe né pessoal, nem sempre da pra atender as sugestões (que são boas, mas a capacidade do rapaz aqui e a disponibilidade de itens não ajudam...). Qualquer incompatibilidade ou aberração que cometi esta em tempo... :roll:
Ainda não fiz o pedido pois encontrei, pra variar, uma certa indisponibilidade. A principio optei por encomendar na MBreda mesmo, boas opções e bom preço comparado ao Aquapasigismo e ao Aquasuzuki. Se alguém tiver mais indicações de boas lojas para plantas fico grato.

Há, também esta chegando pra mim mais 580g de Siporax (acho que a filtragem ficará boa: 6 L de Ista + 500g de X100 + 580g de Siporax) e um alimentador da Sera que peguei com o beto aqui no portal mesmo...

Atualizei o setup na primeira página.

Abraços!

Jefferson Wonrath
Ciclador
Ciclador
Photography Portal AqOL: 0
Aquarium of the Month: 1

Postby Jefferson Wonrath » 04 Jun 2013, 09:32

Eae Bruno.

Sou uma negação para hardscape, e metade da flora que você escolheu eu não conheço seu crescimento para saber como elas se desenvolvem, mas vamos aos pitacos hehehe.

* Eu reduziria a variedade de plantas a umas 15. No meu primeiro layout tive problemas com excesso de variedade, elas ficaram muito coladas, não levei em consideração a expansão horizontal, e quando começaram a crescer foi uma verdadeira briga por espaço, chegando ao ponto das que cresciam mais rápido simplesmente "sufocar" a do lado, então cuidado ;).

* Na foto não dá para saber a elevação do substrato em cada região, mas cuidado com áreas como entre as pedras nos números 15/16, pois se for abaixo do nível geral (meio que formando um buraco) pode se tornar região de acumulo de detritos, ainda mais com as plantas escolhidas para colocar ali, e a sifonagem fica bem difícil.

* A 11 é linda, tem uma coloração meio cobre com um brilho diferente de qualquer outra que eu tenha visto até hoje, mas fica mais bonita se deixa-la atingir maior altura, como ela cresce muito e fica bem densa, e você colocou bem no centro, então só dando um toque pois é bem provável que ela quebre bem a visão entre os cômodos ai ;).

Abraço

PS: Esse pé de havaina branca faz parte do layout :lol: ;).
||Aquá de Discos / Aquário do Mês - 06/2013|| = ||Mini Lago|| = ||Tentativa de reprodução de Discos|| = ||Fashion Aquá In Box||
Críticas e sugestões são sempre bem vindas ;)
Image

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 04 Jun 2013, 10:28

Então, tentei reduzir mas não deu :roll: hehe, na verdade há umas 15 só que como fiz umas "frescurinhas" como duas variedades de anúbia, duas vallisnerias e por ai vai, é o que acabou dando um volume de planta grande. Mas nem to achando todas essas variedades numa única loja e pode ser que reduza por falta de opção. Todavia vou ver umas fotos dessas plantas "já adultas" pra ver se não to fazendo bobeira...

Na região das pedras não tem buraco, na verdade esta mais elevado e essa Hemianthus é miudinha, vamos ver o que vai dar... Agora a wallichii está ai para propositalmente acontecer o que você disse, sei que vai crescer, mas a moita não será tão densa, uns 6 ou 9 ramos no máximo, e ela será a única que ficará bem alta, se ficar na prática como esta na minha mente realmente ficará lindo!
Estou na dúvida é com a Nymphaea, não sei se ela ficará baixa ou soltará ramos em direção a superfície (é o que quero), talvez troque a variedade dela...
PS: Esse pé de havaina branca faz parte do layout
Haha, nem tinha visto isso! :oops: O nome cientifico é Havaianas pé de brunus mas não faz parte não, é muito desajeitado :evil:

Abraços!

Renato Siqueira
Ciclador
Ciclador

Postby Renato Siqueira » 04 Jun 2013, 11:39

Acho q vou pegar um aviao e vou p campinas p colocar agua nesse aquario logo....hehe
Brunao coloca agua nesse trem rapaz, que agoniaaaaaa!!!!!
Brincadeira a calma para ordenar os locais das plantas e muito importante, vc nao acha q tem muitas especies de planta nao?Qual a fauna pretendida?
Um abraco

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 04 Jun 2013, 11:46

Dessa semana não passa, ainda que seja sem plantas :shock:
Vou comprar umas cabombas na Cobasi e pronto! hehe

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4

Postby Xica » 04 Jun 2013, 12:57

Bruno, microsorum: já pensou em ficar apenas com a narrow?
Acho que o efeito seria mais bonito e elas são bem menos espaçosas que a outra.
E como disse o Renato, água neste aquário!
Abraços.

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 04 Jun 2013, 13:37

Grande Xica, Já tava com saudade de você aqui no fórum, anda meio sumida... E os aquários, como andam?

Gostei mesmo da narrow, esse sim será a principal, o outra confesso que é mais pelo apego mesmo. São as mudinhas (2) que consegui salvar depois daquela doença no nano, elas quase morreram ai podei tudo e agora brotaram e estão crescendo no nano, ai passarei uma pra esse aqua. Mas se eu ver que irá crescer muito e destoar certamente ficará só a narrow.

Waleu!

Xica
Equipe AqOL
Photography Portal AqOL: 10
Articles in the Portal AqOL: 4

Postby Xica » 04 Jun 2013, 17:33

:) Um pouco atrapalhada por aqui.
Tenho boas e más novas, posto mais tarde se conseguir.
Conversamos.

Fernando Barbosa
Montador
Montador

Postby Fernando Barbosa » 10 Jun 2013, 18:22

Sempre acompanhei "ocultamente rs" seu projeto Bruno...
Está ficando show..
Estou aguardando ansiosamente para ver montado :D
Fernando Barbosa

Plantado 140L
Plantado 72L

Bruno Caron
Colaborador

Postby Bruno Caron » 10 Jun 2013, 19:18

Waleu nando, seu plantado como já disse ta show!
Essa montagem esta parecendo novela mexicana, cada hora uma coisa. Já comprei as plantas (uns 70% pelo menos), pedi na MBreda, agora é aguardar a disponibilidade ou tentar em alguma loja física aqui da região, vou ver na Sol Nascente.

Return to “Plantados”